esfoliação labial

Esfoliação labial: dermatologista explica os benefícios e ensina como fazer

A esfoliação labial traz vários benefícios para os lábios. Quer aprender a fazer? A gente te ensina!

Independente da época do ano, quem sofre com lábios ressecados sabe bem o incômodo que é ter aquela pelinha soltando, e que levanta aquela vontade imediata de puxá-la com os dentes. O resultado? Lábios feridos, doloridos e propensos a infecções. Mas além de manter a hidratação dos lábios em dia, a esfoliação labial também ajuda muito a manter a saúde da pele dos lábios, que é mesmo mais fina que a do resto do corpo, sabia?

esfoliação labial

Para que serve a esfoliação labial?

A esfoliação labial tem como objetivo eliminar o excesso de queratina e células mortas presentes na região com uma esfoliação física, ou seja, promovida pelo atrito de grânulos sobre a pele. No caso dos lábios, o objetivo principal é deixa-los mais maciose permeáveis. Assim, eles vão absorver melhor o hidratante que você passar neles, potencializando esse processo.

Isso ajuda não só a manter seus lábios sempre saudáveis e macios como também combate o ressecamento que pode ter se instalado, deixando pelinhas soltas. "O calor ou frio excessivo, uso de produtos muito secos como batons liquido matte, falta de hidratação, o costume de passar a língua nos lábios, uso de medicamentos e baixa umidade do ar estão entre os fatores que ressecam os lábios", explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

A esfoliação labial, como qualquer outra, porém, requer cuidados: não é necessário fazer movimentos bruscos nem muita pressão, para evitar de machucar a região ou deixá-la hipersensibilizada. Uma aplicação leve já proporciona a esfoliação física necessária para a remoção de células.

No caso do Esfoliante Labial da Sallve, você pode passá-lo nos lábios em torno de cinco vezes, até que se crie uma boa camada. Depois disso, massageie os lábios com os dedos ou friccione os lábios um no outro, para promover ainda mais a esfoliação física delicada das partículas de bambu. Em seguida, retire-o com uma toalhinha, esfregando gentilmente.

"A esfoliação deve sempre ser gentil, para fazer uma renovação celular removendo as células mortas mais superficiais" pontua Dra. Monalisa. "Por isso, fórmulas de esfoliantes labiais devem ser bem hidratantes, para não machucar os lábios".

Cuidados com a esfoliação nos lábios

É importante atentar-se sempre à indicação de uso de cada esfoliante labial. O Esfoliante Labial da Sallve pode ser usado uma vez por dia, até três vezes por semana.

E pode usar se os lábios já tiverem fissurados ou rachados? Nosso Esfoliante Labial, pode sim. Ele retira as pelinhas dos lábios sem machucar ou irritar a boca, deixando uma textura mais uniforme. Caso você tenha uma lesão aberta, porém, é melhor que essa ferida cicatrize primeiro, tá?

A mesma coisa vale se você tiver com os lábios queimados de sol. Neste caso, o melhor é apenas hidratar. "A região dos lábios, por ser mais exposta, está mais propensa a radiação UV, poluição e até a nossa propria saliva. Esses fatores prejudicam a camada protetora da pele. Se você esfoliar um lábio machucado, pode prejudicar ainda mais a formação de camada íntegra da pele dos lábios, ativando marcadores inflamatórios. O ideal nestes casos é ter paciencia e se proteger dos agressores mesmo, usando protetor solar e hidratante", complementa Renata Ribon de Melo, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento.

Hidratação sempre!

O Esfoliante Labial une a esfoliação fina e confortável do nosso Esfoliante Enzimático com a hidratação do Hidratante Labial, por isso você não precisa usar o Hidratante Labial em seguida. Ele, porém, pode seguir sendo usado na sequência ou em outros momentos, para manter a hidratação da região sempre em dia.

Um esfoliante para os lábios que junta a experiência de esfoliação fina e confortável do nosso Esfoliante Enzimático com a hidratação do nosso Hidratante Labial.

Em formato de bastão, ele é fácil de aplicar, remove pelinhas ressecadas e uniformiza a textura dos lábios já na primeira aplicação, deixando um acabamento levemente hidratante na boca. Na fórmula, partículas de bambu, vitamina E e óleo de semente de uva.

E aí, que tal incluir o Esfoliante Labial na sua rotina?

Voltar para o blog