A importância de limpar a pele do nosso rosto

Sabia que uma boa saúde da sua pele começa pela limpeza do seu rosto? É esse passo que vai aumentar inclusive a absorção de todos os produtos que você vai passar depois.

Não importa o quão extensa é sua rotina de skincare (aliás, ela não precisa ter dez mil passos, hein?): tudo começa com limpar seu rosto. Ter uma pele limpa é fundamental para que ela continue saudável e receba todos os benefícios do que você vai aplicar em seguida. Além disso, limpar seu rosto vai evitar poros entupidos (leia-se cravos e espinhas), normalizar sua produção de sebo e te ajudar a manter a pele viçosa

A limpeza da sua pele pode ser da mais simples, de um passo só, até a #loucadoskincare, que pode ser desdobrada em até quatro passos. Não importa qual seja ela, é importante que sua rotina sempre se adapte ao seu tempo e aos seus hábitos, e que a limpeza seja sempre inegociável.

Os 4 níveis de limpeza: quem é você nessa fila do skincare?

limpar a pele

E é exatamente por isso que não é nada exagerado dizer que limpar a pele é um dos passos mais importante da sua rotina de skincare. "Os passos de limpeza são os mais importantes da nossa rotina de skincare", já nos ensinou Julia Petit: "Aprender que a gente precisa limpar a pele com produtos específicos para ela e tirar resíduo é o básico, é o chão do cuidado com a pele, sabe?

É obrigatório lavar o rosto duas vezes por dia?

Limpar a pele diariamente, duas vezes ao dia (mesmo que de manhã você prefira usar apenas água micelar), é essencial para mantê-la saudável e até para garantir que sua rotina de beleza tenha uma melhor eficácia. Afinal, uma pele limpa permite uma maior penetração dos ativos cosméticos, fazendo com que o tratamento tenha resultados mais satisfatórios.

"Moramos em um país tropical e 80% da população brasileira possui pele mista e oleosa. Existe, pelo calor, uma hiperprodução de sebo. Além disso, fatores externos como a exposição ao calor, alimentação, estresse e agentes poluentes acabam ‘sujando’ muito mais a nossa pele, proporcionando a obstrução dos poros e fazendo com que ela também apresente um quadro que chamamos de erupção acneiforme. Por isso, a limpeza diária da pele é fundamental, para remover todas estas sujeiras acumuladas durante o dia e evitar problemas como acne, cravos, excesso de oleosidade e poros obstruídos”, explica a Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Como limpar o rosto?

Nós já falamos muito sobre a importância de limpar o rosto, diariamente, duas vezes por dia. Mas como? Em movimentos circulares, com delicadeza. Vai fazer esfoliação? Lave o rosto mesmo assim: "O esfoliante facilita a penetração de tudo o que você vai passar na sua pele depois, mas com uma pele que não está limpa, você acaba facilitando junto a entrada de resíduos e agentes poluentes que estejam acumulados em sua superfície", já nos explicou Dra. Denise Steiner.

limpar a pele do rosto

“A pele deve ser lavada com água morna para fria", completa a Dra. Claudia Marçal. "O melhor é evitar água quente. Para quem possui rosácea, processos inflamatórios, pele hiper-reativa, dermatite atópica e, mesmo para quem possui pele oleosa, a água quente acaba causando uma vasodilatação das glândulas”, afirmou a dermatologista.

Como você começou sua jornada de skincare?

A pele deve ser lavada em movimentos circulares, com as pontas dos dedos, massageando bem todas as áreas. Principalmente a região da zona T, que normalmente é mais oleosa. 

Existe algo como limpar o rosto demais?

Existe! Exagerar na limpeza pode acabar engatilhando o tão temido efeito rebote - que é quando tiramos tanto óleo da nossa pele que ela compensa produzindo-o ainda mais. Por isso, foque sempre na limpeza de manhã e à noite, aumentando o número apenas se necessário.

Encontre um limpador certo para seu tipo de pele

Existem produtos de limpeza para cada tipo de pele - ou para todos. Pesquise sempre antes de comprar, e procure sua dermatologista para te ajudar na escolha. Ah, e não use o mesmo sabonete que passa no corpo. É que ao não optar por fórmulas específicas para seu rosto, para as necessidades de sua pele, usar um sabonete corporal nesta região também pode entupir os poros, causando espinhas, cravos e inflamações, já que cada região do seu corpo tem suas particularidades.

Sabonetes para controle de oleosidade ou acne, por exemplo, podem tem extratos anti-inflamatórios ou ativos adstringentes, como hamamélis, camomila, hortelã-pimenta, ácido salicílico, peróxido de benzoíla e niacinamida entre outros.

Peles mais sensíveis, maduras ou secas, por sua vez, podem reagir melhor a loções de limpeza, mousses ou leites sem saponáceos, "para realizar a higiene diária sem retirar o manto lipídico protetor e apenas remover impurezas”, ressalta ainda a Dra. Claudia Marçal.

Você já conhece nosso Limpador Facial? Pensado para todos os tipos de pele, ele limpa profundamente com delicadeza, sem deixar a pele repuxando e tem ação antipoluição, combinando Niacinamida, Extrato de Moringa, Phytoesqualano e Pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação e sua barreira lipídica íntegra.

O próximo passo: o tônico

A etapa de limpeza pode ser apenas com o seu Limpador Facial, mas ela pode ser expandida em mais passos - é nela que você inclui, por exemplo, o tônico facial. Mas para que serve o tônico? Depois do limpador, é ele que vai retirar os resíduos que o sabonete não conseguiu remover (como por exemplo poluição e resquícios de maquiagem).

"O tônico é importante porque complementa a limpeza da pele, ajudando a desobstruir os poros, evitando o risco de infecções, cravos e espinhas", explica a dermatologista Dra. Camila Rosa.

Além dessa limpeza profunda, o tônico tem a função de regular o pH da nossa pele e prepará-la para receber todos os ativos dos cosméticos que você vai passar em seguida. Não só isso, tônicos também pode ter a função de tratamento, como é o caso do nosso Tônico Renovador, que com uma poderosa fórmula de tratamento com AHA 7%(ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%), limpa e esfolia a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.

E você sabia que há diferentes maneiras de aplicar o tônico?

Você pode passar o tônico com a toalhinha (lembra de todos os seus benefícios?) ou com os dedos. Com os dedos, você pode usar pressão ou como se tivesse aplicando um creme, aumentando a absorção do produto na sua pele. Com a toalhinha você promove uma esfoliação bem suave. Os dois métodos são válidos e ótimos!

A importância de tirar a maquiagem

limpar o rosto

Você pode não lembrar exatamente onde, mas com certeza já ouviu o conselho vindo de mil lugares: é fundamental demaquilar sua pele após um dia ou noite inteiros usando maquiagem

"Retirar a maquiagem antes de dormir é um dos passos mais essenciais do seu cuidado com a pele", afirma a Dra. Monalisa Nunes. "A maquiagem tem substâncias que não foram feitas para serem absorvidas pela pele ou para ficarem sobre ela por longos períodos", explica a dermatologista. "É que além da maquiagem, a gente ainda tem toda a poluição do ambiente que foi acumulada na pele durante o dia (ou noite). Além disso, muitas das maquiagens, especialmente as que as brasileiras usam, acabam sendo muito oleosas, oclusivas - ou seja, elas formam uma capa sobre a pele, que impede sua oxigenação adequeada e entope os poros. Esse entupimento de poros, por sua vez, gera as famosas espinhas e cravos", ela continua, citando ainda quadros de dermatite como consequência de deixar a maquiagem na sua pele, e não lavar o rosto para tirar tudinho antes de dormir.

limpar o rosto

"Durante o período da noite, nossa pele regenera com uma velocidade maior. Deixar a pele suja, obstruída, impede esse processo. A própria oclusão que acontece quando deitamos nosso rosto no travesseiro facilita todos esses quadros. Por isso é essencial limpar a pele antes de dormir", atesta.

Em textura óleo-gel não-comedogênica, nosso Bálsamo Demaquilante remove toda a maquiagem, inclusive à prova d'água, limpando também os poros e ajudando a reduzir os cravos. Sua fórmula conta com o incrível óleo de macadâmia que remove os resíduos sem ressecar a pele, arder os olhos ou embaçar a visão. E graças aos ômegas 7 e 9, ela também hidrata e recupera a barreira natural de proteção da pele.

E a limpeza dupla? 

A limpeza dupla, falando de forma bem direta, é você usar o óleo para fazer uma pré-limpeza na pele. Esse óleo ajuda na remoção de células mortas e excesso de sebo da pele de um jeito diferente e mais suave do que uma esfoliação.

A regrinha da limpeza dupla, em sua essência, é justamente essa: ela deve ter dois passos, sendo o primeiro um óleo de limpeza, como o nosso Bálsamo Demaquilante - que pode ser usado como cleansing oil, independente de você estar maquiado ou não - seguido pelo seu limpador favorito.

As diversas formas de usar todos os produtos da Sallve

O benefício dos óleos para a limpeza da pele é que eles retiram as impurezas que um limpador facial convencional não conseguiria remover totalmente. "Isso acontece porque eles são apolares - ou seja, eles se ligam a óleos, e maquiagens geralmente são uma rede de pigmentos em óleo - às vezes tem água, mas tem muito óleo. No caso de maquiagens à prova d'água, então, não há água na fórmula - por isso ela não sai tão facilmente", explicou Marcus Amaral, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento.

Sabe aquela aulinha de química que nos ensinou que semelhante se liga a semelhante? É o caso aqui. O Limpador Facial entra na sequência para terminar a limpeza, retirando resíduos que podem ter permanecido na pele.

Limpeza dupla: pra tirar todas as suas dúvidas

Se você quer desdobrar ainda mais a etapa de limpeza da sua rotina de skincare, pode inserir nela também o Esfoliante Enzimático, que pode ser usado até duas vezes por semana (alternando com o Tônico Renovador). Ele entra com três tipos de esfoliação - química, física e enzimática, promovendo a renovação celular da sua pele ao mesmo tempo em que a hidrata.

Limpeza da pele: conheça os produtos da Sallve

Ele vai remover células mortas e até cravos, além de uniformizar a textura da sua pele. Quando ele entrar na sua rotina de skincare, porém, é importante lembrar que ele deve sempre ser aplicado na pele limpa.

Importantíssimo: não pule nenhum dia!

Sabe aquela ideia de deixar "a pele descansar" e não passar nada nela por um dia? Esqueça. "Você ficaria um dia sem escovar os dentes para descansá-los? É a mesma coisa", já disse a dermatologista Dra. Carla Vidal.

Pense que todos os dias sua pele produz sebo. Todos os dias ela fica em contato direto com a poluição do ar, sofre os efeitos do stress, e daí por diante: "Nossa pele envelhece todos os dias. Esse envelhecimento cutâneo não vai parar se você suspender seus cuidados com a pele por 24 horas. Aliás, é o contrário: essa rotina de skincare não pode ser quebrada", alerta a dermatologista.

Pele linda é pele limpa e cuidada. Sempre!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!