espinhas

Oleosidade da pele controlada com o Sérum Antiacne

Como nosso Sérum Antiacne ajuda a regular a produção de sebo pela sua pele? Aqui você entende tudinho!

Quando se fala em pele acneica, é inevitável falar sobre oleosidade. Afinal, ela é um dos fatores que desencadeia o quadro de espinhas e cravos que se espalham pelo nosso rosto e podem afetar diretamente nossa autoestima - e até nossa vida profissional, como já conversamos, lembra? Além disso, a oleosidade excessiva é um dos grandes incômodos dos brasileiros. Por isso mesmo, de tanto travar uma guerra de braço contra ela, a gente acaba desencadeando um efeito rebote. Também por isso que aqui na Sallve a gente sempre aborda o assunto em nossos produtos - e não poderia ser diferente com o nosso Sérum Antiacne. Mas como o nosso mais novo lançamento controla a oleosidade da pele?

oleosidade controlada

Controlar a oleosidade da pele é diferente de extinguí-la totalmente

Em primeiro lugar, o mais importante: não é a oleosidade natural da pele que causa a acne. É, entre outros fatores, o excesso de oleosidade da pele. "As pessoas confundem a oleosidade natural da pele com pele suja", já comentou por aqui nossa Julia Petit. "Sim, a sua pele pode estar produzindo muito óleo, mas isso não significa que ela está suja. É tão estranho, é quase como se as pessoas se sentissem sujas com a própria hidratação natural da sua pele". É justamente daí que vem aquela cultura de que pele "boa" e limpa é aquela pele repuxando, esturricada mesmo.

"Essa sensação de pele hiper seca e repuxando, pra muita gente, é 'ufa, consegui tirar toda a umidade e oleosidade'. Não é verdade. Você está estragando sua pele, sensibilizando sua pele".

Julia Petit

Mas a oleosidade da sua pele é importantíssima para a sua saúde, afinal, ela compõe a barreira lipídica, que por sua vez vem a ser justamente o que protege sua pele das agressões externas e da desidratação. Se você tem uma barreira de óleo sobre a pele, a água fica "presa", sem conseguir atravessar a barreira de óleos. É assim que ela se mantém hidratada. E pele hidratada, como a gente já te explicou, é pele saudável e protegida. Por isso a chave, antes de mais nada, é entender que o segredo é equilibrar, e não extinguir por completo a oleosidade da sua pele, tá?

E por que o excesso de oleosidade da pele está tão diretamente ligada aos cravos e espinhas?

Pense que a nossa pele do rosto tem cerca de 300.000 pequenos furinhos, que são os poros. No interior da pele existem os folículos sebáceos, onde ficam a raiz do pelo e a glândula sebácea - que produz sebo. Esse sebo, como a gente já te explicou ali em cima, é liberado na pele para manter sua hidratação, lubrificação e proteção. Mas quando há um excesso de produção de sebo, o poro entope, e aí se forma o cravo.

Dra. Monalisa Nunes, porém, explica o entupimento dos poros de forma mais ampla não é causado por apenas um fator:

"A glândula sebácea tem um ducto que libera o sebo para o meio externo. Nesse ducto, nessa abertura do folículo, temos uma série de células, que são os queratinócitos, igual temos pela pele inteira. Temos uma quantidade 'normal' de queratina - a camada córnea tem uma espessura normal. Só que no caso da acne, essa inflamação repetida ali no folículo e a ação da bactéria fazem com que essa camada córnea vá ficando cada vez mais grossa, produzindo mais queratina. Chamamos isso de hiperqueratinização celular. Isso vai fazendo com que o poro vá ficando mais dilatado mas com uma abertura menor. Isso, junto com o sebo, que vai ficando mais grosso e não consegue, entopindo o poro", diz a dermatologista consultora da Sallve. "A inflamação, a infecção pela bactéria, o aumento da queratina e o sebo com uma textura diferente, mais grossa. Tudo isso entope o poro e ao mesmo tempo o dilata. Parece ser uma controvérsia, mas é isso mesmo: o poro está mais dilatado, mas está entupido."

As espinhas, por sua vez, são o passo seguinte: a inflamação ou infecção dos cravos. Por isso é tão importante manter sua pele limpa e seus poros desobstruídos (vale lembrar que a renovação celular também é uma excelente aliada nesse assunto - já conhece nosso Tônico Renovador e nosso Esfoliante Enzimático?).

oleosidade

Niacinamida e Extrato de Buchu: a dupla que você precisa!

Tá, mas e como o nosso Sérum Antiacne age nesse controle de oleosidade da pele? Graças a uma dupla dinâmica que age diretamente nesse problema: a niacinamida e o extrato de buchu!

A niacinamida é um conhecido super herói dos que têm pele acneica. Ela age diretamente para regular a produção de sebo da pele. Não só isso, ela tem ainda ação anti-inflamatória, diminui a aparência de poros dilatados e reduz a hiperpigmentação, além de ter ação hidratante, estimulando a síntese de produção de ceramidas da pele. A niacinamida, aliás, também está na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante!

O extrato de buchu - que também estrela a fórmula do nosso Limpador Facial -, também tem ação seborreguladora. Isso tem tudo a ver com o buchu ser uma planta rica em flavonóides, que são fortes antioxidantes naturais.

Os flavonóides pertencem ao grupo dos polifenóis e são encontrados em hortaliças, frutas, cereais, entre outros. Eles têm como função proteger a planta do estresse oxidativo. Quando falamos sobre o uso cosmético, eles trazem altas concentrações antioxidantes, ajudando a neutralizar a ação de radicais livres.

Um desses flavonóides presentes no extrato de buchu funciona como modulador da sebogênese, agindo na diferenciação das células que produzem sebo. Assim, ele induz uma redução na produção de sebo e, consequentemente, uma menor aparência de poros e da oleosidade geral da pele.

E aí: que tal inserir o Sérum Antiacne na sua rotina de skincare?

Voltar para o blog