potencializar hidratação

É possível potencializar a hidratação da pele?

E se a gente te disser que alguns truquinhos simples podem te ajudar a potencializar a hidratação da sua pele?

potencializar hidratação

Seja qual for o seu tipo de pele, a hidratação é fundamental para uma pele saudável, viçosa e com elasticidade. É a hidratação, aliás, um dos três passos essenciais de uma rotina de skincare: "Antes de fazer um tratamento mais focado em uma queixa específica, é fundamental que essa base de limpar, hidratar e proteger a pele esteja bem consolidada, se não nada dá certo", já nos ensinou Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Mas por que hidratar a pele é tão importante?

Basta pensar que é a hidratação que vai manter equilibrada a barreira cutânea, que é aquele escudo de lipídios e ceramidas que protege a pele das agressões externas. Com uma barreira cutânea comprometida, a pele se torna mais vulnerável a quadros de hipersensibilização, descamação e até o agravamento de doenças pré-existentes, além da possibilidade de novas lesões. Até o efeito rebote pode ser consequência de uma barreira cutânea enfraquecida.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

"Mesmo as peles oleosas precisam de hidratação para manter a barreira de proteção da pele equilibrada. Fora isso, a hidratação também vai ajudar na prevenção do envelhecimento precoce, melhorar a textura da pele, minimizar linhas finas... É um passo realmente muito importante para a pele", reforça a dermatologista.

Outro motivo para manter a hidratação em dia? Uma pele hidratada absorve muito melhor os ativos que você escolher passar nela.

Mas você sabia que é possível potencializar a hidratação?

E se a gente te dissesse que alguns truquinhos simples podem te ajudar a potencializar a hidratação da sua pele? Aqui, você conhece alguns, para tirar ainda mais proveito do seu hidratante - e até combinar outros que possa ter no armário naquelas regiões mais secas. No inverno, aliás, potencializar a hidratação é uma ideia especialmente bem-vinda, já que a pele pode ficar mais ressecada.

+ 5 doenças de pele que podem aparecer ou piorar no inverno

Segue o fio:

Limpeza em dia!

Não é à toa que a limpeza é um dos passos essenciais do cuidado com a pele. Ele é literalmente o primeiro passo para uma pele saudável. É a etapa de limpeza prepara a pele para receber tudo o que você passar nela depois. Sim, isso vale também para o hidratante.

Escolher uma fórmula que não resseca a pele também evita que sua barreira cutânea seja fragilizada, e assim o hidratante pode reforçá-la ainda mais!

+ Lavar o rosto: 7 erros comuns que você pode cometer e como evitá-los

Pode entrar, esfoliação!

Seja ela química ou física, a esfoliação promove a renovação celular removendo as células mortas da superfície da pele, desobstruindo os poros e evitando o surgimento de cravos e espinhas. Resultado? Lindos poros, desobstruídos e prontos para absorver ainda mais o seu hidratante!

+ As 4 etapas do nosso esfoliante enzimático

Massagem facial

Massagens faciais são mais do que bem-vindas na rotina de skincare. Já vimos aqui que com os movimentos e pressão certos é possível estimular a circulação sanguínea e de oxigênio, promover uma drenagem linfática, relaxar a tensão muscular, dar aquele viço na pele e ajudar na diminuição de sinais. Mais um ponto positivo para a massagem facial: ela prepara a pele para receber ainda melhor o hidratante, potencializando seus efeitos.

Ficou interessado mas não sabe por onde começar? A Julia Petit te ensina abaixo uma massagem facial especial, de apenas um minutinho!

Quer mais uma dica de massagem facial? A Amanda Pris te ensina! "Para potencializar ainda mais a penetração do hidratante, você pode fazer movimentos circulares ao redor dos olhos", ela exemplifica.

Emoliente + umectante

"Se você quiser potencializar a ação do seu hidratante mais levinho, você pode passar uma camada dele e uma camada de um hidratante oclusivo ou óleo facial por cima", ensina Dra. Monalisa, explicando: "Você faz uma camada de uma fórmula umectante e outra de uma fórmula oclusiva por cima". É como essa duplinha potencializa a hidratação? "Você vai diminuir o tempo de evaporação daquele hidratante que passou antes do umectante se passar um oclusivo por cima, responde a dermatologista.

Lembrando que fórmulas umectantes têm afinidade por água e têm como função reter a hidratação da pele atraindo moléculas de água para a superfície da camada córnea. Esse processo ajuda a compensar níveis reduzidos de agentes naturais de hidratação - os umectantes naturais chamados de NMF.

Já as fórmulas oclusivas, ou emolientes, são as que contêm algum óleo. Elas formam uma camada protetora por cima da sua pele que vai prevenir a perda de água, mantendo a umidade no interior das células córneas e ainda assegurando o nível adequado de umidade no extrato córneo. Emolientes não depositam água na pele: eles criam uma capacidade maior de retê-la.

E é aí que entra a próxima dica para potencializar a hidratação:

A hidratação após o banho

Segundo Dra. Monalisa Nunes, o pós-banho é o melhor momento para aplicar seu hidratante: "Você aproveita mais essa ação do hidratante porque a camada córnea está mais úmida e a pele mais receptiva para receber essa hidratação", explica.

"Ao sair do banho dê aquela batidinha na pele com a toalha e faça sua rotina de cuidados com a pele. Se você for usar um hidratante oclusivo, que cria essa barreira por cima da pele, isso faz com que aquela hidratação que está ali na pele dure mais, demore mais tempo para evaporar".

Mais uma camada!

"No caso do Hidratante Reparador, se você tiver uma área bem ressecada do seu corpo, você pode aplicá-lo logo após do banho e, antes de dormir, passar outra camada, já na cama mesmo. Dessa forma o hidratante fica mais tempo em contato com a pele", segue Dra. Monalisa, dando mais uma dica.

Voltar para o blog