Física, química, enzimática: os 3 tipos de esfoliação e as suas diferenças

Física, química, enzimática: os 3 tipos de esfoliação e as suas diferenças

Esfoliar é o processo de remoção de células mortas da superfície da pele. Você inclui esse passo na sua rotina de cuidados?

A esfoliação da pele é uma parte importante da rotina de skincare. É querida por muita gente, mas também tem aqueles que morrem de preguiça. Se você tem dúvidas se deve ou não fazer, a gente te conta porque é necessário incluí-la na sua vida. Com parcimônia e equilíbrio, afinal, em excesso não é nada bom!

tipos de esfoliação

O que é esfoliar a pele?

Esfoliar é o processo de remoção de células mortas da superfície da pele. Ou seja, o processo de esfoliar a pele estimula a renovação celular, um processo do nosso corpo que vai ficando com o ritmo mais lento ao longo dos anos.

+ Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

Se você não remove essas células mortas, além da pele ficar opaca e sem vitalidade, isso tudo pode resultar em manchas, poros entupidos, cravos e espinhas.

E tem mais uma coisinha: além de deixar a pele mais saudável, a esfoliação pode melhorar a eficácia dos produtos para cuidado com a pele, aumentando sua absorção. Ótimo, né?

+ Como escolher a melhor esfoliação para a tua pele?

Tipos de esfoliação

A gente já contou em um post um pouco da importância do processo de esfoliar a pele e explicou como incluir na rotina, de uma a duas vezes por semana, de acordo com o indicado pelo seu dermatologista.

+ Cuidado com a pele repuxando depois de esfoliar!

Porém o que muita gente não sabe é que existem três tipos principais de esfoliação, cada um com suas vantagens e particularidades. Com certeza alguma delas (ou até mais do que uma) vai se encaixar melhor dentro das necessidades da sua pele.

Sempre bom relembrar: esfoliar a pele em excesso, sem escolher o produto que melhor se encaixe na sua rotina ou passar do ponto, pode acabar dando margem à sensibilidade cutânea.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

  • Esfoliação física

É a mais conhecida entre todos os tipos de esfoliação e sua atuação é por meio do atrito. Como assim? Bem, ela retira as células mortas a partir do atrito promovido por pequenas partículas presentes em um creme esfoliante, por exemplo, em contato com a pele.

+ Esfoliação com ferramentas: como usar a seu favor sem exageros

A esfoliação física deve sempre ser feita de forma gentil, já que se empregarmos muita força, podemos acabar sensibilizando a pele. 

Há também peelings físicos em que são usados aparelhos de microdermoabrasão por fluxo de cristais ou lixas de pontas de diamantes. Esses são feitos apenas por dermatologistas.

  • Esfoliação química

Aqui não há grânulos! A esfoliação química é feita com substâncias químicas seguras. Nesse tipo de esfoliação, o produto faz com que as células mortas se desprendam, deixando a "pele nova" com mais brilho e uma textura mais macia. 

Entre os ativos mais conhecidos para a esfoliação química estão os alfa-hidroxiácidos (AHA), que tem em sua família alguns nomes conhecidos, como ácido glicólico, ácido lático e o ácido mandélico. Os AHAs agem diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular.

+ AHAs e BHAs: a combinação que é um sucesso para pele acneica

Outro nome conhecido na esfoliação química, tem a ver com os beta-hidroxiácidos (BHA). O que os torna um grupinho especial é que eles também agem no interior do poro, ajudando ainda mais em sua desobstrução e a esfoliar profundamente células mortas e excesso de sebo - isso por ser solúvel em óleo.

Além desses dois grupos, talvez você já tenha ouvido falar no lipo-hidroxiácido (LHA), presente na nossa Máscara Super Renovadora, e também nos poli-hidroxiácidos (PHA). Os dois também são excelentes esfoliantes químicos. 

  • Esfoliação enzimática/biológica

Não é tão falada quanto as outras duas, mas deveria! Esfoliantes enzimáticos utilizam enzimas para 'digerir' o acúmulo de células mortas da superfície da pele. Podem vir de compostos naturais (biológicos), mas também podem ser sintéticas.

+ Lipase, protease e o nosso Esfoliante Enzimático

No caso da biológica, ela utiliza enzimas vindas da natureza – como a papaína (do mamão), bromelina (do abacaxi) ou a enzima da romã -, que quebram proteínas e lipídeos na camada mais superficial da pele, ajudando na remoção das células mortas e deixando-a mais fina, uniforme e viçosa. Costuma ser bem tolerada até por peles mais sensíveis.

tipos de esfoliação

Esfoliação e a Sallve

E aqui na Sallve, quais produtos podem ajudar quando o assunto é esfoliação? Vem que a gente te ajuda a entender tudo!

Esfoliante Enzimático

O Esfoliante Enzimático é um esfoliante 3 em 1 poderoso, que remove progressivamente os cravos e as células mortas sem agredir a pele e a natureza.

+ Micropartículas plásticas Vs naturais: qual escolher?

Para potencializar a renovação, combinamos três tipos de esfoliação: física (partículas de bambu), química (AHAs de frutas) e enzimática (Enzimas de Romã).

Só ele remove as células mortas sem agredir a pele, remove progressivamente os cravos, uniformiza a textura e relevo, estimula a renovação da pele, hidrata e repara a pele.

Tônico Renovador

O Tônico Renovador é uma poderosa fórmula de tratamento com AHA 7%, uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar.

+ Esfoliação, afinal de contas, é na pele seca ou molhada?

Ele também hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros e uniformiza a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas.

Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.

Máscara Super Renovadora

A fórmula Máscara Super Renovadora é uma poderosa combinação de AHA 10% (6% Ácido Lático e 4% Ácido Glicólico), LHA e retinol biomimético para promover uma esfoliação química potente.

+ Máscara Super Renovadora: esfoliação química com efeito imediato

Depois de, no máximo, 15 minutos de ação, vem o resultado: uma pele mais luminosa, com textura mais uniforme e aparência de poros reduzida. o creme oferece um sensorial gostoso e macio. Também contém alfa-bisabolol para reduzir a irritação dos ácidos.

Linha Antiacne

Você já conhece a Linha Antiacne da Sallve? Ela é a primeira jornada especialista em pele acneica, pois trouxemos uma rotina completa de tratamento antiacne que inclui: Limpador Antiacne, Tônico Antiacne, Sérum Antiacne, Óleo Antiacne e Máscara Antiacne. Conheça cada um dos produtos:

Limpador Antiacne

Limpador Antiacne é um gel-espuma, livre de sulfatos, feito especialmente para o cuidado diário das peles acneicas. desenvolvido para o uso facial, incluindo área dos olhos, mas também pode ser usado no corpo, sua fórmula possui Ácido SalicílicoMelaleuca e Niacinamida, formando uma poderosa ação para tratar e evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Tônico Antiacne

Tônico Antiacne é um tônico adstringente de limpeza, desenvolvido para peles acneicas - até as mais sensíveis. Ele limpa e controla a oleosidade da pele enquanto acalma e alivia a irritação da acne.

Sua fórmula com melaleucacentella asiáticaniacinamida e fermentados vegetais formam um poderoso aliado no tratamento e prevenção da pele acneica do rosto, mas também pode ser usado no corpo.

Sérum Antiacne

Você já conhece nosso Sérum Antiacne? Muito mais do que um secativo poderoso, ele é um sérum que ajuda a tratar e prevenir acne sem ressecar. Só ele contém o ácido salicílico - um BHA que desentope os poros - em sua concentração máxima de 2%, a melaleuca com o 4-terpineol que oferece todos os benefícios bactericidas e anti-inflamatórios sem irritar a pele, e a niacinamida e o extrato de buchu,que controlam a oleosidade e ajudam a minimizar poros dilatados

O sérum antiacne tem um efeito secativo de espinhas em até 24 horas sem ressecar. Ele também previne o aparecimento de espinhas e cravos, desobstrui e minimiza poros dilatados, controla a oleosidade e melhora cicatrizes e manchas de acne, reduz a presença das bactérias causadoras da acne, a inflamação e a vermelhidão, e ainda repara a barreira de proteção da pele.

Óleo Antiacne

Óleo Antiacne é um sérum-óleo facial de tratamento e prevenção à acne. Com absorção leve e rápida, ele tem o poder de hidratar a pele, ao mesmo tempo que fortalece a barreira de proteção e reequilibra a oleosidade da pele.

Sua poderosa fórmula contém óleo de melaleuca, que oferece todos os benefícios bactericidas e calmantes, sem irritar a pele, e Ácido Salicílico, que desobstrui os poros, além de óleo de jojoba e óleo de cominho preto. E o acabamento? Suave, macio e sem qualquer aspecto de oleosidade excessiva.

Máscara Antiacne

Máscara Antiacne é uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos.

Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante. a fórmula possui Argila Verde, Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica. 

Esfoliante Hidratante Corporal

O Esfoliante Hidratante Corporal leva a sensação de pele macia, lisa e hidratada do Esfoliante Enzimático para a pele do corpo. Ele combina esfoliação química e física. Na fórmula, ácido lático (AHA) e partículas vegetais biodegradáveis. Assim, promove a renovação celular, uniformiza o tom e textura da pele e desobstrui poros, contribuindo para prevenir o surgimento de pelos encravados. Também conta com manteiga de karité e phytoesqualano, responsáveis por deixar a pele hidratada, macia e iluminada.

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa. 

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

 

 

 

Voltar para o blog