4 problemas de pele que mais aparecem nos homens

4 problemas de pele que mais aparecem nos homens

Já ouviu falar em dermatite seborreica?

Depois de contar um pouco mais sobre como é uma rotina de skincare para eles e se há alguma diferença quanto falamos dos cuidados para pele de mulheres, ficamos curiosas por aqui para entender melhor se há algumas queixas e/ou problemas de pele que são mais comuns entre os homens.

Crédito: Unsplash

A pele masculina tem suas especificidades, como você deve imaginar. A espessura da pele e a densidade do colágeno são maiores do que nas mulheres, o que é uma vantagem em termos de envelhecimento, já que a pele masculina tem menor tendência a flacidez.

Além disso, o sexo masculino possui mais glândulas sebáceas, o que pode tornar a pele mais oleosa, principalmente na face. Dito isso, fica fácil para entender por que alguns dos principais problemas da pele masculina surgem.

“Os problemas de pele que mais acometem os homens são a dermatite seborreica, a acne e a oleosidade, além da sudorese excessiva”, contou a Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Crédito: Pexels

Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma inflamação da pele e do couro cabeludo, que causa descamação e vermelhidão, principalmente, nas sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas, couro cabeludo e no tórax. Apesar de ser comum em homens, não atinge apenas eles. Até recém-nascidos podem apresentar o quadro.

É uma doença crônica, que não tem causa totalmente conhecida. Pode ter origem genética ou ser desencadeada por fatores externos, como uma alergia, estresse ou excesso de oleosidade, por exemplo. A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode provocar a doença.

Ao contrário do que muita gente pensa, a doença não é contagiosa e não tem absolutamente nada a ver com falta de higiene. Entre os sintomas, estão oleosidade na pele e no couro cabeludo, escamas brancas que descamam, escamas amareladas que são oleosas e ardem, coceira, leve vermelhidão, possível perda de cabelo.

Se você perceber qualquer tipo de alteração na pele, é importante procurar um dermatologista. O tratamento geralmente envolve xampus anti-seborreicos e uso de cremes ou pomadas antifúngicas, podem também conter corticosteroide.

Crédito: Raw Pixel

Acne e Oleosidade

Aqui no blog, já falamos muitas vezes sobre acne, fizemos até um Guia, explicando melhor o que é, como prevenir e quando é hora de procurar um médico. A acne é uma condição que ocorre quando os poros ficam entupidos por células mortas, resultando em um acúmulo de sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas. As espinhas e os cravos costumam surgir com mais frequência no rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

Também já falamos muito por aqui sobre a pele oleosa e também um pouco sobre o efeito rebote da oleosidade, que pode ser um fator bastante conhecido na vida de que convive com esse tipo de pele.

“A acne e a oleosidade podem ser prevenidas com produtos que controlem a produção de sebo e multiplicação de fungos na pele”, reforça a Dra. Kédima.

Um grande aliada no tratamento e na prevenção é a esfoliação de uma a duas vezes por semana com o nosso Esfoliante Enzimático. Ele promove uma limpeza profunda, remove a camada de células mortas, a poluição do dia-a-dia, desobstrui os poros e estimula a renovação celular. Mas, se sua pele já estiver sensibilizada com acne inflamada, evite a região, combinado?

Crédito: Pexels

Sudorese excessiva

Uma queixa comum dos homens é a sudorese (o famoso suor!) excessiva. Se é um ponto que te incomoda, o melhor é procurar um dermatologista para entender o seu caso e verificar se realmente se trata de uma Hiperidrose, por exemplo, uma condição que provoca suor excessivo em que os pacientes podem transpirar até quando estão em repouso.

Os tratamentos são variados. “A sudorese excessiva pode ser beneficiada por procedimentos como o uso da toxina botulínica para a resolução do problema, aplicada com agulha na área que sofre com o problema e pelo uso de tecidos menos sintéticos”, alerta a Dra. Kédima.

Vale lembrar… consultar um (a) médico especialista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, ok? ;)

Algumas referências usadas para este texto

Dermatite Seborreica – SBD

Acne – SBD

Tipos de pele – SBD

Hiperidrose - SBD

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog