A Sallve é vegana e cruelty-free?

A Sallve é vegana e cruelty-free?

A Sallve é cruelty-free? É vegana? Respondemos as dúvidas da nossa comunidade sobre a nossa linha de skincare.

O veganismo é um movimento sociopolítico que tem como bandeira o respeito aos animais: quem opta por uma vida vegana substitui toda a alimentação, vestuário, decoração, produtos de higiene e cosméticos (entre outros) de origem animal por alternativas saudáveis e éticas. Mas não só quem se dedica pra valer pelo estilo de vida acaba por decidir muitas de suas escolhas de consumo por produtos cruelty-free ou certificados veganos. Essa pode ser uma tua opção, independente de você seguir ou não o veganismo.

Uma dúvida recorrente da nossa comunidade é: qual é a posição da Sallve? É vegana? É uma marca sem crueldade animal? Então, vamos entender melhor o que cada um dos termos significa .
E um spoiler: a Sallve é vegana e cruelty-free sim ;)

O que é o cosmético cruelty-free?

Quem repara nas informações de uma embalagem da Sallve vai notar alguns símbolos na parte de trás e um deles é o do famoso coelhinho do cruelty-free, verificado pela PeTA - Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais.
É esse símbolo da PeTA que certifica que na marca e, mais especificamente, no produto com o selo, não foram conduzidos testes em animais em todas as etapas do processo: da formulação, das matérias-primas até chegar ao produto final.

Mais do que uma moda passageira, uma marca sem crueldade animal é o mínimo que podemos exigir de quem produz os cosméticos da nossa rotina diária. É o futuro da indústria cosmética. Afinal, não há mais sentido consumirmos produtos de beleza que dependem do sofrimento de um animal, enquanto temos alternativas para este tipo de prática.

+ Como funcionam os testes em animais no Brasil e o que pode mudar

E atenção: vale reparar que cruelty-free se refere aos modelos de testes executados no produto/formulação, e não sobre a sua composição de matérias-primas. Portanto, um produto cruelty-free não é sinônimo de um produto vegano.

+ Testes em animais na China: entenda a nova lei e o peso dessa decisão

O que é um cosmético vegano?

Um cosmético vegano se refere a isenção de matérias-primas de origem animal na fórmula e na fabricação, garantindo um produto final completamente isento de exploração animal. O que acontece inclusive na fase pós-produção, nos testes de eficácia e de segurança do produto. Portanto, um cosmético vegano, precisa de antemão ser cruelty-free, sem testes em animais.
E essa é uma das premissas da Sallve.

Mas como a Sallve garante a produção de cosméticos veganos? Carine Dal Pizzol, gerente do time de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve explica: "tudo é rastreável com laudo e com declaração dos fornecedores, que garantem não conter nenhum resquício de fonte animal. Temos o controle de que nenhuma das nossas matérias-primas são de origem animal, nenhum ingrediente foi testado em animais e que os nossos produtos não foram testados em animais.
Sendo assim garantimos que nossos produtos são todos veganos", explica a pesquisadora.

+ Orgânico, vegano, biodinâmico ou clean beauty: aprenda as diferenças

A importância de ler o rótulo

A Sociedade Vegetariana Brasileira é a responsável pelo selo vegano no Brasil. Porém, a certificação não é obrigatória.
Portanto, às vezes você pode ficar em dúvida se aquele cosmético que você tanto queria testar é ou não vegano. E quando não se encontra o selo de vegano, se pode sempre ler com muita atenção a lista da composição do cosmético.

É assim que você sabe, por exemplo, que um produto não contém cera ou mel de abelha, lanolina (extraída da lã de ovelha), colágeno de origem animal (de galinha ou porco), cochonilha, (corante vermelho extraído de insetos secos), queratina (retirada de chifres ou penas), almíscar (da lontra), esqualeno (tubarão), entre outros.

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog