Pele mista: o que é, quais os cuidados e as principais dúvidas

Um pequeno guia para quem tem esse tipo de pele...

Nem seca, nem oleosa...a pele mista é o tipo mais frequente de todos, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela tem suas particularidades e as dúvidas são frequentes. Por isso, vamos te ajudar a identificar características, esclarecer alguns pontos e dar dicas de cuidados básicos. Tá pronto para esse pequeno guia? Então, vem!

pele mista

Pele mista: características

Assim como a pele seca, oleosa e normal, a pele mista é um tipo de pele. “É aquela pele mais oleosa na zona T (fronte, nariz e queixo) e mais seca nas outras regiões”, esclarece o Dr. Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além desse ponto, a pele mista também apresenta poros dilatados na zona T e também pode apresentar acne na região, mas não é uma característica “obrigatória”.

+ Pele mista: escolhendo os melhores ingredientes

Quais os principais cuidados?

Um dos segredos para uma pele mista bem cuidada é a limpeza. Para limpar sua pele, prefira produtos de base natural, em gel, loção ou espuma, e que sejam suaves, evitando as versões em barra.

“Eu até recomendo para esses pacientes o uso de um syndet (produto que contém menos de 10% de sabonete e tem o pH ajustado entre 5,5 e 7) para lavar o rosto, já que eu não quero que a parte seca resseque muito”, dá a dica o Dr. Daniel.

+ Fatores que podem ressecar a pele e como combatê-los


Tonificar
pode ser interessante, porque ajuda a regular o pH da pele, abre os poros e até acalma após a limpeza. Para isso, esqueça o álcool (que pode ressecar excessivamente) e prefira produtos que contenham Hamamélis e Camomila, pois limpam profundamente sem irritar e ainda acalmam.


Hidratar é outra etapa importante: não é porque sua pele é mista que não precisa hidratar. Tem muita gente que acha que hidratar a pele só piora o excesso de oleosidade e é exatamente o contrário: o segredo é encontrar o produto certo para o seu tipo de pele.

+ Lavar o rosto: 7 erros comuns que você pode cometer e como evitá-los

Quando falamos especificamente da pele mista, a recomendação é similar aos cuidados para peles oleosas, com hidratantes mais levinhos, em sérum ou gel, na Zona T. "Para quem tem a pele mista com as laterais secas pode ser necessário um hidratante mais potente e pesado para complementar essa rotina. Mas, normalmente, um hidratante mais leve funciona para pele mista, porque a maioria das pessoas tem a zona T oleosa e nas laterais do rosto uma pele normal", aconselha a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve,

Além disso, passar protetor solar é parte indispensável em qualquer rotina de cuidados para pele. Procure produtos não-comedogênicos, de toque leve, em sérum ou loção.

+ Todos os tipos de pele precisam de hidratação?

“Em alguns casos, peço pra usar ácidos glicólico ou retinoico apenas na zona T pra controlar a oleosidade específica da região”, completa o Dr. Daniel.

pele sensível

Preciso sempre usar produtos diferentes em cada parte do rosto? 

Com o excesso de oleosidade na Zona T e a normalidade ou o ressecamento no resto da face, muita gente fica em dúvida se é necessário usar produtos diferentes para cada parte do rosto. Por exemplo, um produto específico para pele oleosa na zona T e outro para peles secas no resto.

+ O que é um sérum, para que serve e quais são seus benefícios

A verdade é que, geralmente, não é necessário, mas isso pode acontecer em alguns casos. Por isso, é muito importante procurar um dermatologista para que ele te ajude a encontrar os melhores produtos para sua pele.

“Em casos extremos podemos adaptar a rotina para cada tipo de pele do rosto. Aplicar a rotina da noite em setores da face faz sentido para não irritar a pele ressecada e não ocluir - o que gera acne - a pele oleosa”, aponta o Dra. Daniel.

Quem tem pele mista deve/pode usar produtos para pele oleosa?

Isso é possível, mas não são todos os produtos para pele oleosa que vão fazer bem para sua pele mista. O ideal é sempre observar sua pele, seguir as recomendações de um dermatologista e ficar atento a produtos muito secativos e adstringentes, afinal, sua pele tem uma parte mais seca. Quem explica é o Dr. Daniel Cassiano: “Os sabonetes não podem ser muito detergentes, pois ressecaria muito a parte seca. Mas podemos fazer uso de produtos para pele oleosa apenas na zona T.”

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

Tem tendência a ficar sensível?

A pele mista pode ser sensível, mas não é uma característica obrigatória. Afinal, a pele sensível é um tipo de pele.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

"É algo determinado geneticamente também. É da sua pele, você não consegue mudar. Você pode tratar, melhorar, mas sua pele sempre vai ser sensível. Ela se enquadra em todos os tipos basais de pele, não é mutável", finaliza a Dra. Monalisa Nunes.

Família Sallve: como pode ajudar?

A Sallve tem tudo para ajudar quem tem pele mista: da limpeza a proteção. Duvida? A gente tem até o kit tudão específico para esse tipo de pele.

O Limpador Facial traz a limpeza profunda e gentil, deixa a pele sequinha e macia, sem repuxar. Um gel-espuma, livre de sulfatos, que combina Niacinamida, Extrato de Moringa, Phytoesqualano e Pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação.

O Tônico Renovador também entra nessa história. Ele é um tratamento com resultados visíveis na sua pele. Poderosa fórmula com AHA 7%, uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa

O Antioxidante Hidratante também traz um poderoso tratamento, com vitamina C, ácido hialurônico e outros três antioxidantes. Ele hidrata, previne sinais do tempo, controla oleosidade, minimiza poros e olheiras.

Hidratante Firmador também é a fórmula perfeita para peles mistas. Com uma textura leve em gel que age para uma hidratação profunda com 8 tipos e 3 pesos de ácido hialurônico.

Quer uma hidratação mais profunda para as partes mais ressecadas? Olá Hidratante Reparador, desenvolvido para oferecer tripla ação, nutrindo até a pele mais ressecada.

E, para completar, nosso Protetor Solar FPS 60 UVA/UBA que oferece alta proteção diária, invisível na sua pele.

Voltar para o blog