Pele seca: 8 ingredientes amigos

Pele seca: 8 ingredientes amigos

Hidratação é a palavra-chave para a pele seca. Conheça alguns ativos que podem fazer parte da tua rotina de skincare te devolvendo o viço e a luminosidade.

Propensa à descamação e vermelhidão, a pele seca precisa de alguns cuidados especiais. O que caracteriza esse tipo de pele é a perda de água em excesso, favorecendo uma barreira cutânea mais frágil.

Tomar banhos longos e com água quente, esfregar demais a pele e até a baixa umidade do ar, podem acabar contribuindo para o ressecamento e a irritação. É claro que, nesses casos, hidratar a pele é super importante e recomendado, já que o índice de hidratação é muito baixo, exatamente por conta da perda de água. Porém, não dá para esquecer que limpar, tonificar e proteger também são aliados da rotina diária. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais (menopausa e tireoide), e não só por condições climáticas ou radiação ultravioleta, por exemplo. É bom investigar!

Pele seca: ingredientes amigos

O ácido hialurônico é umectante e suas moléculas podem armazenar até mil vezes do seu peso em água, ajudando na hidratação imediata. É um dos melhores amigos da pele seca!


O ativo faz parte da fórmula do nosso Antioxidante Hidratante, junto de cinco antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida e Cafeína. E para quem busca um mais hidratação (alô, pele seca!) o Hidratante Firmador combina oito tipos e três pesos de ácido hialurônico. A fórmula conta ainda com Pantenol, Cogumelo Fu Ling e Fermentados Vegetais.

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (chamado também de AHA), que promove a renovação celular e que também estimula a síntese do colágeno. Ou seja, pele renovada, com viço, luminosidade e mais firmeza e elasticidade.

O ácido málico é um AHA com ação umectante, ou seja, capaz de reter umidade e manter a sua pele hidratada. Ele também tem propriedades de equilíbrio de pH.

O ácido lático também é um AHA e conhecido por fazer parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele (grupo de moléculas umectantes primordiais para a retenção de água na pele). 

Os ácidos glicólico, málico e lático estão presentes na fórmula do nosso Tônico Renovador, em uma composição com Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis.

Manteigas, como karité ou cacau, são ótimas opções para nutrir a pele seca. Fornecem uma alta dose de emolientes e podem aumentar a capacidade da pele de prevenir a perda de água. E, como já sabemos, manter a umidade é a chave para interromper o ciclo da pele seca!

Já a glicerina é um superstar e um dos mais conhecidos ingredientes quando o assunto é hidratação, já que é um umectante natural e atrai a umidade para a pele, ajudando a manter uma aparência saudável e defendendo contra a secura.

Outro bastante conhecido é a ureia. Ainda não é largamente utilizada em produtos de skincare para o rosto, mas é extremamente hidratante, também sendo capaz de extrair água do ambiente para a pele.

Óleos e pele seca são uma ótima combinação: óleo de coco, amêndoas, argan, girassol, cranberry ou marula são ricos em ácidos graxos e tem propriedades antioxidantes, protegendo contra as agressões ambientais. Além disso, muitos deles têm ação calmante e revitalizante.

Vale lembrar: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele 😎

Tem algum ingrediente que dá mais resultado na sua pele? Alguma dica, dúvida ou sugestão?Fala com a gente 😘

Voltar para o blog