Quanto tempo temos que esperar entre a aplicação de cosméticos?

Quanto tempo temos que esperar entre a aplicação de cosméticos?

Vale lembrar que a ordem da aplicação também é bem importante!

Aí está uma dúvida que paira na cabeça de muita gente na hora da rotina de skincare, principalmente quando rola preguiça ou até falta de tempo mesmo: quanto tempo a gente precisa esperar entre a aplicação dos cosméticos quando estamos fazendo nossa rotina de skincare? Precisa secar totalmente um para aplicar o outro? Existem pontos a serem considerados nesse tema e a conversa é boa!

Aplicação de cosméticos

Aplicação de cosméticos

Primeiro de tudo, você já deve ter notado que nas embalagens dos cosméticos e dermocosméticos há instruções de uso. E não à toa: é sempre bom dar aquela lida para saber direitinho como usar o seu produto. Se você é de ler rótulos, já deve ser familiar com a indicação frequente de "aplicar sobre a pele limpa e seca". É exatamente aí que nossa explicação começa.

+ Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare

"Cada produto é formulado pensando na formação de um filme e da absorção em uma pele limpa. O ideal é aguardar de 30 a 60 segundos para aplicar o produto seguinte na rotina de skincare", explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora da nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento, contribuindo com um ponto de vista técnico para a conversa. Ou seja, primeiro de tudo, é essencial que o primeiro passo seja sempre lavar o rosto.

Aplicação de cosméticos

Mas se não esperar, a eficácia é comprometida?

Dito isso, é bacana dizer que não há comprovações científicas de que se você não esperar aqueles segundinhos entre a aplicação de cosméticos tudo vai dar errado e a eficácia da sua rotina foi toda por água abaixo. Afinal, a gama de combinações possíveis entre produtos é super ampla.

+ Afinal de contas: qual é a ordem certa da sua rotina de skincare?

"Sempre dou preferência a abordar que vai da escolha do paciente, que normalmente fica mais confortável esperando secar um produto antes de aplicar o outro", aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Portanto, esperar o primeiro secar para aplicar o seguinte é apenas uma recomendação, inclusive para os produtos da família Sallve.

Aplicação de cosméticos

Conheça o rolling

Vale apontar um detalhe por aqui: por conta da fricção durante a aplicação, caso você opte por passar tudo rapidamente e sem esperar secar, há uma chance de acontecer o "rolling", que é quando um produto esfarela na pele e acaba saindo.

"Em alguns casos, a experiência de aplicação do produto para o consumidor pode ser ruim quando a primeira camada não 'assentou' totalmente na pele e, durante a aplicação do produto seguinte, com a fricção, pode acontecer de formar o que chamamos de rolling, que é o que pode comprometer a eficácia do cosmético", afirma nossa pesquisadora Renata.

Lembra que falamos que cada produto é formulado pensando na formação de um "filme" em uma pele limpa? Então, quando você fricciona a pele para passar uma nova camada de outro produto antes do primeiro secar, o que pode acontecer algumas vezes é que você acaba impedindo esse filme de se formar e é isso que gera o esfarelamento e a remoção do produto.

Ordem na rotina de skincare

Agora que você já sabe da recomendação de esperar entre 30 e 60 segundos ou até sentir que o produto secou, vamos falar sobre ordem e texturas?

+ Qual é a ordem de uso de todos os produtos da Sallve?

O ideal é sempre começar com as texturas mais leves, líquidos e séruns, e ir para texturas mais pesadas, como cremes. Afinal, quando a textura é mais leve, costuma secar mais rápido.

Aplicação de cosméticos

Para gravar a ordem do skincare: líquido, sérum, gel, loção cremosa/creme, começando sempre pela limpeza da pele e terminando com a proteção (o filtro solar!).

Pensando em produtos, essa é a ordem: limpador, tônico, sérum, creme para os olhos, tratamentos localizados, hidratante, óleo (se você usa), e protetor solar.

Voltar para o blog