rotina de skincare para pele oleosa

Como montar uma rotina de skincare para pele oleosa

Quer montar uma rotina de skincare para pele oleosa? Aqui tem dicas de dermatologistas práticas para você montar a sua de acordo com sua jornada.

O primeiro passo para montar uma rotina de skincare é invariavelmente o mesmo: você precisa saber seu tipo de pele e suas necessidades. A partir daí fica mais fácil escolher os produtos que você vai incluir na sua jornada: se são fórmulas super hidratantes para peles secas, ou que controlem a oleosidade quando se tem a pele oleosa, e daí por diante.

Como montar uma rotina de skincare para pele oleosa?

Descobriu que tem pele oleosa? Inicialmente, os passos são bem automáticos: você vai optar por fórmulas que ajudem a controlar a oleosidade da pele, agir em um possível quadro de acne, auxiliar a reduzir a aparência de poros dilatados e outras questões que envolvem esse quadro.

Não sabe muito bem por onde começar? Aqui você confere algumas dicas que vão te ajudar a evitar que sua pele resseque demais, por exemplo, e quais ativos podem ser seus melhores amigos nessa jornada.

+ Pele oleosa: quais os ingredientes certos para cuidar do excesso de óleo?

rotina de skincare para pele oleosa

Rotina de skincare para pele oleosa em quatro passos

Vamos lá: as três etapas essenciais de qualquer jornada da pele, não importa seu tipo, são os mesmos, e isso não muda na rotina de skincare para pele oleosa. Limpar, hidratar e proteger são inegociáveis, como já nos ensinou Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. São eles que vão garantir uma pele saudável, pronta para receber a quarta etapa, que é a de tratamento. Ela entra entre a hidratação e o protetor solar.

Então anota aí a ordem certa, em produtos (lembrando que você não precisa usar todos, viu? É só a ordem): limpador facial, água micelar, esfoliante ou máscara de tratamento, tônico, sérum/ fórmulas para tratamentos localizados como creme para os olhos, hidratante, óleo facial e protetor solar.

Opte por fórmulas não comedogênicas e em texturas específicas

Se você tem pele oleosa, escolha fórmulas não comedogênicas, ou seja, que não entopem os poros - o que evita o surgimento de cravos e espinhas. Outra dica é optar por texturas bem leves e refrescantes, como gel, sérum e sérum-gel, por exemplo. Elas, no geral, são rapidamente absorvidas pela pele e são ótimas para montar uma rotina de skincare para pele oleosa.

Ingredientes indicados para pele oleosa

Os ingredientes para cuidar da pele oleosa são bem conhecidos e fáceis de serem encontrados: ácido salicílico e niacinamida estão entre os mais procurados, assim como a argila e o extrato de hamamélis.

Confira alguns ingredientes indicados para a rotina de skincare para pele oleosa:

Ácido hialurônico: o ácido hialurônico é um super amigo da pele oleosa. “Produtos com baixo peso molecular podem agir nas camadas mais profundas estimulando a derme, prevenindo linhas e sinais do tempo. Além disso, podem ser usados para equilibrar a pele após o uso de produtos adstringentes ou ácidos que podem ressecar a pele, mesmo as oleosas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff sobre o uso do ácido hialurônico numa rotina de skincare para a pele oleosa. O ácido hialurônico a aparece na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante e do Hidratante Firmador, aqui em oito tipos e três pesos, para uma hidratação profunda mas não pesada.

Argila: a argila aparece sempre com uma boa aliada nos cuidados com a pele oleosa. O ingrediente, que muitas vezes está presente em máscaras faciais, ajuda a absorver o óleo e matificar a pele, reduzindo aquele brilho indesejado. Produtos que contém azuleno, barba-timão, gengibre e aveia também costumam ter resultados excelentes em peles oleosas. Aqui na Sallve, a argila verde aparece na fórmula da Máscara Antiacne. Ela remove a oleosidade da pele sem ressecar, diminui a aparência de poros dilatados, seca espinhas e acalma a acne.

rotina de skincare para pele oleosa

Ácido glicólico: estrela da fórmula do nosso Tônico Renovador, por conta de seu baixo peso molecular, o ácido glicólico penetra a pele rapidamente e ajuda a manter os poros livres do sebo excessivo. Assim, previne o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade. Por ser um alfa-hidroxiácido, ele acelera o processo de renovação celular da pele, o que faz com que ela perca aquele acúmulo de células mortas em sua superfície, que também podem entupir poros ou deixá-los com a aparência dilatada.

Ácido salicílico: superstar do skincare (e da nossa Linha Antiacne!), ele age diretamente no controle da oleosidade da pele. Além disso, ele tem ação anti-inflamatória (é um ótimo secativo de espinhas!) e, por ser um beta-hidroxiácido, consegue penetrar nos poros da pele, eliminando o excesso de sebo, que é o que causa cravos e espinhas.

Extrato de hamamélis: presente na fórmula do nosso Tônico Renovador, o extrato de hamamélis é um excelente adstringente natural por conta dos taninos presentes em sua constituição (eles têm efeito secante!). Além disso, a hamamélis também é conhecida por ter potentes compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico, ajudando a prevenir e reduzir inflamações, além de acalmar a pele.

Limpeza da pele oleosa

A limpeza é fundamental para qualquer tipo de pele, ainda mais na rotina de skincare para pele oleosa: além de permitir que sua pele absorva ainda melhor os ativos que você vai usar em seguida, a limpeza é que vai eliminar não só toda a sujeira acumulada na sua pele como o excesso de oleosidade.

Para a pele oleosa, é importante que a limpeza seja efetiva, mas delicada, para evitar o efeito rebote da pele, que é o que acontece quando sua pele é limpa de todo o óleo que também a protege, e fica repuxando. Isso só deixa sua pele mais suscetível a inflamações, irritação e despreparada para receber tratamentos com ácidos, por exemplo.

Portanto, opte por limpadores faciais que controlem a oleosidade da pele sem ressecar, como o Limpador Antiacne, que limpa profundamente sem ressecar. Sua fórmula tem ácido salicílico e niacinamida, grandes amigos da pele oleosa.

+ Sabonete para pele oleosa: como escolher seu limpador facial para lavar o rosto

Tônico: um aliado para pele oleosa

Tônicos são conhecidos por serem aliados no cuidado com a pele oleosa. Geralmente eles têm ação adstringente, que ajuda a controlar a oleosidade da pele. Importante? Opte por versões sem álcool.

Nosso Tônico Renovador é um produto de uso diário com diversos benefícios para a pele oleosa: ele limpa os poros e remove o excesso de sebo, renova sua pele diariamente, controla a oleosidade ao mesmo tempo em que hidrata, minimiza poros dilatados e reduz cravos e acne e, de quebra, suaviza cicatrizes de espinhas, acalma e tem ação anti-inflamatória.

Já o Tônico Antiacne, além de ajudar no tratamento da acne, age diretamente na diminuição da oleosidade superficial da pele em até 34% por até 6h, sem ressecar, já que também hidrata.

+ Tônico Renovador: adstringência sem ressecar

Além do nosso Tônico Renovador, o Tônico Antiacne também entra nessa etapa de tratamento para a pele oleosa, controlando a oleosidade da pele e penetrando nos poros para retirar o excesso de oleosidade acumulada, prevenindo o aparecimento de cravos e espinhas. Ele também pode ser usado como um secativo de espinhas, ajudando ainda a suavizar cicatrizes de acne e reduzindo as bactérias que podem causá-la.

O tônico pode ser usado diariamente, seguindo as instruções de uso de cada fórmula, depois do limpador facial.

rotina de skincare para pele oleosa

Escolhendo um hidratante para pele oleosa

A pele oleosa, quando está desidratada, nem sempre dá sinais tão claros e extremos do quadro, como descamação. Por isso, quem pele oleosa precisa ficar ainda mais atenta a outros sinais, mais sutis, como falta de viço e até excesso de oleosidade, que pode ser sintoma de efeito rebote.

Escolha hidratantes específicos para pele oleosa, que são não comedogênicos e em texturas leves, como gel, sérum e sérum gel, e com ácido hialurônico, por exemplo, em suas fórmulas.

É aqui que entram nossa duplinha tão querida de séruns: o Antioxidante Hidratante e o Hidratante Firmador. A Dra. Camila Rosa dá mais uma explicação importante sobre a hidratação da pele oleosa: ela não precisa estar apenas concentrada em um potinho de creme (ou gel) hidratante. Você pode contribuir para a hidratação da sua pele usando um limpador facial gentil, um tônico com adstringência suave, sérum e máscara com ativos hidratantes, equilibrando assim todo o processo de forma mais harmônica.

+ Por dentro da fórmula do Antioxidante Hidratante

O Antioxidante Hidratante, além de proteger sua pele da ação dos radicais livres ao mesmo tempo que hidrata (sabia que ele tem ácido hialurônico em sua fórmula?), foi pensado para dar um match perfeito com a pele oleosa: é que a niacinamida em sua fórmula controla ativamente a oleosidade da pele, além de minimizar poros dilatados (que acontecem na pele oleosa), além de ter ação anti-inflamatória.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!

Rotina diurna e noturna

Quem tem pele oleosa geralmente sente a necessidade de lavar o rosto duas vezes por dia. Isso pode ser feito com o próprio limpador facial ou alternando o produto com água micelar, que pode ser usada, por exemplo, pela manhã.

+ É obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia?

Pela manhã, ativos como a vitamina C são super bem-vindos, já que a vitamina C, além de potencializar a ação do protetor solar, dá viço à pele, sendo um ótimo complemento à rotina de skincare para pele oleosa.

Se você faz tratamentos com ácidos, certifique-se que as fórmulas não são fotossensibilizantes e podem ser usadas de dia, mas sem jamais esquecer do protetor solar.

Você pode customizar sua rotina como quiser: fazer só as três etapas essenciais durante o dia e deixar o tratamento para a noite ou fazer as quatro etapas duas vezes ao dia - o importante é sempre atentar-se às instruções de uso.

Normalmente, máscaras mais hidratantes e texturas como óleos são deixadas para a noite por uma questão de textura mesmo, mas elas podem ser usadas de dia.

Você já conhece nosso Óleo Antiacne? Ele é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele. Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Voltar para o blog