Por quanto tempo se mantém a hidratação?

Por quanto tempo se mantém a hidratação?

A nossa comunidade pergunta e o blog responde: por quanto tempo se mantém a hidratação? Entenda melhor como manter a pele hidratada.

Quem acompanha o blog da Sallve sabe que o primeiro passo para uma pele saudável e viçosa é a rotina de skincare. Aliás, pra quem está se informando para começar a montar a sua: você pode vê-la como uma etapa da higiene. Assim como você acorda e lava os dentes, também pode lavar o seu rosto com um limpador específico ou passar a água micelar, seguir (ou não) com o tônico, hidratante e finalizar com o protetor solar. E a noite, antes de dormir, repetir o processo (que pode ser também com produtos específicos para a noite / tratamentos). Todo mundo já sabe que é essencial reaplicar o protetor solar durante o dia. Mas e o hidratante? Sempre bate a dúvida: por quanto tempo se mantém a hidratação?

Pele hidratada. E agora? Por quanto tempo se mantém a hidratação?

A Dra Monalisa Nunes, explica que "o tempo de ação depende do produto. Cada produto tem um tempo que ele vai funcionar na pele, é o que a gente chama na medicina de meia-vida, é o tempo médio para o produto ser degradado na pele. E cada produto tem uma faixa. No geral, os cosméticos de hidratação duram entre oito e 12 horas, cada ativo tem um tempo".

Um ponto muito importante a se ressaltar é que o hidratante é aplicado sempre sobre a pele higienizada, combinado?
Muitas vezes a gente pode achar que a pele continua limpa pela manhã, depois da higiene noturna. Afinal, foi só uma noite de sono, não é mesmo? Mas a Dra Monalisa já respondeu na conversa com a Maqui Nóbrega: "a noite é o período em que a nossa pele libera várias toxinas, o nosso corpo libera toxinas. A gente transpira, tem contato com o travesseiro (que a gente não troca todos os dias). Por isso, o ideal é lavarmos o rosto duas vezes ao dia".

+ Lavar o rosto: 7 erros comuns que você pode cometer e como evitá-los

Hidratei de manhã e tomei um banho a tarde: perdi a hidratação?

O Brasil é o país em que mais se toma banho! Portanto, se você tomou um banho rápido no meio da tarde, pode ficar tranquilo que a hidratação continua lá fazendo o seu efeito, viu? "Quando você aplica, o produto é absorvido pela pele e boa parte não vai sair, não vai perder o efeito se você lavar o rosto depois de um tempo. Quando a gente fala de séruns, antioxidantes, coisas que vão ser absorvidas mais rápido e mais profundamente, você não tira esse efeito todo ao lavar o rosto", explica a Dra Monalisa.

Porém, aponta a especialista, se você passou "um hidratante muito superficial, que não absorva, ai sim, se você lavar o rosto vai acabar tirando boa parte daquele hidratante".

+ Penetração ou permeação? Como o ativo alcança a camada da pele

Como é estabelecido o tempo de hidratação?

A Dra Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve explica que "no desenvolvimento de um hidratante o formulador e a empresa devem entender nos detalhes as propriedades e possibilidades de ação daquele produto. Uma das avaliações compreende entender por quanto tempo aquele produto mantém sua capacidade hidratante quando em contato com a pele. Existem testes específicos que medem tanto a melhora da integridade da barreira cutânea como a quantidade de água que a pele perde com o hidratante em comparação à pele sem hidratação. Assim, entende-se o potencial de hidratação e ainda por cima, por quanto tempo mantem-se os resultados. Ao se identificar, por exemplo, oito horas de hidratação, significa que ao estudar o produto em condições controladas - sem que nada interfira no contato do produto com a pele -, o produto manteve sua capacidade de hidratar por oito horas. Mas, se essa pele for manipulada, tiver excesso de suor, aplicação de toalhas, etc, essa performance mudará". 

E agora, tchanam, pode deixar o queixo cair: o Hidratante Firmador da Sallve tem 48h de hidratação.

O hidratante para de agir passado esse tempo?

Na conversa da Máqui Nobrega com a dermatologista consultora da Sallve Dra Monalisa Nunes no nosso Instagram, chegou uma pergunta curiosa da comunidade: "Lavando o rosto de manhã, tendo passado o Hidratante a noite, não vou tirar os benefícios do produto?"
A Dra Monalisa respondeu que "o tempo de sono de seis, oito horas, é o suficiente para aquele hidratante ter agido com tudo o que ele tinha para agir". Ou seja, não significa que o hidratante vai perder a validade quando passar as x horas de hidratação que ele promete. "Ele é absorvido pela pele, explica a dermatologista. "Na medida do tempo, não é que ele para de agir, é que a pele vai ressecando". Por isso é tão importante mantermos a rotina de manhã e a noite.
"Durante o tempo que ele esteve em contato com a pele, gerou efeitos de hidratação. Portanto, hidratação sempre" de manhã e a noite, completou a Dra Liliana.

E para finalizar, um conselho da Dra Liliana: se for para escolher o horário de hidratar a pele, escolha sempre logo após o banho. Esse é o momento em que a pele está mais apta para receber produtos hidratantes.

Tem dúvidas? Nos escreva no espaço dos comentários. A Sallve adora trocar experiências e informações ;)

Voltar para o blog