pele cansada

Pele cansada: 5 efeitos do cansaço na sua pele e como amenizá-los

Você sabe o que sinaliza uma pele cansada? Aqui a gente te explica as causas de cada um deles e como tratar.

pele cansada

Não, ninguém precisa dizer que a gente tá cansado. Está na nossa cara, tantas vezes, literalmente: como a barreira entre o nosso organismo e o mundo externo, nossa pele é responsável por sinalizar muito do que acontece dentro da gente mas que a gente não consegue ver - mas tantas vezes consegue sentir, né? É o caso da pele cansada.

É que cansaço é assim: como tantas outras coisas, reflete na pele. É o tal do "Nossa, você tá com a cara tão cansada!" que todos nós já ouvimos em algum momento. É o celular na cabeceira da cama, a maratona de "Pretend It's a City" que a gente não consegue parar mesmo sabendo que o despertador vai tocar cedo - e que a gente vai apertar o snooze, e que mais 15 minutinhos não vão dar conta do recado. São as horas e horas na frente do computador, o ritmo incessante de horários e compromissos, esse monte de coisa para fazer e tão pouco tempo. A gente pode até saber quais são os sinais clássicos de uma pele cansada, mas você sabe por que eles acontecem? Quais são os efeitos do cansaço na nossa pele?

Vem que a gente te explica.

Pele cansada = olheiras de cansaço!

Alguma coisa grita mais "estou cansado!" do que olheiras? Sim, elas têm um forte componente genético, mas noites mal dormidas, estresse e cansaço, no geral, podem deixá-las ainda mais aparentes. Essas olheiras de cansaço são chamadas de olheiras vasculares. Já dá para ter uma pista, né?

Isso mesmo: olheiras de cansaço são consequência de uma mudança na atividade dos vasos sanguíneos na região, que geralmente ficam mais visíveis ali mesmo, por conta da pele na área dos olhos ser mesmo mais fina que a do resto do corpo. Quando a gente fica cansado, nosso corpo libera substâncias químicas que dilatam os vasos sanguíneos e alteram o fluxo sanguíneo - e essa vasodilatação fica mais visível ali, na região em torno dos olhos.

+ Sono da beleza: mito ou verdade?

Por isso mesmo a indicação para contornar esse tipo de olheiras é apostar em ativos que podem ativar a microcirculação da pele.

Você já conhece nossa Máscara Antirressaca? Criada pra acordar sua pele e amenizar os sinais de cansaço, sua fórmula conta com taurina e extrato de café, ingredientes poderosos pra ativar a microcirculação, desinchando o rosto, olheiras de cansaço e iluminando a pele. Já a aloe vera e os fermentados vegetais potencializam a hidratação e acalmam a pele deixando uma sensação deliciosa.

+ Máscara Antirressaca: por dentro da fórmula

Olhos inchados

Olhos inchados também são daqueles sinais bem óbvios de uma pele cansada. O inchaço acontece por conta do acúmulo de líquido na região - consequência direta da desidratação do corpo.

Sim, falta de sono pode desidratar a pele, sabia? Um estudo da Oxford Academy apontou que pessoas que dormem seis horas por dia ou menos todas às noites sofrem mais com desidratação do que quem dorme no mínimo oito horas por noite: "Se você dorme seis horas ou menos por dia, isso pode afetar a hidratação do seu corpo", concluiu o autor do estudo, Asher Rozinger. Outros veículos científicos, como a publicação Sleep, também têm estudos que reforçam essa ligação entre sono e hidratação do corpo.

A mesma mudança na circulação sanguínea que causa olheiras de cansaço, por sua vez, também pode causar o inchaço de cansaço nos olhos. Olhos inchados, aliás, também podem ressaltar ainda mais as olheiras, já que geram uma sombra na região.

Nosso Antioxidante Hidratante é um ótimo parceiro para a região dos olhos, sabia? Com cafeína, niacinamida, vitamina C e ácido hialurônico, sua fórmula ajuda a desinchar os olhos, diminuir as olheiras de cansaço e previne o aparecimento de linhas finas.

+ Antioxidante Hidratante: seu parceiro para a região dos olhos!

Linhas finas

Não, não é impressão sua: o cansaço e a falta de sono podem sim causar o aparecimento de linhas finas no rosto. É que noites mal dormidas afetam diretamente a produção de colágeno da sua pele, resultando justamente em uma pele cansada.

Já ouviu falar em sono da beleza? Então, ele existe: quando temos uma boa noite de sono, nosso corpo produz a quantidade certa de hormônios que precisa, como a melatonina e GH (hormônio do crescimento), prevenindo o envelhecimento da pele. Sem qualquer interferência de uma produção alterada desses hormônios, a pele, por sua vez, consegue repor ativamente suas células de colágeno e elastina, que são naturalmente produzidas pelo nosso organismo enquanto estamos dormindo. Tudo isso, vale lembrar sempre, deve ser aliado a hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada.

+ Alimentos que podem ajudar a manter a pele saudável

Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, completa: "A desidratação da pele que acontece com o sono desregulado e o cansaço também são um fator que influi no surgimento de linhas finas, já que ela acentua as linhas finas da pele".

Já experimentou nosso Hidratante Firmador? Com oito formas e três pesos de ácido hialurônico - além de pantenol, cogumelo fu ling e extrato de tara -, ele age em diferentes camadas da pele hidratando profundamente, aumentando a luminosidade, suavizando linhas finas e melhorando a firmeza da pele.

+ Hidratante Firmador e Antioxidante Hidratante: dá pra usar junto?

Pele opaca

Se você já está aí se perguntando se tudo isso afeta a renovação celular da sua pele, a resposta é sim: a alteração da produção de certos hormônios pelo nosso corpo por conta de poucas horas de sono, como o hormônio do crescimento, afeta diretamente a capacidade da nossa pele de fazer sua renovação celular. E quando a taxa de renovação celular diminui, nossa pele perde completamente o viço.

Como recuperar o viço da sua pele? Ajudando sua pele a recuperar seu ritmo de renovação celular. Nosso Tônico Renovador, com 7% AHA, age exatamente aí. Os alfa-hidroxiácidos limpam e hidratam a pele e a ajudam a fazer sua renovação celular, deixando uma pele mais luminosa e com textura homogênea.

+ Alfa-hidroxiácidos: o seu guia completo para os superstars do skincare

Mais inflamações

Estudos recentes fizeram uma ligação direta entre a falta de sono e a inflamação da pele. É que entre os hormônios cuja produção fica alterada sob estresse e cansaço está o cortisol, que passa a ser produzido em maior quantidade.

Lembra que a gente te falou sobre a ligação entre estresse e acne por conta do aumento da produção de cortisol pelo corpo? É exatamente isso: o cortisol aumenta as chances de inflamação, o que pode piorar o quadro de quem tem acne ou eczema, por exemplo.

Para uma pele irritada ou sensibilizada, uma limpeza delicada é importante: nosso Limpador Facial faz uma limpeza profunda ao mesmo tempo em que hidrata, controlando a oleosidade da pele sem ressecar e ajudando a reconstituir a barreira protetora da pele.

Já nosso Sérum Antiacne pode ser usado de suas formas: como secativo de espinhas, graças à dupla ácido salicílico e 4- terpineol - um composto da melaleuca que age diretamente no foco da acne, ou como tratamento preventivo: "A niacinamida e o extrato de buchu presentes em sua fórmula agem controlando a oleosidade e uniformizando o tom da pele e têm ação inflamatória e uniformizam, auxiliando no tratamento antiacne", explica Renata Ribon de Melo, do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve.

+ Como cada ingrediente do Sérum Antiacne trata a acne

Vale lembrar: consulte sempre um dermatologista para saber o que é melhor para a sua pele.

Voltar para o blog