Como a poluição pode prejudicar a sua pele?

A poluição afeta nossa pele de diversas formas, causando, entre outros, o envelhecimento precoce. Aqui você entende o processo e como se proteger.

A gente fala (e ouve falar) muito sobre os malefícios dos raios solares na nossa pele, mas há outros fatores que podem prejudicá-la - entre eles a poluição, que deixa a pele mais suscetível aos danos dos radicais livres

A poluição nada mais é do que uma mudança ou atividade que degrada o meio ambiente, afetando suas características físicas, químicas e/ou biológicas. E, sim, além do meio ambiente, a poluição também traz danos para nossa pele.

9 lugares em que você não pode esquecer de passar protetor solar

“Essas substâncias que ficam no ar em grandes cidades, como monóxido de carbono, sílica e fuligem, acabam se acumulando na pele. Elas vão obstruir os poros e dificultar que as células de defesa atuem da melhor forma, sofrendo um processo de regulação um pouco descontrolado. Há um aumento na ‘fabricação’ de radicais livres, devido à presença desses poluentes, e a pele pode ficar com um quadro inflamatório maior”, explica a dermatologista Dra. Fernanda Junqueira.

A especialista alerta também que pacientes que já têm a pele com acne ou rosácea, por exemplo, podem até ter uma piora no quadro inflamatório por conta do acúmulo de partículas de poluição. Por isso é tão importante manter a limpeza da sua pele bem regrada.

Sabia que nosso Limpador Facial é antipoluição?

Com a ação dos radicais livres, um fator pode aparecer na jogada: o envelhecimento precoce. “A radiação ultravioleta em parceria com a poluição contribui nesse processo (de envelhecimento). As pessoas que se expõem à poluição e não fazem a limpeza adequada ou não usam protetor solar podem apresentar um processo de envelhecimento mais pronunciado. Linhas finas, poros dilatados e até mesmo manchas, em alguns quadros clínicos”, aponta ainda a médica.

Como conter os efeitos da poluição na pele?

poluição

São duas dicas importantes: limpar e proteger a pele. “Todos esses poluentes ficam na nossa pele. Para tirar essas partículas, não precisa de muita neurose. Tem gente que usa um monte de produto: tônico, escovinha, etc. Na verdade, a utilização de um excesso de agentes de limpeza acaba piorando a situação, porque você tem uma produção de sebo excessiva, o efeito rebote”, diz a Dra. Fernanda.

“Em muitos casos, apenas com um sabonete adequado para seu tipo de pele você consegue retirar a maior parte das partículas de poluição. O ideal é usar de manhã para tirar o sebo acumulado durante a noite e, à noite, para retirar todas as partículas de poluição e também o sebo acumulado durante o dia. Muitas vezes, só o sabonete ja pode dar conta dessa limpeza”, completa.

Limpeza da pele oleosa: pode entrar, Limpador Facial!

Antioxidantes: aliados nessa jornada!

Para uma rotina de skincare que vai combater os efeitos da poluição na pele, antioxidantes são fundamentais. São eles que vão combater a ação dos radicais livres 

“Antioxidantes são substâncias importantes por (se ligarem) aos radicais livres e neutralizá-los, também hidratando a pele e ajudando a manter a qualidade da barreira cutânea. Atualmente, na dermatologia, recomendamos o uso de antioxidantes tanto pela manhã quanto à noite, inserindo o componente na rotina diária de skincare”, explica Dr. Alberto Cordeio, dermatologista.

Como agem os antioxidantes da fórmula do Antioxidante Hidratante?

E, claro, Protetor Solar!

A fórmula do Protetor Solar da Sallve oferece uma defesa multifacetada para a sua pele, e isso inclui os danos causados pela poluição. 

Além da proteção dos filtros químicos para a radiação UV, nosso lançamento se preocupa com outros fatores externos que também causam o aumento excessivo da produção de radicais livres.

UVA, UVB, FPS, PPD: o que são as siglas do Protetor Solar?

A fórmula do Protetor Solar conta com dois antioxidantes em sua fórmula: A vitamina E é um conhecido antioxidante que trabalha inibindo uma ação chamada lipoperoxidação, que é a oxidação de lipídios iniciada por um radical livre. Com isso, ele auxilia diretamente nos danos causados por estressores ambientais diários, como a exposição solar e a poluição, por exemplo. Já a carnosina tem uma ação antioxidante porque combate o radical livre hidroxil, que é um grande “destruidor” de proteínas. 

“Queríamos fazer um protetor que tivesse defesa multifacetada, então são vários tipos de proteção que nossa fórmula oferece. Temos a proteção de UVA e UVB, que é a proteção solar. E temos os antioxidantes, que vão proteger sua pele dos danos dos radicais livres”, explica Ana Sofia Barbosa, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento.

Como passar protetor solar (e reaplicar também)

“Você pode usar um antioxidante forte ou moderado, como uma vitamina C, adequado para seu tipo de pele. É um combo interessante: limpeza adequada, antioxidante e protetor solar. Com esses três, na maioria dos casos, você já está prevenindo os efeitos da poluição”, afirma Dra. Fernanda. 

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading