Por que é tão importante hidratar sua pele antes da maquiagem

Por que é tão importante hidratar sua pele antes da maquiagem

Julia Petit te conta porque é essencial que sua pele esteja hidratada antes de se maquiar e como nosso Hidratante Firmador pode ser o primer perfeito na sua rotina.

Lembra quando, por anos e anos, a gente vivia atrás do primer perfeito? Aquele que ia fazer sua maquiagem durar horas e horas, que ia transformar sua pele numa tela absolutamente perfeita e sem defeitos, em que a base ia ser aplicada e te transformar num filtro de Instagram (bem antes de existir Instagram)? Pois bem: a gente já sabe que isso é basicamente impossível - além de ser uma meta enlouquecedora de se traçar para a sua vida.

Uma das maiores revoluções que vivemos nessa internet das belezas entre 2010 e 2020 foi a ampliação do nosso olhar bem além da maquiagem: faz tempo que o skincare virou protagonista quando o assunto é beleza. Isso, claro, é incrível, porque trouxe esse entendimento de que de nada adianta a melhor base do mundo se a sua pele não está bem cuidada.

Quando a gente não hidrata antes da maquiagem

Sabe quando você reclama que sua maquiagem craquela? É muito capaz que seja porque sua pele não está hidratada. É que a sua pele, precisando urgente de água, acaba sugando-a do que quer que seja que você aplique - base inclusive. O que sobra? Pigmento.

Quando sua pele não está hidratada, outros sinais são imediatos quando você passa a base: muitas delas denunciam na mesma hora as partes da sua pele que estão ressecadas, já reparou? O problema não é a base. É a falta de hidratação mesmo.

"A pele hidratada recebe melhor a base de maneira geral. Ela vai assentar melhor, ela vai durar mais, ela vai se adaptar melhor", diz Julia Petit. "Uma pele hidratada fica pronta para receber a maquiagem. Quando você simplesmente pega sua pele ressecada e passa a base, ela não se adapta direito. Pensa no seu rosto como uma tela: uma tela bem preparada é uma tela melhor para receber qualquer coisa que você vier a colocar depois. Toda base e todo o corretivo vão responder melhor a uma pele bem hidratada."

maquiagem julia petit

Pele oleosa não precisa ter medo de hidratante

Um dos motivos pelos quais muita gente tem receio de hidratar a pele especificamente antes de passar a maquiagem é justamente por essa noção de que uma pele "sequinha" faz o make durar mais. Mas é justamente o oposto: você tira todo o óleo natural que ela produz e junto com ele toda a hidratação da pele. O resultado? Aquele efeito rebote que vai fazer sua base derreter, não importa o clima. Portanto, hidratação bem feita? Pele com sua produção de óleo equilibrada.

"Pele oleosa e pele hidratada são coisas diferentes", diz a Julia. "Quando falamos em hidratação, estamos falando de água. Quando falamos de oleosidade, estamos falando do óleo produzido pelo corpo", ela segue explicando. "Quando você só pensa em tratar a oleosidade, você está tirando só a água da sua pele. Isso é o que a maioria dos tratamentos anti-oleosidade da pele fazem. Você precisa hidratar e re-hidratar uma pele oleosa. Quando você tem essa rotina de hidratá-la com produtos específicos para ela, você começa a ter uma pele oleosa porém mais equilibrada, com menos oleosidade", explica Julia. "Também é uma questão de costume. A gente tem que se acostumar com a textura da nossa pele hidratada e não esturricada, que em geral quem tem oleosidade percebe como uma pele limpa. Mas uma pele esturricada é na verdade sinônimo de uma pele maltratada. Isso mostra que você tirou toda a barreira de proteção dela."

Uma observação muito importante da Julia? Não basta hidratar a pele só antes da maquiagem: "O hábito é mais importante. Se você lava sua pele assiduamente, tonifica sempre e lembra de mantê-la sempre saudável e hidratada, aos poucos vai entendendo o tipo de hidratante, antioxidante ou óleo que quer usar antes da sua base, pois são combinações bem específicas. Às vezes você quer mais brilho, às vezes vai ter uma base que gosta de dissolver com hidratante... Você vai aprender a criar efeitos melhores nesta combinação de hidratação pré-base e base", explica.

Como o nosso Hidratante Firmador prepara sua pele para a maquiagem

Nosso Hidratante Firmador (que você pode combinar com o Antioxidante Hidratante!) tem alto efeito hidratante que vai bem além da superfície, atingindo diversas camadas da pele graças, entre outros ativos, ao ácido hialurônico em oito pesos e três formas de sua fórmula. Tudo isso aliado a uma textura gel bem levinha que não influi com o que você quer passar em seguida.

"Ele tem um acabamento muito simples na pele", diz Julia. "Ele tem uma textura em gel, que vai colocar toda a hidratação que você precisa dentro da sua pele, mas em sua superfície, ela vai estar zerada. A partir daí, você trabalhar com uma pele sob um sensorial confortável e não pegajoso, ou seja, qualquer coisa que você colocar depois é como se fosse uma primeira camada de produto na pele, que vai estar pronta para receber tudo o que você quiser passar nela"

Hidratante Firmador

O Hidratante Firmador é um hidratante em gel com textura leve e de rápida absorção. Pensado para uso diário principalmente em peles mistas e oleosas, mas que pode trazer benefícios para todos os tipos de pele.

Com 8 formas e 3 diferentes pesos moleculares de ácido hialurônico, pantenol e fermentados vegetais, garante hidratação por até 48h, hidrata as diferentes camadas da pele e ajuda a amenizar a aparência de linhas finas. Já o cogumelo fu ling age para aumentar a luminosidade e o viço da pele.

Voltar para o blog