pele oleosa

Tônico Renovador: seus benefícios para a pele acneica

Como o Tônico Renovador ajuda a controlar a oleosidade e combater a acne na sua pele.

tonico renovador da sallve

A essa altura, você já conhece nosso Tônico Renovador e tudo o que tem na sua fórmula. Tem os AHAs 7% (combinando ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 2%) para limpar e esfoliar gentilmente a pele, minimizar poros dilatados, controlar a oleosidade sem ressecar e uniformizar a textura. Tem também os extratos de alcaçuz, hamamélis e physalis, que uniformizam o tom, acalmam a pele e finalizam com aquela luminosidade que a gente tanto cobiça.

Tudo isso assim, juntinho, traz uma excelente notícia para quem tem pele acneica: nosso Tônico Renovador é o melhor amigo da sua rotina de skincare!

Esfoliação e Renovação Celular

Quem tem acne sabe: esfoliar a pele é fundamental para evitar cravos e espinhas. A esfoliação remove o excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas e o acúmulo de células mortas (que é o que entope seus poros e cria o cenário perfeito para o aumento de cravos, espinhas e até pústulas), regularizando o ritmo de renovação celular da sua pele.

Nosso Tônico Renovador promove a esfoliação química, que acontece graças à ação dos AHAs, que desencadeiam uma renovação celular mais intensa e diminuem a coesão entre as células superficiais da pele.

Como assim? Dra. Denise Steiner já nos explicou: "Pensa na sua pele como uma parede de tijolos. Os tijolos são a parte da epiderme, e o cimento é o desmossomo, uma estrutura que gruda uma célula na outra. Às vezes, essa estrutura fica muito compactada, especialmente nas pessoas mais velhas, e a pele não consegue fazer sua renovação celular. O ácido glicólico tem o potencial de soltar esse desmossomo, 'esse grude'. De descompactá-lo e fazer com que a renovação celular volte a ocorrer com maior facilidade. Isso fora outros estímulos de hidratação e troca celular", explica. "O ácido glicólico faz com que a renovação celular ocorra de forma equilibrada - nem de mais, nem de menos."

Hidratação e equilíbrio do pH / barreira cutânea

Cada um dos AHAs contribui com uma ação específica para acrescentar à essa esfoliação: o ácido málico ajuda a manter o pH da pele equilibrado. Por sua vez, o ácido lático funciona como uma molécula hidratante. E sendo biomimético, ele é parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele, que é um grupo de moléculas umectantes primordiais para a retenção de água.

Além disso, o ácido lático estimula a produção de ceramidas, que são a base para manter a barreira cutânea restaurada, ajudando que ela fique cada vez mais forte e saudável. E barreira cutânea preservada significa pele protegida e prevenção do efeito rebote.

Textura da pele

O ácido glicólico é sempre citado quando se fala em textura da pele - um assunto bem importante para quem tem pele acneica. É que ele ajuda a uniformizar a textura da pele e uniformizar seu tom. Quer mais? Ele ainda ajuda no combate à oleosidade e induz a produção de colágeno.

Para a pele acneica, textura é fundamental pois, tantas vezes, quem sofre com cicatrizes de acne se sente incomodado com suas marquinhas, mas acredite: com uma textura uniformizada, até elas ficam mais sutis.

Falando em cicatriz de acne, a renovação celular promovida pelo ácido glicólico é excelente para diminuir sua aparência: como esfolia profundamente a pele, o composto promove a renovação celular e minimiza bastante a aparência de cicatrizes deixadas pelas inflamações causadas pela acne.

Oleosidade controlada

O ácido glicólico também age controlando a oleosidade da sua pele: por conta de seu baixo peso molecular, ele penetra rapidamente e ajuda a manter os poros livres do sebo excessivo.

Mas não é só ele que age nessa frente: o extrato de hamamélis contribui muito com sua ação adstringente (além de anti-inflamatória). Tudo isso acontece sem ressecar sua pele ou deixar aquele sensação de pele repuxada - o que, mais uma vez, evita a possibilidade de um efeito rebote.

Extrato de alcaçuz:

O extrato de alcaçuz presente na nossa fórmula também é ótima notícia para as peles acneicas: um composto fenol chamado licochalcona A, presente no alcaçuz, é responsável por uma super ação anti-inflamatória. Esta ação, claro, ajuda a controlar inflamações causadas pela acne, mas também contribui diretamente com a cicatrização na pele.

Como inserir o Tônico Renovador na sua pele

Você pode usar o Tônico Renovador diariamente, pulando apenas os dias em que for usar seu Esfoliante Enzimático, para evitar um quadro de possível sensibilidade da pele. Ao inserí-lo na sua rotina pela primeira vez, a recomendação é alternar os dias, por pelo menos uma semana, para que sua pele vá se acostumando com a fórmula. Ah, e nunca se esqueça do filtro solar após sua aplicação, se você deixá-lo para durante o dia.

E aí: que tal incluir o Tônico Renovador na sua rotina de skincare?

Voltar para o blog