Rugas e linhas de expressão: o que funciona para prevenir e disfarçar

Ao começar a perder colágeno, a pele dá os seus primeiros sinais de envelhecimento com rugas e linhas de expressão

Há uma infinidade de produtos nas lojas para combater rugas e linhas de expressão. O aparecimento delas – fato que ainda causa certa tristeza e desespero para alguns! – começa por volta dos 30 anos, quando a pele começa a perder colágeno e sustentação, dando seus primeiros sinais de envelhecimento. No caso da pele negra ou oriental, por exemplo, isso acontece mais lenta e tardiamente. E o bigode chinês? É pesadelo para muita gente que não curte ver a marca no rosto!

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, radiação ultravioleta, excesso de consumo de álcool, o uso de cigarro e a poluição ambiental estão entre os fatores que aceleram o aparecimento dos sinais na pele. O primeiro passo para quem quer  prolongar o aspecto jovial da pele é o filtro solar, produto indispensável, todos os dias. Definitivamente, faça chuva ou faça sol, tá?!

Créditos: Kyle Loftus/Unsplash

O que funciona?

Antes de mais nada, quando o assunto são os produtos anti-sinais, o importante mesmo é saber quais tipos de ingredientes realmente funcionam na hora de prevenir e disfarçar rugas e linhas ou marcas de expressão.

A Vitamina C, por exemplo, é um importante antioxidante, que atua na produção de colágeno na pele e ajuda a reverter danos causados pelos raios UV, como indica um estudo da Universidade de Oregon. No mesmo caminho, está a Vitamina E, que também neutraliza o efeito oxidante dos radicais livres.

O Resveratrol é um potente antioxidante e tem ação protetora contra a radiação ultravioleta. O polifenol encontrado na casca e nas sementes de uva tem propriedades bioativas, como a eliminação de radicais livres, protegendo a pele do fotoenvelhecimento, do estresse oxidativo e também de doenças de pele. Saiba mais sobre esse nosso grande aliado neste texto aqui.

Outros estrelas são os Hidroxiácidos, tanto os alfa (como o ácido glicólico), como os betas (ácido salicílico, por exemplo). Eles são esfoliantes e removem a camada superior da pele, onde estão células velhas e mortas. Com isso, estimulam o crescimento de uma nova camada de pele, lisa e uniformemente pigmentada. O ácido hialurônico também brilha, já que é um super hidratante para a pele, deixando-a mais radiante.

Créditos: Sam Manns/Unsplash

Retinol também é um ingrediente queridinho e que, comprovadamente, melhora rugas e marcas de expressão, como o bigode chinês. Porém, o melhor é usar a alternativa natural desse composto, como os chamados retinol-like, derivados de Psoralea corylifolia, Bidens Pilosa Extract ou Linum Usitatissimum. Eles têm as mesmas propriedades do retinol e as pesquisas indicam que são mais suaves para pele.

Outros ingredientes que podem ajudar:

Extrato de chá verde: tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O chá verde pode ajudar a reduzir os danos causados ​​pelo sol, proteger a pele do câncer e diminuir a perda de colágeno. 

Cafeína: é também um antioxidante. Presente em loções e hidratantes, quando aplicada à pele, pode tornar as rugas menos definidas, especialmente os famosos "pés de galinha", próximos aos olhos. Entenda como age e quais são os benefícios.

Créditos: Eloise Ambursley/Unsplash

Coenzima Q10: a falta da coenzima Q10 pode resultar em uma incapacidade de produzir adequadamente o colágeno e a elastina. A partir dos 30 anos, é comum que as pessoas sejam deficientes nessa produção.

Niacinamida: é um antioxidante potente, com relação com a vitamina B3. Ajuda a reduzir a perda de água na pele e a melhorar a elasticidade. Estimula a produção de colágeno.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Tem algum ingrediente que dá mais resultado na sua pele? Alguma dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Alguns estudos e referências consultados para este texto

Crédito: Giphy

 Choosing Skin Care Products: Know Your Ingredients

Comparative study of the wrinkle reduction benefits of a cosmetic

Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging

Is Hyaluronic Acid All Hype?

The Roles of Vitamin C in Skin Health

Retinoids in the treatment of skin aging: an overview of clinical efficacy and safety

Myth vs. Reality on Anti-Aging Vitamins

Niacinamide: A B vitamin that improves aging facial skin appearance.

An antiaging skin care system containing alpha hydroxy acids and vitamins

Hydroxy Acids, the Most Widely Used Anti-aging Agents

 

vamos conversar?