Por que você não tem que se preocupar com seu peso durante a pandemia

Por que você não tem que se preocupar com seu peso durante a pandemia

Não se cobre emagrecer na quarentena. Ou melhor ainda: por que seu peso deveria ser a última das preocupações durante uma pandemia mundial.

Foto: @lettershop

Quanto tempo demorou desde o anúncio das medidas de distanciamento social para que uma enxurrada de memes sobre ganhar peso durante a pandemia começasse a tomar conta das redes sociais? Eu diria que foi instantâneo. Só esse fato isolado já denuncia muito o que se passa na cabeça das pessoas, não? Que a primeira preocupação com o anúncio de medidas tão drásticas seja o nosso corpo, e não a nossa saúde e proteção contra um vírus de efeitos devastadores.

Pois bem: é muito provável que você ganhe peso nesta quarentena. É só parar e pensar racionalmente: você está se movimentando muito menos, sua rotina mudou completamente (tem alguém aí conseguido dormir e acordar exatamente no mesmo horário de antes?) e a realidade nunca foi tão angustiante.

No meio disso tudo, quem é que não vem precisando do aconchego de um strogonoff com batata palha? Quem é que até agora não se rendeu ao amor correspondido de um prato de brigadeiro? Não se culpa não. Está tudo dentro do script. Segundo Brenna O'Malley, do site/podcast The Wellfull, em uma matéria do Huffington Post, é super normal a gente ficar com desejo de comer pizza, sorvete e afins em uma situação como a atual, porque essas comidas podem engatilhar a liberação de dopamina pelo nosso cérebro. E a dopamina é diretamente ligada à sensação do prazer. 

Isto posto, você já deve ter notado pelos seus Stories bem menos recheados de boomerangs de pratos de brigadeiro que, com o passar do tempo e do impacto inicial, nós mesmos vamos equilibrando essas "extravagâncias" com uma alimentação mais dentro do roteiro - o que não significa uma dieta restritiva!

Não é hora de dieta restritiva!

Vale ter muito claro que dietas restritivas são desaconselhadas nessa quarentena: são muitos os médicos que já se pronunciaram publicamente alertando sobre o assunto e pedindo para que ninguém embarque nesta em plena pandemia. Numa hora em que seu corpo precisa de energia total para funcionar, é uma péssima ideia restringir a ingestão de certos alimentos - o que pode desencadear quadros de anemia, fraqueza, dor de cabeça e falta de vitaminas, quando não temos acompanhamento médico. 

Ou seja, gente: saúde em primeiro lugar, mais do que nunca. Quilos a mais não deveria ser nem uma preocupação, não deveria nem estar piscando no seu radar. Até porque quanto mais você pirar que vai engordar na quarentena, mais difícil será lidar com você mesma nesse período.

A gente tem sim que pensar que a situação atual pode se prolongar por muito mais tempo do que o previsto inicialmente, e que nada - absolutamente nada! - está normal. O que a gente tem que fazer? Relaxar e para de propagar piadas sobre engordar na quarentena - elas não têm graça. A cantora Jameela Jamil, por sua vez, tem mais uma ideia ótima:

"Deixe de seguir quem te engatilha sobre ganhar peso durante uma pandemia", ela escreveu no Twitter. A gente já falou aqui sobre a importância de selecionar quem a gente quer dentro da nossa "bolha das redes", e esta é uma daquelas horas em que o raciocínio faz todo sentido. Se aqueles perfis que vêm postando seus treinos diariamente andam te dando ansiedade, dar aquele "mute" temporário e esperto neles, mesmo que sejam seus amigos, pode ajudar. 

De resto? Boa sorte, e não se esqueça: estamos vivendo uma pandemia, estressante e preocupante pra caramba, não um ano sabático. Tá? 

Voltar para o blog