Quanto tempo você dá para sua pele reagir aos cuidados com ela?

Quanto tempo você dá para sua pele reagir aos cuidados com ela?

A gente fala muito sobre cuidado com a pele, mas antes disso tem algo tão importante: quanto tempo você dá para sua pele reagir aos seus cuidados?

Foto: Icons8Team/ Unsplash 

Em pleno 2019, possivelmente uma das palavras que mais dita nosso ritmo de vida é imediatismo. Podemos pedir comida pelo celular em poucos minutos, assistir uma temporada inteira de seriado em um dia, chamar um motorista para nos levar a tal lugar e rapidinho ele está na nossa portaria, comprar online com um clique, tocar nossa vida inteira de um celular de qualquer lugar a qualquer momento... Queremos tudo, e queremos agora.

Mas embora nosso ritmo de vida esteja cada vez mais frenético (e prático, em tantos casos), algumas coisas não mudam, como a resposta do nosso corpo a como nós cuidamos dele. Nosso organismo tem seu tempo, nossa pele também. Nos acostumamos tanto a ver nossa pele perfeitinha com o arrastar de um filtro na tela de um smartphone, que muitas vezes buscamos efeitos imediatos.

"Há pacientes que tiram uma foto com filtro, trazem para o consultório e dizem que querem ter uma pele igual àquela. Mas aquela foto não é real", já contou a dermatologista Dra. Carla Vidal, que revelou para a Sallve que os tratamentos para diminuir poros são cada vez mais procurados. "Meu objetivo é tratar para diminuir a glândula, e com isso diminuir o poro. Mas muitas pacientes não querem fazer um tratamento, querem algo imediato, como sair da clínica com a pele perfeita no mesmo dia, e isso é impossível, por exemplo, se você tem a pele muito oleosa. Para isso você continua usando um filtro. É preciso estudar a pele e a partir dela desenvolver um tratamento", explica.

Tanta rapidez para conseguir o que queremos graças aos cada vez mais incontáveis gadgets gera cada vez mais ansiedade. Foi sobre isso que conversamos tanto no começo deste mês entre nós aqui da Sallve: o tempo que a gente se dá. 

O assunto rendeu tanta conversa que estendemos para a nossa comunidade no Instagram sobre paciência x ansiedade. Quanto tempo você dá para seu corpo começar a mostrar os resultados de um novo tratamento ou alimentação? E como você dribla a ansiedade enquanto o resultado não vem?

"Alimentação é algo entre trancos e barrancos… Mas estou ficando mais atenta, e buscando ajuda, e sigo rigorosamente a minha rotina com a pele!!!”

Paula G. S. Filipe  (@paulynhag)

“Geralmente tendo a trocar alguns produtos, gosto de experimentar coisas novas, mas acho que é bom ser fiel quando algo faz bem”.

Mari Thomé (@mari.thomem)

“Espero resultado, mesmo que mínimo em 1 mês e meio”. 

Marilia Ferreira (@mariliafcruz)

“Não esquecer de curtir esse momento de espera e aproveitar o processo de mudança! Pode ser tão legal quanto curtir os resultados depois :)”

Gustavo Saber (@gustavosaber) 

“Como tenho a pele sensível e alérgica, a reação negativa é bem rápida. Mas cuido pra inserir um novo produto de cada vez e observo se vai arder, ficar vermelho ou se vai dar reação alérgica. Tem que ser aos poucos ou então um de dia e outro à noite”.

Camila Bringhenti Ferreira (@magamalabaris) 

“Cada mudança deve ser amorosa e respeitando meu tempo, que é super lento. A pele leva 28 dias pra se renovar, os términos levam 18 meses pra gente superar, e todas as células de todo o corpo levam 10 anos pra se renovarem completamente. Calma, que a caminhada é longa…”

Beatriz Beck (@beatrizfpbeck)

Nem todo mundo, claro, consegue controlar a ansiedade. Aqui na Sallve, a Mari Inbar já falou sobre as tantas vezes que sua pele se rebelou e ela, querendo controlar a situação rapidinho, saiu comprando novos produtos e trocando toda a rotina, só para piorar uma situação que só precisava de tempo, carinho e paciência. Entre nossa comunidade, muitos falaram sobre como ainda estão no processo:

"Não dou tempo :( Faço todo dia uma coisa diferente..."

Andressa Carnevale (@andressacarnevale)

"Sem tempo. Tenho um bebê de três meses e outro de dois anos. Nem sei o que é cuidar da pele, cabelo. Alimentação? Como o mais fácil e quando dá tempo”.

 Shirleide Rodrigues (@shirleiders)

“Eu rezo, porque não dá pra me aguentar de tanta ansiedade! :)”

Emilly Maciel (@emilly_maciels)

Paciência não tem mistério: é exercício. Alcançar esse nirvana é entender que nossa pele, assim como o nosso corpo, só vão se beneficiar com um olhar mais holístico. E que uma coisa leva a outra: o skincare mais incrível do mundo não vai agir tão bem se você não conhecer seu corpo, seus processos, se você não cuidar da sua mente e da sua alimentação, criando um cenário positivo para que cada ativo cumpra sua função, se você não se der tempo.

O segredo? Dar o primeiro passo, e encontrar o que desliga sua mente do ritmo tão agitado das nossas rotinas. Pode ser um bom livro, uma hora na academia ou, quem sabe, uma das dicas que recebemos na nossa comunidade: 

“Meditação é ótimo <3”

Allan Kaio (@kaioallan)

Voltar para o blog