Tônico Renovador: adstringência sem ressecar

Tônico Renovador: adstringência sem ressecar

Entenda como funciona a ação adstringente do nosso Tônico Renovador, que não contém álcool em sua fórmula

Aqui no Brasil, quando se fala em tônico, imediatamente a gente faz aquela conexão aos adstringentes. Clima úmido, calor, peles oleosas... Adstringência é palavra constante no vocabulário do skincare. Mas o que é na verdade essa função de adstringência? "Adstringentes são focados principalmente em tirar o excesso de oleosidade na pele", explica Marcus Amaral, do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Sallve, que aqui vai mergulhar no assunto e explicar como essa ação aparece no nosso Tônico Renovador.

Se quando falamos em pele oleosa no Brasil imediatamente ligamos o assunto a produtos adstringentes, quando se fala em adstringência, é quase automático pensar em álcool. É que o álcool tem mesmo essa característica, e Marcus explica por quê. "O álcool etílico (etanol) tem afinidade por certas gorduras. Por isso mesmo, ele é muito usado para retirá-las em produtos para pele oleosa. No entanto, quando passado sobre a pele, ele pode acabar causando uma disrupção da barreira lipídica natural de proteção da pele".

Justamente por dissolver essa barreira cutânea da nossa pele para agir na remoção do sebo, o álcool tem esse efeito colateral: ele pode provocar ressecamento, sensibilidade e até vermelhidão na sua pele. A gente, aliás, sentiu isso esse ano, com o aumento do uso de álcool em gel: suas mãos também ficaram ressecadas com o uso? Marcus, porém, alerta que esses efeitos colaterais em cosméticos com álcool em sua fórmula dependem da concentração do álcool ou da formulação do cosmético.

Mas nem só de astringência vive o álcool em uma fórmula de cosmético! "Ele também pode entrar como um modificador sensorial ou como solvente, ajudando a deixar uma textura menos espessa ou grudenta ou dissolvendo extratos que não sejam tão líquidos", exemplifica Marcus, ressaltando que há fórmulas com álcool que passam por todos os testes de segurança sem demonstrar ressecamento excessivo.

A adstringência no nosso Tônico Renovador

tonico renovador

Nosso Tônico Renovador, você já sabe, além de promover uma renovação diária da sua pele, minimizar poros dilatados, reduzir cravos e espinhas e deixar sua pele mais viçosa - entre outros benefícios incríveis -, também tem ação adstringente. Mas tem álcool em sua fórmula? Não! "Nossa fórmula tem todos os extratos que a gente quis usar nela e ainda função adstringente - tudo isso sem usar álcool", diz Marcus.

Na nossa fórmula, quem entra como ativo adstringente é o extrato de hamamélis, um excelente adstringente natural por conta dos taninos presentes em sua constituição (eles têm efeito secante!). Além disso, a hamamélis também é conhecida por ter potentes compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico, ajudando a prevenir e reduzir inflamações, além de acalmar a pele.

"Escolhemos a hamamélis não apenas por sua adstringência mas também por sua história no mundo", comenta Marcus Amaral, relembrando a história do Dr. Henry Thayer, um médico de Massachusetts que, em 1847, ficou famoso ao lançar o Extrato de Hamamélis como um tônico adstringente e secativo.

Além do extrato de hamamélis, os AHAs presentes na fórmula do nosso Tônico Renovador também atuam em sua função adstringente, que promovem uma esfoliação química suave na pele, como o ácido glicólico, que por conta de seu baixo peso molecular penetra a pele rapidamente e ajuda a manter os poros livres do sebo excessivo. Assim, ele previne o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade.

Adstringência sem ressecar

Como todos os produtos da Sallve, o Tônico Renovador promove o controle da oleosidade da sua pele sem ressecá-la ou prejudicar sua barreira cutânea. Na fórmula do Tônico Renovador, essa garantia vem do ácido málico - um umectante capaz de reter umidade e manter a sua pele hidratada - e do ácido lático.

O ácido lático é parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele, que é um grupo de moléculas umectantes primordiais para a retenção de água na pele. Além disso, ele estimula a produção de ceramidas, que constitui a camada de gorduras que formam a barreira cutânea. O que isso significa? Que elas ajudam a barreira de proteção da nossa pele a manter-se íntegra, restaurada, cada vez mais forte e saudável.

Já pensou em inserir nosso Tônico Renovador na sua rotina de skincare? Com sua poderosa fórmula de tratamento com AHA 7% (uma combinação dos ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%), ele limpa e esfolia a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.

Voltar para o blog