ph-da-sua-pele

pH da sua pele: entenda sua função e sua importância

Você sabe para que serve o pH da sua pele? E como ele funciona? A gente te explica.

ph-da-sua-pele
Você sabe o que é o pH da sua pele?

Você com certeza já ouviu falar sobre o pH da sua pele e a importância de mantê-lo sempre equilibrado. Mas você sabe o que isso quer dizer? O pH tem papel chave no skincare, e entender sua função é fundamental para que você consiga ler dos sinais que sua pele te manda aos produtos que funcionam melhor para ela.

Vamos lá?

O que é o pH da sua pele?

"O pH é um valor que demonstra o quanto algo é mais ou menos ácido. Neste caso, ele indica o grau de acidez, alcalinidade ou neutralidade da sua pele", explica a dermatologista consultora na Sallve, Dra. Liliana Bechelli Torloni. "O pH da pele é definido pelo equilíbrio determinado pela quantidade de água, sais minerais, gordura e ainda secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas presentes na superfície da pele, que compõem a nossa camada externa de proteção da pele que é o manto lipídico ou manto ácido cutâneo."

Dentro deste conceito, a escala de pH (que vai de zero a 14) define seus três tipos:

Neutro: aqui, há um equilíbrio entre o grau de acidez e alcalinidade da pele. O pH, neste caso, é 7.

Ácido: é quando o grau de acidez é maior que a alcalinidade. O pH, neste caso, é inferior a 7.

Alcalino: neste caso, o grau de alcalinidade é maior que a acidez. Aqui, o pH é superior a 7. (pH igual a 7), ácido (pH inferior a 7) e alcalino ou básico (pH superior a 7).

"Uma pele saudável tem seu valor de pH em torno de 4,6 e 5,8", ensina a Dra. Liliane. " Ter um pH levemente ácido contribui para que ocorra proteção bactericida e fungicida em sua superfície. Entretanto com o avançar da idade, o pH da pele torna-se cada vez mais neutro ficando assim mais suscetível ao crescimento de bactérias devido à acidez reduzida".

Por que é importante mantê-lo equilibrado?

"Quando falamos em pH equilibrado, podemos falar também em pH fisiológico, que é o pH considerado o adequado para o bom funcionamento de nossa pele", diz a dermatologista. Mas, como você já entendeu ali em cima, o pH ideal para a pele, o fisiológico, não é neutro, já que a pele saudável tem o pH ligeiramente ácido. Em escalas normais, é o pH da sua pele que vai proteger sua pele da proliferação de bactérias, fungos e agressões externas.

O que é o pH dos cosméticos?

Além do pH da nossa pele, você tem também o pH dos cosméticos que você passa nela. O pH de um cosmético é específico para que suas matérias primas funcionem.

"O importante é que o pH dos cosméticos, ao entrar em contato com a pele, tenha o potencial de resgatar ou recuperar o pH alterado, ou simplesmente não comprometer o pH de peles que já estejam com o pH equilibrado", explica a Dra. Liliane.

O pH dos cosméticos também influi muito na combinação de produtos da sua rotina de skincare, alterando a textura e até o resultado de cada um deles. Tem dúvida? É só relembrar nosso post sobre compatibilidade na rotina de skincare, mas não precisa se enrolar. Às vezes é o caso de simplesmente organizar a ordem dos cosméticos que você está usando.

E como você pode saber se está desequilibrando o pH da pele?

"Tudo o que agride sua pele, sua barreira cutânea, consequentemente estará alterando elementos do manto ácido, que geram o valor do pH, e haverá consequências", diz a Dra. Liliane. "A utilização de produtos em excesso ou incorretos, em especial os que contêm em sua composição substâncias agressivas como os “detergentes”, têm um grande potencial para afetar seu pH, trazendo alterações na barreira cutânea, tais como vermelhidão, sensação de desconforto e até descamação. Sendo assim, quando um produto cosmético traz desconforto, pode ter ocorrido alguma alteração no pH da pele quando em contato com o produto, o que significa que o produto interagiu negativamente com a barreira cutânea".

Como saber se o pH da sua pele está ok?

Mas precisa decorar esse monte de números? Não, calma. A Dra. Liliane afirma que basta você observar sua pele e senti-la saudável. Viu como é simples? Mesmo assim, o conhecimento da função do pH, porém, não te ajuda a entender melhor as reações da sua pele?

Voltar para o blog