renovação celular

Renovação Celular: o que é por que é tão importante

Aprenda como funciona esse mecanismo que garante uma pele saudável e viçosa, e por que ele é tão essencial.

renovação celular

Com o passar dos anos muita coisa na nossa pele vai mudando: a produção de ácido hialurônico e colágeno, por exemplo, vai diminuindo. Assim como o ritmo da renovação celular da nossa pele. À medida que vamos envelhecendo, ela vai ficando cada vez mais lenta. E os resultados são visíveis a olhos nus: a textura da nossa pele vai ficando mais irregular, nossa pele vai ficando sem vida, opaca... A boa notícia é que podemos ajudar o nosso corpo nesse quesito. Podemos, não: devemos!

Mas o que é renovação celular?

A gente explica: lembra das camadas da pele? Em um processo que dura de 28 dias - mas que a partir dos nossos 26 anos pode chegar a 40 dias - uma célula "nasce" na camada basal (a camada mais profunda da epiderme) e vai sendo transportada para a camada córnea (a mais superficial, composta por sub-estratos de células mortas que se descamam. É aqui também que estão localizados os poros). Lá, ela chega sem vida (células mortas, já ouviu falar?).

Idealmente, com o surgimento de novas células, as anteriores, já mortas, vão sendo descartadas, mas como já demos o spoiler, esse ritmo vai diminuindo com o passar dos anos, naturalmente. Há ainda fatores externos que agridem todo esse ritmo.

E quando esse ritmo é alterado, sua pele não está fazendo sua troca natural, o que muda, por exemplo, o brilho da sua pele, o reflexo da luz que incide nela. "Você deve recuperar essa troca também, soltar essas células e facilitar essa renovação", indica Dra. Denise Steiner. "E à medida que você faz isso, vai normalizando também a quantidade de água que fica na pele."

Por que a renovação celular é tão importante?

Porque isso tem tudo a ver com manter a sua pele saudável! Como a taxa de renovação celular diminui, nossa pele perde completamente o viço. Quando há um acúmulo dessas células mortas na camada córnea, a pele fica opaca, sem brilho e sem vitalidade. Se não estimulamos essa renovação, a pele perde sua força e não se apresenta em sua "melhor forma".

"Essa é a fisiologia normal da pele: uma célula ser trocada, não retida. Quando ela está retida, ela desidrata, e todo o funcionamento passa a ser anormal", explica Dra. Denise Steiner.

E na pele acneica?

Uma informação interessante e importante: o processo de renovação celular de uma pele acneica não é tão eficiente. Isso porque a pele acneica produz mais células mortas do que o normal, e estas mesmas células não são descartadas como deveriam. Por isso fala-se tanto da importância da esfoliação nesses quadros. Quanto mais células mortas na sua pele, maior a chance de excesso de oleosidade, cravos ou espinhas.

Sabia que o sono também ajuda na renovação celular?

Sabe o tão falado sono da beleza? Ele existe, de verdade. Sua pele entra em processo regenerativo enquanto você dorme - por isso é tão importante ter seu sono regulado: "Durante o sono, os hormônios de crescimento liberados pelo nosso organismo fazem com que a pele se renove com mais facilidade", explica Dra. Monalisa Nunes.

Por que é tão importante tirar a maquiagem antes de dormir

Então quer dizer que a nossa pele só faz renovação celular dormindo? Não! "A nossa pele faz renovação celular o tempo todo, é um ciclo contínuo. O que acontece é que durante o sono esse processo se intensifica", responde a dermatologista consultora da Sallve.

Como estimular a renovação celular da sua pele

É aqui que entra a esfoliação: ela vai desobstruir os poros e eliminar as células mortas. A solução é fácil de entender: pele livre = melhor absorção de produtos. Pele obstruída = baixa absorção dos ativos. Uma pele com sua renovação em dia é uma pele viçosa, sem poros entupidos.

Essa esfoliação, aliás, não precisa ser visível: ela pode ser feita com ácidos que agem sem descamar a pele a olhos nus. Os ácidos limpam a camada de células mortas e estimulam a renovação da pele", afirma a dermatologista Dra. Ana Carolina Sumam.

Entre os ácidos mais adorados quando o assunto é esfoliação e renovação celular está o ácido glicólico (que também estimula a síntese do colágeno).

Parte do grupo dos alfahidroxiácidos (AHAs), o ácido glicólico ajuda naquele "cimento celular" da nossa pele. Dra. Denise Steiner ensina: o ácido glicólico é capaz de soltar o desmossomo - uma estrutura que cola uma célula na outra. Soltando esse desmossomo, a renovação celular volta a ocorrer equilibradamente.

+ Alfa-hidroxiácidos: como inserí-los na sua rotina de skincare

Inclua ainda na lista dos ácidos esfoliantes que ajudam nessa renovação celular os ácidos lático, málico e salicílico, e ainda os produtos à base dos chamados retinol-like, derivados de Psoralea corylifolia, Bidens Pilosa Extract ou Linum Usitatissimum. Eles têm as mesmas propriedades do retinol e as pesquisas indicam que são mais suaves para pele.

produtos da sallve

No nosso Tônico Renovador, a ação de esfoliação suave dos três AHAs de sua fórmula (glicólico, lático e málico) é equilibrada pelos extratos de alcaçuz, hamamélis e physalis - todos com ações calmantes e anti-inflamatórias (o que também ajuda em quadros de acne!), que podem ajudar a reduzir possíveis quadros de sensibilidade da pele.

O Tônico Renovador limpa e esfolia a pele sem ressecar. Ele também hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros e uniformiza a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas, reduzindo cravos e acne e deixando a pele luminosa e viçosa.

Você já conhece nosso Kit Renovação? Ele reúne nosso Limpador Facial (para uma limpeza diária profunda sem repuxar), duas fórmulas poderosas de renovação (o Esfoliante Enzimático, sua renovação semanal, com efeito imediato, e o Tônico Renovador) e o Antioxidante Hidratante, que combina ácido hialurônico, nano vitamina C 10% e outros 4 antioxidantes poderosos, para prevenir sinais do tempo, suavizar olheiras de cansaço e hidratar controlando a oleosidade. 

Voltar para o blog