Os benefícios dos antioxidantes para a pele do corpo

Os benefícios dos antioxidantes para a pele do corpo

Sabia que os antioxidantes também são incríveis para a pele do corpo? Conheça aqui seus benefícios

Gente, mas passar um hidratante com antioxidantes até na pele do corpo? Precisa mesmo? Apesar do rosto ser realmente a área que fica mais exposta aos danos dos radicais livres e por isso inspirar mais cuidados, saiba que a pele do corpo também precisa de atenção - consequentemente, ela também se beneficia dos antioxidantes.

“As pessoas se preocupam mais com o rosto por ser uma área mais sensível e mais exposta ao sol, favorecendo o envelhecimento. Mas a pele do corpo também sofre com o envelhecimento se não cuidada. Podem surgir sinais como ressecamento, flacidez e perda de densidade”, afirma a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia.

Pele do corpo: cuidados

A pele é um órgão vital, o maior do corpo humano, e merece cuidados em toda a sua extensão. É sempre bom lembrar que existem diferenças em espessura e pH dependendo da região corpo. Como a pele dos pés, por exemplo, que é mais grossa para suportar o atrito e o peso do corpo.

+ Pele do corpo: as diferenças para se conhecer

“Precisamos cuidar de toda a nossa pele. Existem cuidados que são básicos e fundamentais: limpeza, hidratação e fotoproteção. Esses cuidados não dependem de sexo, raça ou idade, bem como da localização. O que varia é a forma como esses cuidados sãos feitos”, diz a Dra. Patrícia Mafra, membro titular da Sociedade Brasileira de dermatologia.

Que tal relembrar os passos essenciais? “A limpeza deve remover a sujeira e poluição, sem agredir ou remover todo o sebo (óleo da pele) que funciona como uma proteção natural da pele, principalmente contra a desidratação. Essa limpeza deve ser feita com produtos específicos para o tipo de pele, evitando usar sabonetes no corpo todo ou buchas. O ideal é usar sabonetes em áreas específicas como genital e axilas, e usar loções de limpeza ou óleos de banho no restante do corpo”, dá a dica Dra. Patrícia.

+ Quiz da Pele: você já descobriu do que sua pele precisa?

O segundo passo é a hidratação. Você pode usar um hidratante corporal em todo corpo, preferencialmente após o banho, uma vez que a pele úmida absorve melhor o produto. “Existem desde cremes mais espessos, com umectantes e calmantes, até loções mais finas e de rápida absorção. A escolha do produto ideal vária o tipo e necessidade de cada pele”, explica a especialista.

“O terceiro passo fundamental é a fotoproteção. Todas as regiões expostas devem ser protegidas no dia a dia”, completa. Lembrando que o protetor solar deve ser aplicado na pele pelo menos 15 minutos antes da exposição solar.

+ 14 mitos e verdades sobre hidratação da pele para sabermos já!

E os antioxidantes?

Para começo de conversa, temos que falar sobre os radicais livres, que são moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo. Ao serem produzidos naturalmente ao longo da vida, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras. Só que essas enzimas neutralizantes diminuem a partir dos 18 anos, e fontes externas podem aumentar bastante a produção dos radicais livres e gerar consequências nada agradáveis, como o envelhecimento precoce da nossa pele. Eles causam um aumento na degradação das fibras de colágeno, por exemplo, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez.

+ Qual é a importância de usar antioxidantes a partir dos 18 anos?

poluição ambiental, a radiação ultravioleta, a luz azul (dos eletrônicos), o cigarro, o consumo excessivo de álcoolmá alimentação, resíduos de pesticidas nos alimentos e o estresse do dia a dia são alguns dos fatores que contribuem para esse aumento desenfreado.

E é justamente aí que os antioxidantes entram! “Eles são substâncias importantes por (se ligarem) aos radicais livres para neutralizá-los, também hidratando a pele e ajudando a manter a barreira cutânea com uma boa qualidade. Atualmente, na dermatologia, recomendamos o uso de antioxidantes tanto pela manhã quanto à noite, inserindo o componente na rotina diária de skincare”, explica o dermatologista Dr. Alberto Cordeio.

E isso não vale só para o rosto! O corpo também sofre com o aumento desenfreado dos radicais livres e consequentemente com o envelhecimento precoce. Por isso, tratar a pele do corpo com cremes que contenham antioxidantes na fórmula é ótimo.

“O uso de antioxidantes também pode ser benéfico para a pele do corpo. À medida em que vamos envelhecendo, a mecanismo natural de antioxidação do nosso corpo vai diminuindo. Por isso a pele sofre ainda mais com o dano solar: podem surgir manchas, há uma perda maior de colágeno, maior desidratação. O uso tópico dos antioxidantes reduz esses processos tanto no rosto quanto no corpo. Atualmente existem diversos produtos hidratantes que apresentam antioxidantes em sua formulação, como a vitamina C, vitamina E, coenzima Q10, etc”, completa a Dra. Patrícia Mafra.

Antioxidante Hidratante Corporal

A gente sabe que rola aquela preguiça de passar um hidratante no corpo, mas como já te mostramos, a hidratação é passo essencial para manter a pele saudável. Para deixar tudo melhor e ainda se proteger dos danos dos radicais livres, o Antioxidante Hidratante Corporal é um combo perfeito. É hidratação e tratamento: multifuncional, como a gente ama.

O Antioxidante Hidratante Corporal é um hidratante corporal que leva o tratamento do Antioxidante Hidratante facial para o corpo. Na fórmula, antioxidantes e hidratantes incríveis. Entenda aqui o que cada um deles faz:

  • Vitamina E: combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, ajuda também a suavizar sinais e linhas finas, atua como um inibidor na produção de colagenase, uma enzima que destrói o colágeno. Tem benefícios hidratantes e ajuda a fortalecer a barreira natural da pele. Por ser um anti-inflamatório natural, também pode contribuir para acalmar a pele. 
  • Phytoesqualano: uma molécula vegetal, derivado do óleo de oliva puro, que funciona como um hidratante biomimético (molécula muito próxima de um composto que a pele produz naturalmente). Assim, ela é absorvida rapidamente e promove uma hidratação potente que não pesa.
  • Óleo de semente de uva: óleo rico em resveratrol, um antioxidante poderoso que combate radicais livres e previne o envelhecimento precoce.
  • Extrato de Café: ativo rico em cafeína que, além de possuir ação antioxidante, ativa a microcirculação da pele, auxiliando a diminuir o inchaço.
      
  • Carnosina: protege contra os danos da radiação IR, azul e visível, é antiglicante, agindo para proteger o colágeno,  e é antioxidante, controlando radicais livres e prevenindo os sinais do tempo.

Ele é rapidamente absorvido, deixa um acabamento de brilho na pele sem ser pegajoso, hidrata, previne sinais do envelhecimento, uniformiza a textura da pele, ativa microcirculação, protege da poluição e dá viço à pele.

E aí, que tal incluir o Antioxidante Hidratante Corporal na sua rotina?

Voltar para o blog