Pele mista: escolhendo os melhores ingredientes

Pele mista: escolhendo os melhores ingredientes

Muitas vezes aqueles que secam podem piorar a oleosidade

A pele mista nada mais é do que a combinação de dois tipos de pele. O mais comum? Oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e extremidades secas ou normais. Para manter uma rotina saudável, é necessário atenção e alguns cuidados especiais para que nada seja deixado de lado.

Como você já deve ter imaginado, usar produtos que contenham ingredientes muito agressivos, que ressecam demais a pele, pode acabar provocando uma produção em excesso de sebo em áreas que já eram oleosas antes.

Existem produtos especificamente criados para peles mistas, mas algumas vezes você pode e até deve fazer uma combinação de cosméticos diferentes para uma parte específica do seu rosto.

Crédito: Kevin Laminto/Unsplash

E quais as melhores dicas?

 

 

    • Um dos segredos para uma pele mista bem cuidada é a limpeza! Para limpar sua pele, prefira produtos de base natural, em gel, loção ou espuma, e que sejam suaves. Evite as versões em barra. Esqueça os que contém Lauril sulfato de sódio (LSS), ele remove toda a oleosidade natural da pele, deixando-a ressecada, podendo causar rachaduras, inflamações e irritações.

 

 

 

    • Tonificar é uma parte importante da rotina de beleza, porque regula o pH da pele, abre os poros e acalma após a limpeza. Para isso, esqueça o álcool (que resseca excessivamente) e prefira produtos que contenham Hamamélis e Camomila, pois limpam profundamente sem irritar e ainda acalmam.

 

 

 

    • Proteção solar! Indispensável em qualquer rotina de beleza, o protetor solar para peles mistas deve ser oil-free e sem álcool, além de ser interessante dar preferência aos de toque leve, em sérum ou loção.

 

 

 

    • Ao contrário do que muita gente acha, assim como acontece com as peles oleosas, hidratar é fundamental! O ideal é sempre procurar produtos feitos para peles mistas, que não aumentam a oleosidade da pele e nem ressecam. Cuidado com ativos comedogênicos, que entopem os poros, como o óleo de coco, por exemplo. Ativos como chá verde, ácido hialurônico, alfa-bisabolol são excelentes, pois hidratam, devolvem água para pele e ainda ajudam a controlar a produção de sebo.

 

 

 

    • Para terminar, vamos falar de três ingredientes que pele mistas a-do-ram e que podem (e devem!) estar presentes em seus cosméticos. O mel é umectante e antibacteriano, cheio de minerais e vitaminas. Hidrata, equilibra e ajuda a tratar possíveis espinhas. O ácido lático estimula a produção de colágeno, ajuda no entupimento de poros e remove suavemente a pele morta, sem irritar. E, por último, mas não menos importante: o óleo de jojoba. É benéfico para pele oleosa e mista. Apesar de ter uma consistência de óleo, ao ser aplicado nossas glândulas enxergam que a pele já está hidratada e deixam de produzir mais sebo. Ajuda a prevenir o envelhecimento e a descongestionar os poros, além de dar um glow saudável.

 

Vale lembrar: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele 😎

Tem dicas sobre pele mista? Dúvidas? Quer sugerir algum tema ou só bater um papo sobre beleza? Fala pra gente 😘

Voltar para o blog