Proteger o cabelo dos raios UV? Fique de olho nos cuidados no verão!

Proteger o cabelo dos raios UV? Fique de olho nos cuidados no verão!

Cuidar dos fios é tarefa para o ano inteiro, mas a estação mais quente traz felicidade e também preocupação

Ah, o verão! Tem quem não goste, mas a verdade é que é uma estação animada e querida por muitos. Com o calorão, os cuidados do ano inteiro costumam ser redobrados quando o assunto é pele, porém muitas vezes os cabelos acabam negligenciados nessa história. Aliás, você sabia que proteger seus fios dos raios UV também é necessário? Pois é, não é só sua pele, não! 

Crédito: Pexels

“Os principais problemas são causados pela ação da luz ultravioleta nos fios. Ela afeta a cutícula do cabelo (camada mais externa do fio de cabelo). Com isso há degradação de proteínas e queratina (que formam o fio). Os cabelos ficam ressecados, sem brilho e quebradiços. O sol ainda pode afetar o couro cabeludo, que pode sofrer queimaduras (assim como a pele do restante do corpo). Quando há queimadura, há processo inflamatório e pode haver aumento da queda dos cabelos. Principalmente em quem já apresenta queda capilar”, aponta a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

A especialista ainda afirma que estudos recentes apontam que o maior problema para os cabelos no verão tem sido justamente os raios ultravioletas. “Nosso eixo capilar é composto de 80% a 90% de proteína. Como os raios UV têm capacidade de quebrar proteínas, é evidente que nosso cabelo sofre muito com a exposição ao sol”, conta. 

E como podemos proteger os fios dos raios solares? 

Bom, o couro cabelo deve ser protegido com protetores solares, mas também com o uso de boné ou chapéu. Já os fios, devem ser protegidos com produtos específicos como leave-in com proteção solar. 

Crédito: Pexels

“Existem alguns mais oleosos, que formam uma camada ao redor do fio que ajuda a proteger também de outros agentes como água do mar e vento”, explica a Dra. “O protetor precisa ser específico. Você não pode usar o protetor de corpo no cabelo, pois, como ele é um creme, não consegue atingir toda a fibra capilar. Além disso, o couro cabeludo pode ficar muito oleoso com esse produto”, completa. 

A forma de utilização varia de um produto para o outro, porém, mas, em geral, deve ser aplicado nos cabelos ainda úmidos, mecha por mecha, massageando da raiz às pontas. A especialista ainda afirma que o produto deve ser aplicado antes da exposição e reaplicado depois de cada mergulho ou a cada duas horas. 

“Não pense que o uso é necessário apenas na praia ou na piscina. Assim como devemos fazer com a pele, o uso do protetor solar no cabelo é indicado diariamente quando o paciente está em exposição direta, mesmo nos dias nublado. Outra forma de proteção é o uso de chapéus com proteção UV”, finaliza.

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog