Pele oleosa: quais os ingredientes certos para controlar?

Pele oleosa: quais os ingredientes certos para controlar?

Quem tem esse tipo de pele sabe que não é qualquer produto que se adapta, né? Leia aqui o que você deve procurar nas fórmulas dos seus cosméticos!

pele oleosa

Muita gente encara a pele oleosa como uma verdadeira inimiga: diz que dá trabalho cuidar, encontrar os produtos certos, que matificar é o único jeito... Pior ainda: é comum enxergar o óleo produzido pela pele, que serve primariamente para proteger, como sujeira. A pele oleosa, porém, tem vantagens únicas, como refratar melhor a luz solar e, com isso, apresenta menos rugas e sinais de envelhecimento.

O meu, o seu, o nosso relacionamento com nossa pele oleosa

Nosso relacionamento com uma pele oleosa fica muito mais fácil quando sabemos lidar com ela, entendendo quais ingredientes ajudam a controlar a oleosidade em excesso, sem tentar extinguí-lo totalmente - evitando assim o tão famoso efeito rebote. Por isso, todos os produtos da Sallve, quando pensados para a pele oleosa, jamais deixam de lado o fator hidratação e reforço da barreira protetora da pele.

Aqui, a gente te apresenta alguns ingredientes que podem se tornar os melhores amigos da sua pele oleosa - e onde encontrá-los na Sallve.

Niacinamida: parceira fiel da pele oleosa

A niacinamida se destaca por seus diversos benefícios para a pele, como hidratação, ajuda na hiperpigmentação e no combate aos radicais livres, além de ajudar na síntese de colágeno da nossa pele.

Para a pele oleosa, ela apresenta uma série de benefícios: usada regularmente em sua rotina, a niacinamida comprovadamente controla a produção de sebo da sua pele, fazendo do ingrediente uma estrela também no tratamento da acne

Outra ação bem-vinda da niacinamida na pele oleosa é a diminuição dos poros dilatados - que aparecem com excesso de oleosidade da pele. Há publicações, como essa do Dermatology Times, que afirmam que a niacinamida ajuda a, de fato, reduzir o tamanho dos seus poros, justamente por conta de sua ação reguladora de produção de sebo.

A niacinamida aparece em várias das nossas fórmulas, como no nosso Antioxidante Hidratante, Sérum Antiacne e Limpador Facial. Nestes dois últimos, ela vem aliada ao extrato de buchu, outro seborregulador que reduz o tamanho dos poros e tem ação anti-inflamatória.

Ácido salicílico: o mais querido!

pele oleosa

ácido salicílico é o ingrediente mais famoso nos cuidados com a pele oleosa, e não por acaso: o BHA promove a renovação celular com um diferencial: ele penetra profundamente os poros, removendo células mortas e excesso de sebo, prevenindo assim o surgimento de espinhas.

Como cada ingrediente do Sérum Antiacne trata a acne

Quer mais benefícios do ácido salicílico na pele oleosa? Ele atua direramente no controle das glândulas sebáceas e diminuiem hiperqueratinização (controle excessivo de queratina, um dos responsáveis pelo surgimento da acne), diminuindo a proliferação bacteriana e o processo inflamatório local. Não à toa, ele é a estrela da fórmula do nosso Sérum Antiacne.

Ácido hialurônico: funciona para a pele oleosa também

Muito se fala sobre as maravilhas do ácido hialurônico, mas será que ele funciona para a pele oleosa? Funciona sim! Muita gente acredita que a pele oleosa não precisa de hidratação, mas isso é um mito: Não é porque sua pele produz sebo em excesso que você não precisa nutri-la. Pelo contrário, se a pele estiver hidratada, o corpo entende que não será necessário produzir tanto óleo.

Portanto, se você é do time #peleoleosa, saiba que o ácido hialurônico pode ser um super amigo. “Produtos com baixo peso molecular podem agir nas camadas mais profundas estimulando a derme, prevenindo linhas e sinais do tempo. Além disso, podem ser usados para equilibrar a pele após o uso de produtos adstringentes ou ácidos que podem ressecar a pele, mesmo as oleosas”, explica ainda a Dra. Paola Pomerantzeff sobre o uso do ácido hialurônico numa rotina de skincare para a pele oleosa.

Aqui na Sallve o ácido hialurônico aparece em duas fórmulas no nosso Antioxidante Hidratante e no nosso Hidratante Firmador, com oito tipos e três pesos do ativo, para agir em diferentes camadas da pele.

Argila: máscaras no cuidado com a pele oleosa

pele oleosa

A argila aparece sempre com uma boa aliada nos cuidados com a pele oleosa. O ingrediente, que muitas vezes está presente em máscaras faciais, ajuda a absorver o óleo e matificar a pele, reduzindo aquele brilho indesejado. Produtos que contém azuleno, barba-timão, gengibre e aveia também costumam ter resultados excelentes em peles oleosas.

A argila verde está na fórmula da nossa Máscara Purificante: rica em minerais, a argila verde é uma grande aliada da pele oleosa e acneica por ter ação cicatrizante, purificadora, bactericida e adstringente. Ela é campeã quando o assunto é controlar a quantidade de sebo, regulando a produção das glândulas sebáceas, mesmo passadas horas da aplicação. Assim, ela ajuda a manter o equilíbrio da oleosidade ao longo do dia. 

Quer um bônus? Quando aplicada no cabelo, a argila verde também ajuda a controlar o excesso de óleo no couro cabeludo, contribuindo para fios mais saudáveis. Aliás, a gente até já te falou por aqui da relação da pele oleosa com o cabelo oleoso.

Extrato de hamamélis: o adstringente estrela dos tônicos

Presente na fórmula do nosso Tônico Renovador, o extrato de hamamélis é um excelente adstringente natural por conta dos taninos presentes em sua constituição (eles têm efeito secante!). Além disso, a hamamélis também é conhecida por ter potentes compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico, ajudando a prevenir e reduzir inflamações, além de acalmar a pele.

"Escolhemos a hamamélis não apenas por sua adstringência mas também por sua história no mundo", comenta Marcus Amaral, relembrando a história do Dr. Henry Thayer, um médico de Massachusetts que, em 1847, ficou famoso ao lançar o Extrato de Hamamélis como um tônico adstringente e secativo.

Além do extrato de hamamélis, os AHAs presentes na fórmula do nosso Tônico Renovador também atuam em sua função adstringente, que promovem uma esfoliação química suave na pele, como o ácido glicólico, que por conta de seu baixo peso molecular penetra a pele rapidamente e ajuda a manter os poros livres do sebo excessivo. Assim, ele previne o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade.

Vale lembrar: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele 😎

Tem algum ingrediente que dá mais resultado na sua pele? Alguma dica infalível para quem tem pele oleosa? Dúvidas ou só quer conversar? Fala com a gente 😘

Voltar para o blog