Pele do pescoço e colo: o que acontece e quais os principais cuidados

Pele do pescoço e colo: o que acontece e quais os principais cuidados

A pele do pescoço e do colo entram na rotina de beleza diária? Já fica o alerta: proteção solar é super importante, viu?

Por aqui já falamos muito sobre os cuidados essenciais de qualquer rotina de skincare para o rosto. Mas o que muita gente não se atenta é que esses cuidados precisam ser estendidos para o pescoço e o colo, viu?

pele do pescoço e colo

Pele do pescoço e do colo: é diferente?

A área do pescoço e do colo muitas vezes acaba caindo no esquecimento e ganha só aquele tiquinho de hidratante que sobrou na ponta dos dedos ao aplicá-lo no rosto. O colo, então, nem se fala. Mas olha só: essas regiões também precisam e merecem os mesmos cuidados. A pele do pescoço e do colo são muito expostas, ressecam facilmente e são muito suscetíveis ao envelhecimento precoce.

+ Envelhecimento da pele: como funciona e o que acontece no nosso corpo?

"A pele do pescoço e do colo são tão expostas quanto a do rosto à radiação UV, poluição, vento. É uma pele mais fina, que acaba mostrando mais rapidamente os sinais do tempo", explica a Dra. Eliana Chagas, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Skin of Color Society.

A Dra. Mônica Aribi também já explicou o que acontece com o passar do tempo, quando vamos envelhecendo: "O pescoço, que já é uma estrutura com pouca hidratação (tem poucas glândulas sebáceas) começa a pender, formando rugas horizontais ao longo dele. Além disso, podemos ver os cordões platismais (músculo do pescoço) pois a pele que o recobre começa a ficar mais flácida."

+ 12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Ou seja, é essencial estender todos os cuidados que você tem com o rosto para o pescoço e o colo.

Cuidados com pescoço e colo

Os cuidados básicos são os mesmos com o rosto: limpeza, hidratação, tratamento e proteção. "Um dos principais cuidados com a pele do pescoço e do colo é a hidratação.  Utilizar produtos antissinais e antioxidantes, como o Óleo Antissinais, o Óleo Antioxidante e Antioxidante Hidratante. A dica é aplicar com massagens ascendentes e vigorosas", afirma a Dra. Eliana Chagas.

+ Fotoenvelhecimento: como a radiação UV causa o envelhecimento precoce?

Julia Petit explica que ela estende todos os cuidados à área, dedicando a mesma atenção: "Tudo o que eu faço no rosto, faço no pescoço e no colo também. Quando eu lavo o rosto com o Limpador Facial, principalmente no chuveiro, lavo pescoço e colo; e quando lavo na pia, lavo o pescoço junto. Se eu esfolio o rosto com o Esfoliante Enzimático, esfolio o pescoço e o colo também. Se eu passo um tônico, eu passo em tudo. Se eu passo o Antioxidante Hidratante ou o Hidratante Firmador, ou uma máscara facial, eu uso tudo igual no pescoço e colo. Porque ai você vai igualando a textura e a qualidade da pele. Você vai fazendo o mesmo tipo de tratamento em toda a pele".

Portanto, você pode começar o cuidado diário usando nossos limpadores faciais no pescoço e colo. E atenção com a água do chuveiro muito quente - como já aprendemos aqui, ela não é uma das melhores amigas da nossa pele.

+ 5 motivos para proteger sua pele dos danos da exposição solar

O passo seguinte é a hidratação (olá, hidratantes da Sallve!), seguida por produtos da etapa de tratamento. A ação do antioxidante e antissinais é essencial para a área, mas ela também precisa de uma boa hidratação. Se quiser encurtar passos, pode contar com produtos com múltiplas funções, como o Antioxidante Hidratante e o Óleo Antissinais, por exemplo.

Por último, a proteção solar!

Depois de limpar, hidratar e tratar, vem outra etapa extremamente importante: a proteção solar. Quem aí acompanhou a história da idosa que passou filtro solar por décadas no rosto, mas não no pescoço?

A imagem faz parte de um artigo científico austríaco sobre prevenção de câncer de pele. A legenda da foto diz: "Bochecha e pescoço de uma mulher de 92 anos, que usou hidratantes com proteção UV no rosto, mas não no pescoço por mais de 40 anos. O exame clínico revela uma diferença marcante no dano solar entre a bochecha e o pescoço."

"O pescoço sofre tanto quanto o rosto com a radiação e deve ser protegida com um fotoprotetor. Preferencialmente o mesmo utilizado no rosto, com um fator de proteção mais alto, já que são áreas (rosto, pescoço e colo) que normalmente são mais fotoexpostas", dá a dica Dra. Eliana Chagas.

+ Por que é tão importante proteger a pele?

Lembrando que a radiação UV é a responsável pelo que chamamos de fotoenvelhecimento, processo de envelhecimento causado pelo excesso de exposição solar.

Por isso que tanto dizem: o protetor solar é o melhor cosmético para prevenir o envelhecimento precoce da sua pele, além de ser fundamental para se prevenir contra o câncer de pele. Ele deve ser usado diariamente, e reaplicado a cada duas horas (ou menos, caso você sue muito), não pode ser esquecido nem dentro de casa e, sim, deve ser usado até no inverno ou em dias nublados.

Família Sallve

Antioxidante Hidratante é usérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhosrosto e pescoço. Ele combina a hidratação do ácido hialurônico a seis antioxidantes: carnosina, vitamina C a 10%, vitamina Eresveratrolniacinamida e cafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

Antioxidante Hidratante FPS 30

Com todos os benefícios e efeitos do Antioxidante Hidratante, nossa fórmula do Antioxidante Hidratante FPS 30 reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB, se tornando a opção mais eficaz e prática para cuidar bem da pele.

+ 7 benefícios incríveis do Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB

Desenvolvido para rosto, região abaixo dos olhos e pescoço, ele combina o poder do Ácido Hialurônico a 6 antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Cafeína e Carnosina. Graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele. A loção cremosa também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele.

Só ele: previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, protege contra a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição oferece proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Hidratante Firmador

Seja para quem quer um aliado na pele jovem para manter o tão amado viço, ou para quem quer um boost para tratar a pele madura, é aqui que entra o nosso Hidratante Firmador.

Ele potencializa a firmeza, hidrata profundamente, suaviza linhas finas, aumenta a luminosidade da pele. Tudo o que a gente quer, não é mesmo? 

Único sérum-gel com oito formas (e três pesos) de Ácido Hialurônico feito para agir em diferentes camadas da pele. Também conta com Pantenol, Cogumelo Fu Ling e Fermentados Vegetais.

Sérum Uniformizador

O Sérum Uniformizador é uma fórmula multifuncional testada em peles sensíveis, poderosa no tratamento e prevenção de manchas, olheiras pigmentares e linhas finas.

Combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar. A niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva. O nanoácido tranexâmico e o alpha-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. E óleo de rosa mosqueta, um antioxidante com ação hidratante e cicatrizante. Fórmula única que trata todos os níveis da hiperpigmentação sem agredir a pele, sendo compatível até para peles sensíveis.

Óleo Antioxidante Facial

Óleo Antioxidante Facial é um óleo concentrado de tratamento, com textura aveludada e que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele.

Sua fórmula com astaxantina, vitamina c, quercetina, phytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Óleo Antissinais

Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega resultados incríveis, além de uma potente hidratação da pele já no primeiro uso, reduzindo a aparência de poros e linhas, promovendo viço e luminosidade. Em longo prazo, uniformiza manchas e textura da pele, estimula o colágeno, reduz profundidade de rugas e aumenta a elasticidade e firmeza da pele.

Além do retinol que proporciona a renovação da pele, ele contém fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e hidratação da pele.

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

Protetor Solar FPS 60

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

+ Como nosso Protetor Solar FPS 60 age contra a radiação solar?

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Protetor Solar Muito Resistente

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

Protetor Solar Corporal FPS 50

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia. 

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Máscara Super Renovadora

A fórmula da Máscara Super Renovadora é uma poderosa combinação de 6% Ácido Lático, 4% Ácido Glicólico, LHA e Retinol Biomimético para promover uma esfoliação química potente.

Depois de, no máximo, 15 minutos de ação, vem o resultado: uma pele mais luminosa, com textura mais uniforme, aparência de poros reduzida, além de suavizar cicatrizes de acne, linhas finas e manchas. O creme oferece um sensorial gostoso e macio. Contém Alfa Bisabolol para reduzir a irritação dos ácidos.

E aí, que tal incluir as nossas fórmulas na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar: procurar um dermatologista é sempre o mais indicado para sua pele.

Voltar para o blog