Pele oleosa precisa ser hidratada sim!

Quem tem pele oleosa morre de medo de hidratante, né? Mas pele oleosa não é sinal de pele hidratada. Aqui você aprende a cuidar da sua pele oleosa e mantê-la hidratada sem susto.

pele oleosa hidratada

Existe um conceito mais confuso na nossa cabeça do que pele oleosa desidratada? Nós dessa turma, invariavelmente, após alguns anos lidando com nossa pele, chegamos àquele ponto em que nos tocamos que uma coisa não é sinônimo da outra: geralmente isso acontece quando erramos a mão na hora de controlar a oleosidade e acabamos com sinais claros de ressecamento (sabe aquela sensação de pele repuxando, ou até descamando?).

#vivasuapele Mariana de Freitas: a hidratação como aliada antiacne

Como saber quando a pele oleosa está desidratada?

Só que pele oleosa, quando está desidratada, nem sempre dá esses sinais tão claros e extremos, como descamação. Por isso, quem pele oleosa precisa ficar ainda mais atenta a outros sinais, estes mais sutis.

Séruns da Sallve: diferenças, ordem e como combinar

"Pele desidratada é uma pele sem viço, que é aquele brilho de pele saudável - que indica que a pele está íntegra, que tem um tônus bom. Geralmente na pele oleosa pode ser mais difícil de ver, mas este é o sinal que mais denota uma pele desidratada", explica a dermatologista Dra. Camila Rosa. Outro sinal de pele oleosa desidratada que pode até te confundir? Excesso de oleosidade, consequência do efeito rebote - que é quando você retira toda a oleosidade que sua pele precisa para funcionar de forma saudável e ela a compensa em excesso.

A importância do hidratante certo

Mas e o medo de passar um hidratante e acabar com o rosto cheio de espinhas? Para a Dra. Camila, esse receio que tanto acomete quem tem pele oleosa tem sua origem em deslizes como escolher o produto errado: "As pessoas acabam usando um hidratante para quem tem pele seca, mas hidratantes para pele oleosa são específicos e não vão piorar a oleosidade. Quando não se escolhe o produto adequado você vai acabar tendo mesmo espinhas, aumento dos poros e daí por diante", alerta a dermatologista, desmistificando ainda a crença de que poros dilatados também podem ser sintoma de pele desidratada. "Na verdade, quando não são uma característica da própria pele - quando a pessoa tem as glândulas sebáceas maiores -, eles são sintoma de excesso de oleosidade".

E a importância da hidratação

Com isso em mente, é importante sempre lembrar que hidratação da pele não é só aparência - é questão de saúde. "O hidratante serve para recuperar a barreira cutânea, para deixar uma pele controlada, com todos os seus fatores de hidratação e proteção equilibrados - afinal de contas, nossa pele é uma barreira entre o interno e o externo do nosso organismo, então tudo tem que estar equilibrado. E o hidratante é peça chave para isso", ensina Dra. Camila, que ressalta: a pele precisa ser hidratada todos os dias sim!

Tônico x água micelar

Outra sugestão que pode ajudar a evitar que sua pele oleosa fique desidratada? Alternar o tônico com água micelar (há inclusive algumas específicas para pele oleosa!) quando você sentir ressecamento. Quem tem pele oleosa pode ter se acostumado à ideia de que a pele só está limpa quando está bem seca ou repuxando, né? Pois a Dra. Camila esclarece: uma coisa não é consequência da outra.

Outras formas de hidratar sua pele

Pode parecer clichê, mas é verdade: beber bastante água é fundamental. Ter um spray de água termal e usá-lo com frequência, por sua vez, também ajuda, segundo Dra. Camila. Além disso, há ativos que são excelentes aliados para uma pele bem hidratada (e, por consequência, saudável), como o ácido hialurônico e a vitamina C.

Quais são as diferenças entre o Antioxidante Hidratante e o Hidratante Firmador da Sallve?

A Dra. Camila deixa mais uma explicação importante sobre a hidratação da pele oleosa: ela não precisa estar apenas concentrada em um potinho de creme (ou gel) hidratante. Você pode contribuir para a hidratação da sua pele usando um limpador facial gentil, um tônico com adstringência suave, sérum e máscara com ativos hidratantes, equilibrando assim todo o processo de forma mais harmônica.

Hidratante Firmador

hidratante firmador

Nosso Hidratante Firmador é um ótimo aliado da hidratação para a pele oleosa: sua fórmula traz ácido hialurônico em oito tipos e três pesos, garantindo sua penetração em camadas mais profundas da pele. 

“Produtos com baixo peso molecular podem agir nas camadas mais profundas estimulando a derme, prevenindo linhas e sinais do tempo", diz Dra. Paola Pomerantzeff. "Além disso, eles podem ser usados para equilibrar a pele após o uso de produtos adstringentes ou ácidos que podem ressecar a pele, mesmo as que são oleosas”, diz a dermatologista.

Hidratante Firmador e Antioxidante Hidratante: dá pra usar junto?

O ácido hialurônico pode ter pesos moleculares distintos. Se for de alto peso molecular, acima de 1000 kilodaltons, fica na superfície da pele, absorvendo água do ambiente e retendo-a. Se for de baixo peso molecular, com até 50 kilodaltons, penetra na camada da pele e estimula a produção natural de ácido hialurônico.

Além de oito formas (e três pesos) de ácido hialurônico, a fórmula do Hidratante Firmador reúne ainda pantenol, ele tem em sua fórmula cogumelo Fu Ling e extrato de Tara, para potencializar a firmeza e a hidratação da sua pele. Tudo isso em uma textura leve em sérum-gel. Essa combinação faz com que as fórmulas sejam leves e absorvidas rapidinho pela pele - match perfeito para peles oleosas!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading