protetor solar no inverno

Preciso mesmo passar protetor solar no inverno?

Você sabia que 80% dos raios UV passam pelas nuvens? Isso significa que mesmo em um dia nublado estamos expostos e precisamos de proteção.

protetor solar no inverno

Você já parou pra pensar por um minuto sobre como o sol é parte da sua rotina? Ele anima ainda mais os dias de calor e é combustível infalível para dias de lazer a céu aberto. Ele é uma deliciosa e acolhedora companhia quando bate na sua sala no meio da tarde, ou te convida para a varanda na hora de uma bem-vinda pausa das telas entre reuniões e prazos. Nada disso, porém, é exclusivo do verão, né? O sol é parte da sua rotina sim, não importa a estação do ano. Por isso mesmo, o protetor solar no inverno também deveria ser daquelas coisas que a gente nem pensa muito: faz total sentido sempre - faça chuva ou faça sol.

Protetor solar no inverno?

Você já conhece todos os passos essenciais de uma jornada da pele completa: limpar, hidratar e proteger são o básico do básico. Três passinhos diários, não importa o clima - e isso inclui o protetor solar: "Nós dermatologistas gostamos que as pessoas incluam o protetor solar na rotina como um hábito, assim como escovar os dentes, que você não consegue ficar sem", já comentou Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Porém mais do que usar protetor solar o ano todo - e até dentro de casa - para criar o hábito de jamais esquecer do passo que finaliza a sua rotina de skincare, proteger sua pele até no inverno é tão importante quanto protegê-la no verão - e tem tudo a ver com as radiações emitidas pelo sol. Mais especificamente aqui a UVA.

É que enquanto a radiação UVB está presente em maior intensidade nos raios solares entre 10h e 16h, a radiação UVA está presente nos raios solares o dia inteiro, não importa se está sol ou nublado: "Ela ultrapassa vidros de janelas e consegue estar presente mesmo com o clima frio e/ou nublado. Digamos que ela consegue ultrapassar todos esses obstáculos", explica Dra. Monalisa.

E o que é a radiação UVA? Apelidada de "aging" (envelhecedora, em português) por dermatologistas, é ela a radiação que está mais ligada ao envelhecimento precoce da pele por ter como maior função a liberação de radicais livres na pele e o efeito de degradação do colágeno. É a UVA também que é responsável por aquele bronzeado do sol. Vale lembrar sempre, porém, que tanto a UVA quanto a UVB podem causar manchas e envelhecimento precoce, além de estarem associadas ao câncer de pele.

A gente relembra ainda que, mesmo sem perceber, "estudos mostram que pelo menos 70% da radiação solar que recebemos durante a vida é adquirida no dia a dia, e somente 30% da radiação é obtida durante momentos de lazer", segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. E isso vale para o ano todo.

Uma duplinha superprotetora

Aliás, sabia que se você combinar a vitamina C com o protetor solar você eleva a proteção da sua pele contra os efeitos do sol?

De acordo com artigos científicos, protetores solares bloqueiam apenas 55% dos radicais livres produzidos pela exposição aos raios UV. Para otimizar essa proteção contra os efeitos dos radicais livres desencadeados pelos raios UV, antioxidantes são parceiros infalíveis, já que agem diretamente no combate aos mesmos radicais livres.

Em condições de laboratório, foi demonstrado que a aplicação de vitamina C tópica de 10% mostrou redução estatística de eritema induzido por UVB em 52% e formação de células de queimadura solar em 40-60%. Ou seja, apesar de serem incríveis sozinhos, vitamina C e protetor solar tem benefícios multiplicados quando usados juntos.

Segundo o Dr. Lucas Fustinoni, "a vitamina C age nas camadas mais profundas da pele ativando os fibroblastos, enquanto o filtro solar age nas camadas mais superiores impedindo a penetração de radiação ultravioleta".

Protetor solar no inverno para evitar efeito cumulativo

Ampliando ainda mais a conversa, uma dermatologista de Seattle, em entrevista ao site da revista GQ americana, indica o uso do protetor solar no inverno por mais um motivo: evitar o efeito cumulativo da exposição solar, que pode resultar em linhas finas, rugas, manchas e até doenças de pele. "Para isso é importante que seu protetor solar tenha proteção UVA", sublinha a dermatologista, explicando que sim: se você usar protetor o ano todo, vai evitar de forma muito mais eficaz o envelhecimento precoce da sua pele.

Quanto aplicar?

Independente da época do ano, Dra. Monalisa Nunes ensina que você a quantidade deve ser sempre a mesma, afinal, a radiação UVA não muda de acordo com a estação do ano ou o tempo, por isso passe sempre duas camadas bem generosas: "Passe uma camada, espere secar, e passe a segunda. O ideal é usar o máximo de protetor que você conseguir tolerar na sua pele. Pode até se aproximar da colher de chá, recomendação da SBD, mas se for difícil não se assuste - uma colher de chá é muito mesmo". A reaplicação também segue a mesma, de duas em duas horas, tá?

A ordem de aplicação

Tem dúvida sobre onde o protetor solar entra na sua rotina de skincare? A gente ensina: ele é o último passo, depois do hidratante, e vem sempre antes da maquiagem. Para gravar a ordem do skincare: líquido, sérum, gel, loção cremosa / creme. Começando sempre pela limpeza da pele e terminando com a proteção dos raios solares. Ou seja, traduzindo em produtos: limpador, tônico, sérum, creme para os olhos, tratamentos localizados, hidratanteóleo (se você usa). E finalmente, protetor solar.

"Essa regrinha está mais associada ao sensorial mesmo", explica Renata Ribon de Melo, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento. "Uma textura mais levinha é absorvida mais rápido, e isso vai facilitando a aplicação dos produtos seguintes".

Julia Petit complementa: "Pense no óleo como um selador de tudo o que você fez na sua pele antes, um finalizador mesmo. Como ele é mais oclusivo, tudo o que você passar depois dele não vai penetrar na sua pele, comprometendo seu efeito. Por exemplo, se você passar o óleo antes de um creme para os olhos, sua pele não vai absorver quase nada. Isso, porém, não se aplica ao protetor solar".

Conheça a linha de proteção da Sallve

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia. 

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

E aí, que tal incluir o Protetor Solar Corporal na sua rotina?

Voltar para o blog