5 sinais de que você pode estar exagerando no skincare

5 sinais de que você pode estar exagerando no skincare

2020 foi o ano que ressignificou tantos hábitos. Nossa rotina de skincare muitas vezes virou um momento de meditação e escapismo e foi celebrada por muitos como uma forma de autoconhecimento, que acalmou a ansiedade quando todo o resto só fazia com que ela aumentasse. Mas se por um lado foi incrível traçamos uma relação tão íntima com a nossa pele, por outro veio, para tantos de nós, o exagero na quantidade de produtos que temos em casa.

+ A obsessão pela shelfie e o skincare ostentação nas redes sociais

Você pode ter sentido sua pele mais sensível, notado produtos estacionados vencendo na bancada ou até na fatura do cartão de crédito mesmo, e, em algum momento, pode ter parado para se perguntar: será que estou exagerando no skincare?

Pode ter vindo justamente daí - de rotinas elaboradas com diversos objetivos que vão bem além da pele para a selfie perfeita - a tendência do "skin minimalism", ou minimalismo na pele, para 2021. Mas afinal, como saber se estamos mesmo exagerando na quantidade de produtos que temos ou usamos? Esses cinco fatores podem te ajudar a detectar.

A pele está sensibilizada

Começando pelo clássico, e que todo mundo já deve (ou deveria) saber: quando sua pele começa a ficar sensibilizada, especialmente com frequência, ela pode estar te sinalizando que você passou do ponto em seus cuidados com ela.

+ O crescente fenômeno dos diagnósticos de pele sensível

Às vezes não é nem um ativo específico, e sim sua frequência, sua reação com outros ingredientes que você já usa, ou simplesmente produtos demais em uma rotina. Nessa hora, o indicado é dar alguns passos atrás e voltar ao básico de uma rotina de skincare: lavar, hidratar (com capricho!) e proteger.

"Se você usa uma quantidade excessiva de ácidos sua pele fica irritada. Espinhas, ardência ou bolinhas vermelhas na pele, por exemplo, são sinais de que sua pele está desestabilizada, de que você exagerou nos produtos ou então que está usando produtos que não são adequados para a sua pele", explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, completando: "Pode ser sinal também de que aqueles ativos não são compatíveis entre si na sua rotina. Se você está exagerando, sua pele vai reclamar, de uma forma ou de outra".

A gente aproveita para relembrar que nossa pele tem o tempo dela para começar a reagir aos produtos que você escolhe usar, por isso, nada de ansiedade: "A pele demora em torno de 28 dias para fazer um ciclo. Então aquele tratamento novo que você está fazendo, ou mesmo um produto novo que você comprou, só vai fazer efeito depois de meses de uso, e de uma consistência. A melhor forma de cuidar da pele é tendo paciência, consistência e fazendo uma rotina sem excessos", já nos ensinou Dra. Monalisa.

+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor

Você não consegue manter a frequência dos produtos

Além de sentir na própria pele, outros hábitos podem denunciar que você está tentando usar produtos demais. É bem fácil de perceber na verdade, né? Quando você começa a notar que não tem dado conta de usar todos os produtos que tem, especialmente na frequência indicada, é sinal de que você andou comprando mais do que sua rotina pede. "Você tenta organizar a rotina mas tem tantos produtos que não consegue encaixá-los nos seus hábitos diários", diz Julia Petit. "E se você não está conseguindo fazer isso, é sinal de que está com produtos demais".

Há, claro, aquela máscara que você usa uma vez por semana, ou de repente tratamentos em que o uso é específico ou pontual para algum estado da sua pele, como a acne mais forte ou ressecamento, mas é justamente o não conseguir organizar sua rotina fixa que denota o exagero.

+ A importância do hábito na rotina de skincare

"Se você tem dificuldade de manter uma rotina maior, é melhor você enxugar essa rotina e voltar para os passos fundamentais. Você vai ter mais resultados fazendo apenas esses passos com consistência do que se usar muitos produtos poderosos, como um antioxidante ou um renovador, sem consistência", pontua Dra. Monalisa.

Você começa a perceber produtos que não usou e já venceram

Outro sinal de exagero no skincare? "Quando você começa a perceber que seus produtos estão vencendo mesmo com as embalagens ainda cheias, também é sinal de que você comprou demais", lista Julia. "Se você não consegue acabar os produtos que tem, ou começa a notar que está ali no seu banheiro parado há muito tempo e você não usa, é sinal de que você está com produtos demais. Produtos deveriam ser usados até o fim", ensina.

+ Quanto tempo temos que esperar entre a aplicação de cosméticos?

Você não vê resultado

Dentro dessa conversa sobre a importância de usar seus produtos até o fim e na frequência indicada, podemos desdobrar mais um sintoma de uma rotina de skincare sobrecarregada: alguma hora você para de sentir o efeito daquelas fórmulas na sua pele.

Uma dica é conversar com seu dermatologista, analisar o que você quer com a sua rotina e focá-la em torno desses objetivos - lembrando que isso não significa ter muitos produtos, e sim os produtos certos usados de maneira bem regradinha. "Quando você já não sabe mais qual fórmula está fazendo o que na sua pele, é sinal de que você já não sabe mais o que está tratando. E pode ser até que você esteja usando coisas que não estão fazendo nada pela sua pele", diz Julia, lembrando a importância de sempre introduzir uma fórmula de cada vez nos cuidados com a sua pele: "Para entender o que cada uma está fazendo e também como a combinação delas está agindo".

+ Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare

Você se pergunta se está usando demais

A dermatologista americana Dra. Ranella Hirsch é simples e direta: "Se você parou para me perguntando se está exagerando no skincare, fatalmente é porque está", mandou no Instagram.

Dra. Monalisa Nunes dá ainda mais um sinal de que você pode estar fazendo passos demais na sua rotina, este mais sensorial: "Você começa a sentir que sua pele mesmo nao está absorvendo o que você está passando, que tem produto demais na superfície. Se sua pele fica grudenta, pegajosa ou oleosa, é sinal de que você exagerou nos passos que usou um produto que não é adequado para sua pele", finaliza.

Por isso, preste sempre atenção no que sua pele está tentando te comunicar, e na frequência com a qual você usa os produtos que já tem. Quer mais uma dica para se organizar? Nosso planner do skincare está aqui para isso!

Voltar para o blog