Uma rotina de maquiagem pode te ajudar na quarentena

Uma rotina de maquiagem pode te ajudar na quarentena

Sabia que manter sua rotina de maquiagem durante o distanciamento social pode sim ajudar a controlar a ansiedade?

Foto: Terricks Noah/ Unsplash

Cada um vem encarando este período de distanciamento social de uma forma, buscando algo para distrair a mente e tentar, do seu jeito, aliviar o clima tão preocupante - mesmo que por alguns instantes ao dia. Vale filme, vale seriado, vale meditar, se exercitar em casa... Vale também ser mais dedicado à rotina de skincare. E maquiagem, vale, mesmo a gente não saindo de casa? Para muitos, vale sim.

Mas se você acha que continuar a se maquiar em tempos de pandemia funciona simplesmente para levantar o astral com um simples batom vermelho, calma: tem mais aí. Sua rotina de maquiagem, assim como a de skincare, pode sim te ajudar a controlar a ansiedade.

Em uma entrevista ao site Byrdie, a psicóloga Dra. Vivian Diller afirmou que "assim como o ritmo coordenado da nossa respiração durante a meditação, rotinas matutinas de beleza dão uma sensação de calma e controle." Você já deve ter percebido: somos criaturas do hábito. Três semanas dentro de casa e nossos corpos e mentes podem até ter sido afetados, mas já estão buscando se adaptar.

Segundo pesquisas científicas, essa sensação de calma e controle de rituais que fazemos toda manhã é ainda maior se a rotina for extensa - ou seja, quanto mais passos melhor.

De acordo com o Byrdie, são cinco os efeitos positivos de uma rotina de maquiagem diária:

Foco

A primeira é que passar maquiagem exige foco. Você realmente precisa prestar atenção no que está fazendo. E sabe qual é uma das melhores maneiras de aliviar a ansiedade? Investir em atividades que exigem concentração. Da mesma forma que a meditação, por exemplo, exige que você esteja presente naquele momento e nada mais, uma rotina de maquiagem exige a mesma coisa.

Controle

Quando você aplica maquiagem (ou skincare), você está no comando das suas ações e consequências (em grande parte, pelo menos). Essa sensação de ter tudo sob controle tem ótimos benefícios para uma mente ansiosa.

Menos gatilhos

Quem é ansioso sabe muito bem quais são alguns dos gatilhos que podem desencadear mais um ataque de ansiedade - entre elas o medo de algo ruim acontecer. Sabe qual é um dos maiores conselhos para controlar esses ataques? Dedicar-se a algo que lhe dê prazer, que seja produtivo, que mantenha sua mente focada no positivo. Se você gosta de passar maquiagem todo dia, essas associações positivas já te ajudam a relaxar logo pela manhã.

Cérebro estimulado

Para passar maquiagem em um ambiente com luz natural é melhor ainda: um estudo do Biological Psychiatry Journal comprovou que a exposição à luz natural logo pela manhã estimula uma região do cérebro que lida melhor com experiências que podem gerar ansiedade. Olha que maravilha!

Cuidar de você é cuidar da sua mente

Nossa ruiva Julia Petit já disse tantas vezes: maquiagem, para ela, é uma forma de autocarinho. Se você gosta de se maquiar, ter esse passo diário na sua rotina garante que você vai ter um momento seu consigo mesma, se dedicando unicamente a se curtir e se sentir bem consigo mesma. Que tal?

Voltar para o blog