Pele seca: características, cuidados e tudo o que você precisa saber

Pele seca: características, cuidados e tudo o que você precisa saber

Conversamos com especialistas para responder as maiores questões da nossa comunidade. Seu guia completo sobre pele seca está aqui 😊

Hoje é dia de conversar com quem tem pele seca e precisa de uma rotina de hidratação ainda mais cuidadosa. Assim como todos os outros tipos de pele, as dúvidas são muitas e por isso vamos responder as principais delas por aqui e, de quebra, ainda te contar tudo o que você precisa saber: características, cuidados, recomendações. Segue o fio!

Pele Seca

Quais são as características da pele seca?

Propensa à descamação e a vermelhidão, a pele seca é caracterizada por uma produção insuficiente de sebo ou de óleo. A falta desses agentes naturais influencia na capacidade de retenção da hidratação, favorecendo uma barreira cutânea mais frágil.

+ Pele seca: 8 ingredientes amigos

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais (menopausa e tireoide), e não só por condições climáticas ou pela radiação ultravioleta, por exemplo. Por isso, é bacana sempre procurar um dermatologista!

+ Tônico na pele seca: essa combinação funciona?

“Uma pele seca geralmente é mais sensível, áspera e fica vermelha e descamando com maior facilidade. Esse tipo de pele precisa de produtos mais suaves, menos abrasivos e de hidratação diária!”, aponta a Dra. Camila Rosa, dermatologista.

Quais fatores podem ressecar mais?

Muita coisa pode piorar o ressecamento e até a irritação, que são propensas de uma pele que perde água em excesso. Entre eles:

  • Baixa umidade do ar
  • Tomar banhos longos e com água quente
  • Esfregar demais a pele
  • Utilizar produtos abrasivos
  • Uso de ácidos
  • Usar produtos inadequados para o seu tipo de pele
  • Não hidratar

Pele seca “repuxa”?

Provavelmente, quem tem pele seca já sentiu a pele “repuxar”, né? “Quando  barreira é alterada por algum fator (clima seco e/ou frio, exposição solar em excesso, stress, água quentesabonete em excesso ou produtos irritantes), há diminuição da produção de lipídeos dessa barreira, e com isso, as células da epiderme (camada mais superficial da pele) perdem a capacidade de reter água. O resultado é uma pele ressecada que ‘repuxa’”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

+ Por que sentimos a pele repuxar?

Então, sim, a pele seca repuxa mesmo. “É sinal de que a pessoa precisa hidratar melhor a pele para refazer essa barreira de proteção”, dá a dica a especialista. Anotou a recomendação, né?

Pele seca, ressecada ou desidratada?

“Pele seca é a classificação do tipo de pele, ressecada e desidratada são condições da pele. Sendo que qualquer tipo de pele pode estar ressecada e desidratada”, aponta a Dra. Camila Rosa.

+ Por que é tão importante conhecermos nosso tipo de pele

Já te contamos aqui no blog a diferença entre tipo de pele e estado de pele. Mas nunca é demais relembrar: uma grande diferença entre o tipo de pele (seca, oleosa, normal e mista) e o estado de pele é que o segundo pode ser temporário.

estado da pele pode variar muito durante o curso da vida. Há muitos fatores que influenciam, tanto internos quanto externos. Sendo eles, o clima e a poluição, alguns medicamentos, o estresse ou fatores hereditários, além é claro dos produtos que usamos.

Esses fatores influenciam na produção de sebo, o suor, os fatores de hidratação natural, bem como as perdas de água pele epiderme, por menor capacidade de retenção.

+ Pele seca ou desidratada? Entenda a diferença entre elas

Por isso é tão importante procurar um dermatologista: é ele que vai entender o seu tipo de pele e também avaliar o estado em que essa pele se encontra, se está mais dentro do que é considerado normal, se está sensível ou sensibilizada, ressecada ou desidratada.

Falando especificamente por pele seca e desidratada, a principal diferença entre elas é que a primeira tem mais carência de óleo ou sebo, enquanto o estado de pele reflete primariamente a falta de água.

pele seca e sensibilizada

Quais os ingredientes amigos?

São muitos e já falamos especificamente sobre isso aqui no blog. Nessa lista podemos colocar AHAs, óleos e, claro, ativos umectantes e emolientes. Afinal, hidratação é rainha quando o assunto é pele seca, né?

+ Ácido Hialurônico é melhor para pele seca?

O Ácido Hialurônico, que está presente no nosso Hidratante Firmador e no nosso Antioxidante Hidratante, é um umectante poderoso que pode armazenar até mil vezes do seu peso em água. É hidratação imediata! Manteigas, como karité ou cacau, são ótimas opções para nutrir a pele seca. Fornecem uma alta dose de emolientes e podem aumentar a capacidade da pele de prevenir a perda de água. E, como já sabemos, manter a umidade é a chave para interromper o ciclo da pele seca!

Já a glicerina é um superstar e um dos mais conhecidos ingredientes quando o assunto é hidratação, já que é um umectante natural e atrai a umidade para a pele, ajudando a manter uma aparência saudável e defendendo contra a secura.

+ Gel, creme, sérum, sérum-gel, óleo, spray: conheça as diferentes texturas de cosméticos

Outro bastante conhecido é a ureia. Ainda não é largamente utilizada em produtos de skincare para o rosto, mas é extremamente hidratante, também sendo capaz de extrair água do ambiente para a pele.

Óleos e pele seca são uma ótima combinação: óleo de coco, amêndoas, argan, girassol, cranberry ou marula são ricos em ácidos graxos e tem propriedades antioxidantes, protegendo contra as agressões ambientais. Além disso, muitos deles têm ação calmante e revitalizante.

Como é a melhor rotina de hidratação?

Aqui vale ressaltar que o que varia não é nem a quantidade ou a frequência da hidratação, mas sim a qualidade dela.

+ Todos os tipos de pele precisam de hidratação?

"Se for uma pele muito seca, por exemplo, a pessoa pode hidratar uma vez ao dia exatamente como uma pele oleosa, mas dependendo do produto não vai ser suficiente. Muitas vezes não é a frequência de hidratação, é o produto que a pessoa está usando. Por outro lado, pode ser necessário aumentar essa frequência. De modo geral é muito mais a potência do produto. Há os que, mesmo em uma pele seca ou madura, conseguem garantir uma hidratação completa durante todo o dia apenas com uma aplicação”, explica a especialista.

A dermatologista costuma recomentar o uso de produtos em forma de creme, pomada, pasta ou manteiga, para ter essa hidratação potente. Porém, nem sempre será necessário aplicar esse hidratante em creme ou pomada duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

+ O excesso de hidratação pode ser um problema?

Algumas vezes, uma hidratação mais leve durante o dia e outra bem potente de noite pode ser suficiente, e quem pode lhe ajudar a definir tanto a frequência quanto o produto específico a ser usado é seu dermatologista.

Rotina de skincare: só hidratar?

É claro que hidratar a pele seca é super importante e recomendado, já que o índice de hidratação é muito baixo, exatamente por conta da perda de água.

+ Cuidado com a pele repuxando depois de esfoliar!

Porém, uma pele seca também pode ter uma rotina de skincare, assim como todas as outras. Só que sempre pensando em usar produtos indicados para o seu tipo de pele e com ativos gentis, não abrasivos e adstringentes.

Não dá para esquecer que limpar proteger são aliados da rotina diária e de uma pele saudável.

Pele seca no inverno

A gente bem sabe que o inverno pode ser uma estação desafiadora nos cuidados com a pele seca. De uma forma geral, a baixa umidade do ar, o vento e as baixas temperaturas fazem com que haja uma queda na nossa transpiração corporal. Só por isso, nossa pele já fica naturalmente mais seca.

Fora isso, a gente pode somar alguns outros fatores externos, como banhos mais quentes, que aumentam ainda mais esse ressecamento por promoverem uma remoção da oleosidade natural, diminuindo o manto hidrolipídico.

+ Quais os cuidados com a pele seca no inverno?

“No inverno, quem tem pele seca precisa de cuidados especiais, porque a estação tende a ressecar muito mais a pele. Então, você tem que, além de redobrar a hidratação, apostar em hidratantes mais potentes, mais densos”, alerta a Dra. Monalisa Nunes.

A Dra. Letícia Bertolini ainda dá uma outra dica importante:  beber água. "Quem já tem a pele mais seca sofre mais no inverno e precisa aumentar os cuidados com hidratação oral e tópica para não deixar a pele ressecar e abrir quadros de dermatite. Hidratantes específicos para face, lábios, mãos e corpo devem ter mais óleos e ativos hidratantes e menos perfume no caso de peles mais sensíveis. Ingerir muito líquido é muito importante, e precisamos ficar atentos a isso porque no inverno temos menos sede, já que suamos menos, e a tendência é que bebamos menos água."

Pele seca envelhece mais rapidamente?

Na verdade, não. “As linhas ficam mais visíveis porque a pele ressecada evidencia mais as rugas, mas não significa que necessariamente é uma pele que envelhece mais rápido”, explica a especialista.

+ Linhas finas: melhores ingredientes para prevenir e tratar

E por que a pele seca evidencia essas linhas? Dra. Monalisa Nunes já explicou: "Gosto de fazer a analogia dessa questão de hidratação e linhas finas com o solo quando está ressecado, que começa a craquelar, diminuir de volume e você consegue ver aquelas rachaduras no chão. Quando você joga água, aquilo se uniformiza e ganha um certo volume. É mais ou menos isso que acontece na pele", afirma a dermatologista.

+ Alimentos que hidratam a pele seca #dedentroprafora

"Quando a pele está desidratada, as células ficam mais "murchinhas". Principalmente, o que está entre as células, a matriz extracelular, fica mais deficiente. Então, é como se toda a pele ficasse com um volume menor. Isso dá uma sensação tanto de aspereza, quanto uma maior visibilidade das linhas naturais que temos na pele. Elas ficam mais visíveis. Portanto, quando você hidrata essa pele, esse volume aumenta e preenche melhor. A derme fica mais preenchida, a epiderme também. Isso dá visivelmente uma suavização das linhas finas no rosto. A hidratação é super importante por isso", completa ainda.

Pele seca e com acne: existe?

Sim, é claro que existe. A maioria das pessoas que têm acne, principalmente as mais graves, têm um histórico familiar de casos na família. É essa predisposição genética, que influencia em como a pele vai se comportar.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

A Dra. Monalisa Nunes explica melhor: "Ela define se uma pele tem glândulas sebáceas que produzem sebo demais, se é uma pele que tende a produzir mais queratina do que precisa entupindo os poros, ou que tem menos lipídios para protegê-la (predispondo assim infeccções bacterianas), tendo assim uma maior tendência a ser mais inflamada. Essa predisposição genética é a base para que os fatores ambientais sejam mais agressivos nesse tipo de pele”.

São muitos pontos que podem causar acne, mesmo em quem não tem a pele naturalmente oleosa, como alterações hormonais, estresse, fatores ambientais ou externos, agentes infecciosos e o uso de medicamentos. Então, sim, você pode ter uma pele seca e acne.

+ Estresse e acne: por que acontece e como cuidar

E qual a melhor rotina nesses casos? O ideal é procurar um dermatologista para entender o que está acontecendo de fato. A Dra. Camila Rosa indica hidratação, mas com produtos que sejam também indicados para quadros de acne.

rosácea

Por que lágrima não hidrata?

A gente tem uma comunidade muito criativa e curiosa. Lá do Twitter veio uma pergunta interessante: afinal, por que as lágrimas não hidratam? Com a palavra, a Dra. Monalisa Nunes:

"A pele tem um manto lipídico, então, é basicamente gordura, que faz essa impermeabilização. Então, a água pura não consegue absorver o suficiente para conseguir hidratar as camadas mais profundas e até a epiderme. Se fosse assim, quando a gente tomasse banho, a pele já sairia hidratada e não é assim. Então, a lágrima (ou água puramente), a pele não tem capacidade de absorver. E mesmo o pouco que penetra é rapidamente evaporado", afirma.

Tá pronto para mais dúvidas?

A Dra. Camila Rosa responde ainda mais algumas dúvidas da nossa comunidade. Anota aí:

  • Pele seca deve fazer esfoliação? “Não é necessário, mas caso queira esfoliar, no máximo duas vezes por semana com hidratação após.”
  • Pele seca não pode usar ácidos? “Pode sim, qualquer ácido que tenha indicação, com todos os cuidados necessários!”. Ah, hidratação também é necessária!
  •  Pele seca pode ter relação com o fato de não beber bastante água? “A falta de (ingestão) de água pode piorar um pouco, mas não é o principal motivo.”
  • Quem tem pele seca pode usar produtos com toque seco? “Pode usar toque seco, desde que com ativos mais hidratantes.”
  • Tem tendência a ficar sensível? "Sim, por ter uma barreira cutânea comprometida pela falta de hidratação."

Tônico na pele seca: funciona?

Sabia que ele é mais aliado na rotina de todos os tipos de pele? Ou seja, após a higienização com um produto específico para a face (alô, Limpador Facial), entra o tônico na pele seca, na normal, na mista e na oleosa - oi, Tônico Renovador.

pele seca

Mas afinal de contas, posso usar o Tônico Renovador na pele seca? Pode sim! Entenda o motivo:

A Dra. Monalisa Nunes frisa que "os tônicos hidratantes e renovadores fazem com a que pele absorva muito melhor o hidratante, mantendo a hidratação por mais tempo". Tudo o que a pele seca mais quer, não é mesmo?

Hidratante Reparador é amigo da pele seca e sensibilizada

Quando o assunto é pele seca (e sensibilizada também), a família Sallve acabou de ganhar um membro que foi idealizado pensando justamente nesse tipo de pele. Prazer, Hidratante Reparador.

Ele é um hidratante múltiplo, não comedogênico, para rosto e corpo. Só ele nutre e acalma peles secas e sensibilizadas, repara danos e restaura regiões extremamente ressecadas.

Uma fórmula que combina ingredientes emolientes e umectantes poderosos, como as ceramidas  e o pantenol, com propriedades calmantes e que auxiliam na reconstrução e cicatrização da barreira da pele.

Além de alfa-bisabolol, com ação anti-inflamatória, calmante e antioxidante, manteiga de karité, que hidrata criando uma barreira e reduz a perda de água, e eletrólitos, para garantir o balanço hídrico da pele. Formulado especialmente para peles sensíveis, secas e ressecadas, mas com benefícios comprovados em todos os tipos de pele.

Protetor Solar FPS 60

Tem um outro membro da família Sallve que pode ajudar não só a pele seca, mas todos os tipos de pele: o Protetor Solar FPS 60.

Ele é um protetor solar para o rosto com acabamento hidratante e invisível na pele. Fórmula única que oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB, ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. não-comedogênico e sem álcool, deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Voltar para o blog