Como tirar a maquiagem e por que esse passo é tão importante?

Sabe por que é tão importante tirar a maquiagem da sua pele - e mais ainda com delicadeza?

tirar a maquiagem

A gente já sabe muito bem que uma pele bem cuidada é essencial para que a nossa maquiagem fique ainda mais linda. A gente sabe também que preparar essa pele antes de entrar com a maquiagem também é um passo fundamental para o sucesso. Mais importante ainda? Tirar a maquiagem no fim do dia (ou da noite!), não importa se ela é pesada ou bem levinha. Será que é exagero? Frescura? Não, é coisa séria mesmo.

Tem que tirar a maquiagem no fim do dia (ou antes de dormir) sim!

"Tirar a maquiagem antes de dormir é um dos passos mais essenciais do seu cuidado com a pele", afirma Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve. "A maquiagem tem substâncias que não foram feitas para serem absorvidas pela pele ou para ficarem sobre ela por longos períodos", explica Dra. Monalisa, citando o envelhecimento precoce como uma das consequências de teimar em dormir de maquiagem: "É que além da maquiagem, a gente ainda tem toda a poluição do ambiente que foi acumulada na pele durante o dia ou noite. Além disso, muitas das maquiagens, especialmente as que as brasileiras usam, acabam sendo muito oleosas, oclusivas - ou seja, elas formam uma capa sobre a pele, que impede sua oxigenação adequeada e entope os poros. Esse entupimento de poros, por sua vez, gera as famosas espinhas e cravos."

+ Máscara cirúrgica e maquiagem: combina?

Mas não acaba por aí: Dra. Monalisa cita ainda dermatites e até manchas de pele podem surgir quando você não tira toda a sua maquiagem. "É bem comum. Às vezes a pessoa pode ter uma sensibilidade a algum componente da fórmula, que acaba irritando a pele, e acontece de depois a pessoa pegar Sol e acabar com uma dermatite de contato, que pode resultar numa mancha - especialmente em peles mais pigmentadas, como morenas e negras", explica.

"Durante o período da noite, nossa pele regenera com uma velocidade maior. Deixar a pele suja e obstruída, impede esse processo. A própria oclusão que acontece quando deitamos nosso rosto no travesseiro facilita todos esses quadros. Por isso é essencial limpar a pele antes de dormir", atesta.

+ Qual é a diferença entre o Bálsamo Demaquilante, o Limpador Facial e o Leite Micelar?

Ah, mas e a "máscara de cílios do dia seguinte"?

Sabe aquela máscara de cílios meio embolotada, borrada, que dá um visual ótimo no dia seguinte da maquiagem? Então: é melhor aprender a fazer o visual sem dormir de maquiagem. "Muita gente tira a maquiagem da pele e fica com preguiça de tirar dos olhos, para já acordar com rímel. Pego vários casos assim no meu consultório. Isso pode causar infecções, terçol, conjuntivite e dermatites nas áreas dos olhos... É bem comum mesmo", avisa. Julia Petit complementa: além de todos esses perigos, dormir de rímel resseca seus cílios, além de quebrá-los, deixando você com os fios bem curtinhos com o passar do tempo.

"Os passos de limpeza são os mais importantes da nossa rotina de skincare", ela diz, reforçando os conselhos da Dra. Monalisa: "Aprender que a gente precisa limpar a pele com produtos específicos para ela e tirar resíduo é o básico, é o chão do cuidado com a pele, sabe?", segue Julia. "Se você usa produtos de maquiagem ou protetor solar, você precisa retirar esse resíduo da pele depois, ou é como se você tivesse acumulando lixo sobre ela. Até porque se você ama maquiagem, ter uma pele limpa, bonita, hidratada e bem cuidada é importante para a próxima maquiagem ficar linda também: a aderência da base, do blush, do corretivo, da sombra, tudo fica melhor", ensina.

+ Leite Micelar: o que é, para que serve e como usar

Como demaquilar a pele

Tá, é super importante tirar a maquiagem. Mas tão importante quanto saber isso é entender que o passo não deve perturbar ainda mais sua pele - por isso é importante optar por produtos que promovam uma limpeza gentil. Um segredo para tirar sua maquiagem sem agredir sua pele? Tenha paciência. "Você tem que se dar o tempo de massagear essa maquiagem, de derreter o rímel... Não fica tímido com medo de borrar, vai borrar tudo mesmo!", brinca Julia.

Leite Micelar ou Bálsamo Demaquilante: como escolher o seu demaquilante?

Se você usar uma maquiagem pesada, o Bálsamo Demaquilante é sua escolha ideal: ele remove até maquiagens à prova d'água, e ainda ajuda a retirar cravos, podendo ser usado como o primeiro passo de uma limpeza dupla junto com o Limpador Facial. Basta aplicá-lo com as mãos e fazer uma leve massagem e pronto: até a maquiagem de longa duração é removida!

+ Maquiagem à prova d'água? O Bálsamo Demaquilante tira!

Já para aquela maquiagem do dia a dia, o Leite Micelar é seu aliado! Aqui, ao invés das mãos, você usa um algodão ou toalhinha para remover a maquiagem leve. E como ele funciona? A gente explica: ao entrar em contato com os óleos da maquiagem sobre sua pele, as micelas do Leite Micelar puxam esses óleos para dentro de suas moléculas, retirando-os assim da sua pele. Em seguida, com o atrito do algodão/toalhinha, você retira toda essa sujeira da sua pele.

+ Leite Micelar auxilia a remover e controlar a oleosidade no dia a dia

leite micelar da sallve

Usado depois do Limpador Facial para complementar sua limpeza e demaquilar a pele, o Leite Micelar ainda ajuda no controle da oleosidade e na redução do tamanho dos poros, deixando a pele com um viço incrível. Um diferencial da sua fórmula? Sua ação de acalmar a pele irritada, diminuindo a vermelhidão.

+ Como o Leite Micelar acalma a pele e reduz a vermelhidão

Em suas avaliações de Eficácia Clínica, o Leite Micelar removeu removeu a maquiagem comum na pele dos participantes da pesquisa. Ana Paula Fonseca, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento, explica o resultado: "Foram feitas imagens microscópicas da pele dos participantes, e, por análises de imagens em software adequado, analisamos o antes e o após remoção da maquiagem comum (rímel que não é a prova d'água). Nesse estudo houve um controle para remoção da maquiagem comum, comparando-o com a ação de remoção da maquiagem comum pelo nosso Leite Micelar. Quando vemos o resultado, percebemos uma redução estatisticamente significativa tanto em relação ao estado basal (pele coberta com a maquiagem comum) quanto ao controle usado no estudo".

Para deixar sua pele mais limpa ainda, você pode usar ainda com o Tônico Renovador, que faz a ponte perfeita entre a etapa de limpeza e tratamento. Sua toalhinha saiu bem limpinha e sua pele não está repuxando? Sinal de que o trabalho está feito!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!