Como a poluição pode prejudicar a sua pele e como evitar

Como a poluição pode prejudicar a sua pele e como evitar

A poluição afeta nossa pele de diversas formas, causando, entre outros, o envelhecimento precoce. Aqui você entende o processo e como se proteger.

A gente fala (e ouve falar) muito sobre os malefícios dos raios solares na nossa pele, mas há outros fatores que podem prejudicá-la - entre eles a poluição, que deixa a pele mais suscetível aos danos dos radicais livres

poluição pele

O que é a poluição?

A poluição nada mais é do que uma mudança ou atividade que degrada o meio ambiente, afetando suas características físicas, químicas e/ou biológicas. E, sim, além do meio ambiente, a poluição também traz danos para nossa pele.

9 lugares em que você não pode esquecer de passar protetor solar

Quais os efeitos da poluição na pele?

“Essas substâncias que ficam no ar em grandes cidades, como monóxido de carbono, sílica e fuligem, acabam se acumulando na pele. Elas vão obstruir os poros e dificultar que as células de defesa atuem da melhor forma, sofrendo um processo de regulação um pouco descontrolado. Há um aumento na ‘fabricação’ de radicais livres, devido à presença desses poluentes, e a pele pode ficar com um quadro inflamatório maior”, explica a dermatologista Dra. Fernanda Junqueira.

A especialista alerta também que pacientes que já têm a pele com acne ou rosácea, por exemplo, podem até ter uma piora no quadro inflamatório por conta do acúmulo de partículas de poluição. Por isso é tão importante manter a limpeza da sua pele bem regrada.

Sabia que nosso Limpador Facial é antipoluição?

A poluição e o envelhecimento precoce

Com a ação dos radicais livres, um fator pode aparecer na jogada: o envelhecimento precoce. “A radiação ultravioleta em parceria com a poluição contribui nesse processo (de envelhecimento). As pessoas que se expõem à poluição e não fazem a limpeza adequada ou não usam protetor solar podem apresentar um processo de envelhecimento mais pronunciado. Linhas finas, poros dilatados e até mesmo manchas, em alguns quadros clínicos”, aponta ainda a médica.

Como combater os efeitos da poluição na pele?

poluição

São duas dicas importantes: limpar e proteger a pele. “Todos esses poluentes ficam na nossa pele. Para tirar essas partículas, não precisa de muita neurose. Tem gente que usa um monte de produto, mas na verdade, a utilização de um excesso de agentes de limpeza acaba piorando a situação, porque você tem uma produção de sebo excessiva, o efeito rebote”, diz a Dra. Fernanda.

“Em muitos casos, basta um limpador facial adequado para seu tipo de pele e você consegue retirar a maior parte das partículas de poluição. O ideal é usar de manhã para tirar o sebo acumulado durante a noite e, à noite, para retirar todas as partículas de poluição e também o sebo acumulado durante o dia. Muitas vezes, só o sabonete ja pode dar conta dessa limpeza”, completa.

Aqui na Sallve temos duas fórmulas de limpeza da pele com ação antipoluição: o Limpador Facial e o Leite Micelar.

A remoção da poluição da sua pele pelo nosso Limpador Facial acontece graças ao extrato de moringa. Ele remove a sujidade e até mesmo a poluição. O extrato de moringa age como purificante da pele, sequestrando poluentes, já que tem mais afinidades por essas partículas de poluição."

E o Leite Micelar? Em suas avaliações de Eficácia Clínica, ele removeu 98,4% da poluição na pele dos participantes da pesquisa. Ana Paula Fonseca, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento, explica o resultado: "Foram feitas imagens microscópicas da pele dos participantes, e, por análises de imagens em software adequado, analisamos o antes e o após remoção da sujidade (uma sujeirinha controlada, padronizada e reprodutível, que contém materiais oleosos parecidos com o que já é produzido pela nossa própria pele, como sebo, e partículas similares a sujeira ambiental). Nesse estudo houve um controle para remoção dessa sujidade, comparando-o com a ação de remoção de partículas de poluição pelo nosso Leite Micelar. Quando vemos o resultado, percebemos uma redução estatisticamente significativa tanto em relação ao estado basal (pele com a sujidade) quanto ao controle usado no estudo".

Limpeza da pele oleosa: pode entrar, Limpador Facial!

Antioxidantes: aliados nessa jornada!

Para uma rotina de skincare que vai combater os efeitos da poluição na pele, antioxidantes são fundamentais. São eles que vão combater a ação dos radicais livres 

“Antioxidantes são substâncias importantes por (se ligarem) aos radicais livres e neutralizá-los, também hidratando a pele e ajudando a manter a qualidade da barreira cutânea. Atualmente, na dermatologia, recomendamos o uso de antioxidantes tanto pela manhã quanto à noite, inserindo o componente na rotina diária de skincare”, explica Dr. Alberto Cordeio, dermatologista.

Como agem os antioxidantes da fórmula do Antioxidante Hidratante?

E, claro, Protetor Solar!

A fórmula do Protetor Solar da Sallve oferece uma defesa multifacetada para a sua pele, e isso inclui os danos causados pela poluição. 

Além da proteção dos filtros químicos para a radiação UV, nosso lançamento se preocupa com outros fatores externos que também causam o aumento excessivo da produção de radicais livres.

UVA, UVB, FPS, PPD: o que são as siglas do Protetor Solar?

A fórmula do Protetor Solar conta com dois antioxidantes em sua fórmula: A vitamina E é um conhecido antioxidante que trabalha inibindo uma ação chamada lipoperoxidação, que é a oxidação de lipídios iniciada por um radical livre. Com isso, ele auxilia diretamente nos danos causados por estressores ambientais diários, como a exposição solar e a poluição, por exemplo. Já a carnosina tem uma ação antioxidante porque combate o radical livre hidroxil, que é um grande “destruidor” de proteínas. 

“Queríamos fazer um protetor que tivesse defesa multifacetada, então são vários tipos de proteção que nossa fórmula oferece. Temos a proteção de UVA e UVB, que é a proteção solar. E temos os antioxidantes, que vão proteger sua pele dos danos dos radicais livres”, explica Ana Sofia Barbosa, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento.

Como passar protetor solar (e reaplicar também)

“Você pode usar um antioxidante forte ou moderado, como uma vitamina C, adequado para seu tipo de pele. É um combo interessante: limpeza adequada, antioxidante e protetor solar. Com esses três, na maioria dos casos, você já está prevenindo os efeitos da poluição”, afirma Dra. Fernanda. 

Voltar para o blog