Os benefícios das fórmulas da Sallve para a pele madura

Os benefícios das fórmulas da Sallve para a pele madura

Quer entender como os nossos produtos funcionam na pele madura? Conheça, caso a caso, todos os nossos benefícios para esse tipo de pele.

linhas finas

Aqui na Sallve a gente já te falou várias vezes sobre a importância de conhecer seu tipo de pele: é ele que vai ditar todos os cuidados que você tem que ter com a sua pele - da escolha dos ativos usados à periodicidade e tratamentos específicos. Sabia que até o tipo de esfoliação mais indicado pode depender dessa informação? Mas e a pele madura, como montar uma jornada da pele específica para ela?

+ Linhas finas: melhores ingredientes para prevenir e tratar

Sabemos que nossa pele vai mudando ao longo da nossa vida: você já aprendeu aqui no blog que tanto a síntese de colágeno quanto a produção de ácido hialurônico da pele vão caindo com o passar dos anos, assim como o ritmo de sua renovação celular vai diminuindo.

O colágeno, especialmente, é uma palavra que a gente escuta muito quando se fala sobre pele madura. Ele é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, representando cerca de 70% de toda a proteína presente nela e 30% no nosso corpo. Quanto atingimos 25 anos, porém, estima-se que essa produção de colágeno caia 1% anualmente. Nos primeiros anos da menopausa, as mulheres sofrem uma queda ainda mais dramática, perdendo quase 30% dessa produção. Essa redução age diretamente na capacidade de renovação celular da nossa pele, que começa a ficar mais lenta. O resultado? Pele irregular, menos hidratada e com firmeza e elasticidade comprometidos. Olá, linhas finas!

Mas são muitos os fatores que definem os cuidados específicos a se ter com uma pele madura: "A pele madura é uma pele que tende a ser mais ressecada e também mais sensível. Isso também por conta do uso de produtos ao longo de toda a vida, muitas vezes adstringentes, para pele oleosa, e tantas vezes agressivos", explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Por isso, assim como qualquer tipo de pele específico, a pele madura requer cuidados que tratem seus principais problemas: perda de hidratação, de firmeza e elasticidade, diminuição do ritmo da renovação celular e daí por diante. Sabia que os produtos da Sallve podem ser ótimos aliados?

Limpeza: Limpador Facial e Bálsamo Demaquilante

"O Limpador Facial, por ser em textura gel-espuma e sem sulfatos em sua fórmula, tem uma composição saudável que é incrível para a pele madura", afirma Dra. Monalisa Nunes. "Isso porque faz uma limpeza delicada que ajuda a manter essa hidratação natural, deixando a pele mais viçosa".

como tirar protetor solar

Dra. Monalisa ainda aponta os benefícios do nosso Bálsamo Demaquilante para a pele madura: "Indo pelo mesmo raciocínio, demaquilar a pele com óleo ou óleo-gel é o melhor. O Bálsamo Demaquilante demaquila de forma mais suave e gentil, não só mantendo como também trazendo mais hidratação para a pele. Tudo isso evitando o atrito de lencinhos umedecidos ou algodões. Essa é a minha forma favorita de demaquilar, inclusive", conta.

"O phytoesqualano e o pantenol presentes na fórmula do Limpador Facial são excelentes hidratantes, ótimos para o cuidado com a pele. Tanto o Limpador Facial quanto os nossos outros produtos de limpeza - Bálsamo Demaquilante, o Tônico Renovador e Esfoliante Enzimático -, aliás, são indicados para a pele madura por não acentuar o ressecamento desse tipo de pele ", completa Marcus Amaral.

Tônico Renovador e Esfoliante Enzimático

tônico renovador

Para regularizar o ritmo da renovação celular da sua pele, conte com o Esfoliante Enzimático e o Tônico Renovador. Ambos devolvem o viço para a sua pele, ajudando nesse processo. É que quando há um acúmulo dessas células mortas na camada córnea, a pele fica opaca, sem brilho e sem vitalidade. Se não estimulamos essa renovação, a pele perde sua força e não se apresenta em sua melhor forma. "Essa é a fisiologia normal da pele: uma célula ser trocada, não retida. Quando ela está retida, ela desidrata, e todo o funcionamento passa a ser anormal", explica Dra. Denise Steiner.

+ Pele cansada: 5 efeitos do cansaço na sua pele

Nosso Esfoliante Enzimático traz três tipos de esfoliação - química, física e enzimática -, hidratando sua pele e ajudando a manter sua barreira lipídica íntegra. E barreira lipídica íntegra é pele protegida de agressões externas!

Já o Tônico Renovador, além de sua renovação celular, tem em sua fórmula o ácido glicólico, que é um ótimo amigo da pele madura: além de toda a sua ação de renovação celular, ele estimula a síntese de colágeno e elastina da pele. Essa ação, por sua vez, ajuda a reduzir a aparência de marcas causadas pelo envelhecimento.

Hidratante Firmador

pele madura

Aalém de hidratar profundamente a pele ajudando na reposição de seus níveis de ácido hialurônico, seu efeito firmador traz mais firmeza para a pele. A ação firmadora do Hidratante Firmador acontece graças, entre outros, ao cogumelo fu ling presente em sua fórmula, que atua prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Ele ajuda na recuperação a luminosidade da pele, aumenta a microcirculação e ajuda na redução de linhas de expressão, além de induzir a produção do colágeno, proteína da pele que nosso corpo produz. Exatamente por ter essas funções, é um ativo que é muito bem recebido pela pele madura, que já sofre com os efeitos da menopausa, por exemplo.

+ Hidratante Firmador e Antioxidante Hidratante: dá pra usar junto?

Na mesma fórmula, o ácido hialurônico, além de poderoso hidratante, atua como um preenchimento natural de sinais e linhas de expressão, deixando a textura da sua pele mais uniforme. Isso acontece porque ele é um composto da matriz extracelular, ou seja, do fluido que fica entre as células da pele. Esse efeito de preenchimento vem exatamente disso: como ele fica entre as células e retém muita água, ele preenche esse espaço.

Quer sentir de cara um efeito imediato? O Hidratante Firmador tem também: seu efeito tensor, graças ao extrato de tara, que com seu alto peso molecular e estrutura ramificada, se contrai assim que o Hidratante Firmador é absorvido pela pele. Por isso você sente tão imediatamente sua pele mais esticada.

Além disso, o extrato de tara hidrata a pele ao formar um filme sobre ela, que atrai água do ambiente e ao mesmo tempo ameniza a perda de água pela nossa pele.

Antioxidante Hidratante

Além da hidratação, outro benefício do Antioxidante Hidratante para a pele madura é sua ação antioxidante. "Muito do envelhecimento extrínseco da pele acontece por ação dos radicais livres. O Antioxidante Hidratante protege sua pele dessa ação, prevenindo o envelhecimento precoce" explica Marcus Amaral, do time Sallve.

Mas como os radicais livres contribuem pro envelhecimento da nossa pele?

Eles provocam, por exemplo, um aumento na degradação das fibras de colágeno, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez. Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os radicais livres são uns dos maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Além do ácido hialurônico também presente na fórmula do Antioxidante Hidratante, é impossívei não falar dos benefícios da vitamina C, responsável por estabilizar o colágeno formado no organismo. E você sabia que ao serem combinados em uma mesma fórmula esses dois ativos se potencializam? Dessa forma, você tem mais colágeno de qualidade produzido na pele. Ou seja, um grande hidratante associado a um potente oxidante, uma dupla excelente para adiar o envelhecimento da pele.

Já a niacinamida, uma das estrelas da fórmula do nosso Antioxidante Hidratante, ajuda a manter o ritmo da renovação celular, ajudando também na uniformização do tom de pele.

A carnosina com seu efeito anti-glicante

A carnosina, presente na fórmula do Antioxidante Hidratante, também é uma estrela quando se fala em pele madura, por sua ação antiglicante.

A glicação é o processo em que uma molécula de açúcar se liga a uma proteína deixando-a instável. “Na pele, essa união da molécula de açúcar ocorre com as proteínas mais presentes nela, como o colágeno e a elastina. Isso faz com que essas proteínas sejam danificadas e quebradas. Por sua vez, causam flacidez e envelhecimento precoce”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Para impedir esse processo na pele, entra em ação a carnosina. E como a carnosina age? Bem, ela basicamente não deixa essa ligação entre a molécula de açúcar e a proteína acontecer. Assim, ela age protegendo as fibras de colágeno e elastina, ajudando a manter sua pele mais firme.

Sérum Uniformizador

O Sérum Uniformizador tem diversos benefícios para a pele madura, com sua fórmula que combina retinol biomiméticoniacinamida a 5% e óleo de Rosa Mosqueta.

O retinol age no estímulo da produção de colágeno tipo I e IV, além de elastina, que são imprescindíveis quando o assunto é firmeza da pele e aparecimento de sinais do tempo. O óleo de rosa mosqueta, por sua vez, também auxilia na produção de colágeno, como apontam estudos, por ser rico em vitaminas A e C. O mesmo acontece com a niacinamida a 5%: ela ajuda no aumento da produção de colágeno e elastina, resultando em uma pele mais viçosa e firme. Há diversos estudos acadêmicos que concluíram, aliás, após seu uso, há melhora comprovada na aparência de rugas e linhas finas.

+ A menopausa e a sua pele

Tanto o retinol quanto a niacinamida e o óleo de rosa mosqueta também têm atividade antioxidante, essencial para o cuidado da pele madura: eles agem reduzindo a produção de radicais livres, ajudando a prevenir os danos causados pela radiação UV e o estresse oxidativo, aumentando a capacidade antioxidante da pele.

Quando o assunto é hidratação, três ingredientes da fórmula do Sérum Uniformizador se destacam: a niacinamida, o retinol biomimético e o óleo de rosa mosqueta. Ele apresentam ação hidratante e agem na recuperação da barreira protetora da pele, que a protege de agressões externas e impede que ela perca o fator natural de hidratação.

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

Hidratante Reparador

Nosso hidratante de textura mais densa é um super aliado da pele madura. Como a gente já te explicou, nossa pele, conforme vai envelhecendo, vai ficando mais desequilibrada em termos de composição de lipídeos, quebra de colágeno e diminuição de ácido hialurônico. Tudo isso, combinado, isso aumenta a desidratação da pele. E uma pele desidratada é uma pele mais frágil.

+ Tônico Renovador e Hidratante Reparador: os benefícios dessa dupla incrível

O Hidratante Reparador reúne ativos umectantes e emolientes em sua fórmula, para garantir uma hidratação poderosa: pantenol, eletrólitos, ceramidas e manteiga de karité funcionam juntos, cada um com um mecanismo de hidratação, para deixar sua pele protegida e viçosa.

A manteiga de karité, aliás, brilha no cuidado com a pele madura: ela é extremamente conhecida por seu alto potencial emoliente, benefício ligado ao alto de teor de ácidos graxos contidos no ativo, como os ácidos oléicos (Omega-9), esteáricos e linoléicos (Omega-6).

+ Hidratante Reparador pode ser usado no corpo todo e nós temos dicas!

Esses óleos agem restaurando lipídeos e devolvendo a umidade para a pele. Assim, auxilia a reparar a barreira protetora da pele, retendo umidade e formando como se fosse um “filme” que impede que a água saia e reduzindo o ressecamento. O ingrediente ainda é uma fonte rica de antioxidantes, incluindo tocoferóis, a já conhecida vitamina E, que age combatendo a ação dos radicais livres e o envelhecimento precoce da pele.

Hidratação e pele madura

A hidratação, aliás, é uma parte importante do tratamento de linhas finas, ajudando a deixar a textura da pele mais uniforme. "Gosto de fazer a analogia dessa questão de hidratação e linhas finas com o solo quando está ressecado, que começa a craquelar, diminuir de volume e você consegue ver aquelas rachaduras no chão. Quando você joga água, aquilo se uniformiza e ganha um certo volume. É mais ou menos isso que acontece na pele", explica a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

"Quando a pele está mais desidratada, as células ficam mais "murchinhas". Principalmente, o que está entre as células, a matriz extracelular, fica mais deficiente. Então, é como se toda a pele ficasse com um volume menor. Isso dá uma sensação tanto de aspereza, quanto uma maior visibilidade das linhas naturais que temos na pele. Elas ficam mais visíveis. Portanto, quando você hidrata essa pele, esse volume aumenta e preenche melhor. A derme fica mais preenchida, a epiderme também. Isso dá visivelmente uma suavização das linhas finas no rosto. A hidratação é super importante por isso", completa ainda.

Quer uma dica? Julia Petit tem!

Julia já nos contou que sua dupla favorita da Sallve é o Tônico Renovador usado com o Hidratante Reparador: "Você aplica o ácido glicólico no rosto e, quando passo o Hidratante Reparador, é como se estivesse selando todo aquele tratamento que você faz diariamente na sua pele. Ao mesmo tempo em que você tem a renovação celular e hidratação do Tônico Renovador, você tem a nutrição e reparação do Hidratante Reparador", explica Julia. "A pele acorda hidratada e com um brilho lindo, é incrível. Acho mesmo que eles nasceram um para o outro. Quando uso essa dupla, minha pele acorda a mais linda de todas".

+ O poder de hidratação e luminosidade do Sérum Uniformizador

Essa sensação descrita pela Julia, de uma selagem do tratamento ou de uma finalização mesmo de tudo o que você passou antes acontece graças à manteiga de karité e às ceramidas da fórmula do Hidratante Reparador: "É aquela regrinha da ordem correta dos produtos de skincare, em que você finaliza com o que é mais oleoso por cima, para reter a hidratação", explica Marcus Amaral. "Essa ação, na nossa fórmula, porém, não obstrui os poros, ou seja, o Hidratante Reparador é não comedogênico". 

Julia Petit, aliás, dá a dica de mais um produto para acrescentar à essa dupla, se você quiser uma rotina mais extensa: "Em geral, uso o Tônico Renovador, uma camada fininha do Hidratante Firmador e finalizo Hidratante Reparador. Assim, além de todos os ativos incríveis do Hidratante Reparador, eu ainda coloco mais ácido hialurônico pra dentro da pele. Faço assim para dormir, por exemplo, para dar um extra mesmo. Na verdade, uso o Hidratante Reparador por cima de quase tudo, como ácidos. Se eu uso o Sérum Uniformizador, por exemplo, gosto de usar o Hidratante Reparador por cima porque dá uma super hidratada".

Óleos da Sallve

A Sallve tem uma família de óleos que reúnem tratamento e hidratação em um só produto. E dois deles tem benefícios incríveis para a pele madura.

O primeiro é o Óleo Antioxidante. Um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele. Sua fórmula com astaxantinavitamina cquercetinaphytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

retinol óleo antissinais

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

O segundo é o Óleo Antissinais, que foi pensado para pele madura. Um óleo com retinol 0.3% que entrega resultados incríveis, além de uma potente hidratação da pele já no primeiro uso, reduzindo a aparência de poros e linhas, promovendo viço e luminosidade.

Em longo prazo, uniformiza manchas e textura da pele, estimula o colágeno, reduz profundidade de rugas e aumenta a elasticidade e firmeza da pele.

Além do retinol que proporciona a renovação da pele, ele contém fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e hidratação da pele.

Protetor Solar

É comum você ouvir por aí que o único e verdadeiro produto "antienvelhecimento" que existe no mercado é o protetor solar. Faz todo o sentido: basta lermos um pouco sobre os danos da luz solar à nossa pele para entender que proteger nossa pele da radiação UV é imediatamente prevenir-se do envelhecimento precoce, já que a radiação UV promove o aumento da produção de radicais livres na nossa pele. Junto com isso, há um aumento na degradação das fibras de colágeno e elastina, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez.

+ Como passar protetor solar (e reaplicar também)

O Protetor Solar FPS 60 da Sallve conta com mais dois fatores em sua fórmula, além da proteção da pele, que são muito bem-vindos para a pele madura: suas ações antioxidante e antiglicante. A ação antioxidante se dá pela vitamina E, carnosina (que aparece em mais uma fórmula da Sallve!) e três extratos (de frutas cítricas, babosa e brócolis), conhecidos por seu potencial de combater os danos causados pela poluição e, consequentemente, sua ação antioxidante.

E aí: pronto para repensar sua jornada da pele? Para terminar a conversa, porém, Dra. Monalisa deixa um conselho valioso: "É preciso sempre levar em conta todos os cuidados com a nossa saúde, em geral. Exercícios físicos, alimentação balanceada, tudo isso interfere na pele".

Por aqui, ainda temos o Antioxidante Hidratante FPS 30. Com todos os benefícios e efeitos do Antioxidante Hidratante, nossa fórmula reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB, se tornando a opção mais eficaz e prática para cuidar bem da pele.

Desenvolvido para rosto, região abaixo dos olhos e pescoço, ele combina o poder do Ácido Hialurônico a 6 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Cafeína e Carnosina. graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele. a loção cremosa também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele.

Voltar para o blog