tônico dsiferença

Tônico Renovador x Tônico Antiacne: quais são as diferenças?

A família Sallve agora tem dois tônicos. Está em dúvida sobre qual tônico pode funcionar na sua pele? Vem que a gente te explica as diferenças.

tônico dsiferença

O tônico facial é um daqueles produtos que, depois que você insere na sua rotina de skincare, é difícil se acostumar a ficar sem. São muitos os seus benefícios: ele complementa a etapa de limpeza da sua pele, servindo de ponte entre ela e a etapa de tratamento, promove uma limpeza profunda dos poros, removendo resíduos que o seu limpador facial pode ter deixado na pele, ajuda a regular o pH da pele e, com tudo isso, faz com que sua pele absorva mais ainda os ativos que você passar nela em seguida.

Há diversos tipos de tônicos, que aumentam ainda mais essa lista de benefícios do produto, e eles podem se diferenciar entre tônicos de tratamento ou de limpeza. Os tônicos podem ainda ser dos tipos calmante (com ação anti-inflamatória), adstringente (para controlar a oleosidade da pele), hidratante ou renovador (esse aumenta a velocidade de renovação celular da sua pele, o que melhora sua textura e ajuda a suavizar manchinhas), por exemplo. Vai de você escolher qual se encaixa melhor na sua pele, levando em conta seu tipo de pele, se você tem alguma condição específica (como acne, por exemplo) e o que você quer tratar.

Aqui na Sallve, a nossa família de tônicos cresceu. Agora, além do Tônico Renovador, temos o Tônico Antiacne. Mas quais são as diferenças entre os dois, e como escolher o melhor para sua pele? A gente te ajuda aqui.

O tipo de cada um

O Tônico Renovador já se define no seu nome: ele é um tônico de tratamento adstringente que vai agir diretamente na renovação celular da sua pele, removendo células mortas e hiperqueratinização que se acumulam em sua superfície, que não só tiram o viço da sua pele como entopem seus poros, dando abertura para o surgimento de cravos e espinhas - ou seja. Ele também controla a oleosidade da pele, agindo como adstringente, embora essa não seja sua principal função. Seu foco, anota aí, é na esfoliação química.

Já o Tônico Antiacne é um tônico de limpeza adstringente, que foi pensado para ajudar especificamente no tratamento da acne: além dele controlar a oleosidade, ele limpa a pele, graças a tensoativos presentes em sua fórmula, enquanto acalma e alivia a irritação da acne, enquanto previne e reduz a quantidade de cravos e espinhas na pele, graças a sua ação secativa. Seu foco é a limpeza da pele, além de acalmar a acne.

Fórmulas

O Tônico Renovador conta com uma concentração de 7%AHAs: os ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%. AHAs é a sigla para alfa-hidroxiácidos, que são ativos que promovem uma esfoliação química na sua pele, acelerando sua renovação celular, desobstruindo poros e deixando sua pele com um viço incrível, além de uma aparência mais uniforme.

Além disso, os extratos de alcaçuz e physalis agem como calmantes, enquanto o extrato de hamamélis entra com sua conhecida função adstringente.

O Tônico Antiacne, por sua vez, não tem ácidos em sua fórmula. Aqui, os ativos são melaleuca (que ajuda a regular a presença de bactérias na pele, agindo como anti-inflamatório, suavizando a vermelhidão), centella asiática (anti-inflamatório que acalma a vermelhidão, repara a barreira da pele e ajuda a prevenir cicatrizes e hiperpigmentação), niacinamida (que controla a oleosidade e ajuda a reparar a barreira protetora da pele, além de ajudar a uniformizar o tom) e fermentados vegetais (conhecidos por sua ação calmante, eles hidratam e aumentam a maciez da pele).

cicatrizes de acne

Outras diferenças

Um fator importante que diferencia essas duas fórmulas é que o Tônico Renovador não é indicado para peles sensíveis, além de poder irritar acnes inflamadas. Já o Tônico Antiacne foi testado em peles sensíveis e acalma a pele com acne.

Outro ponto importante é o modo de uso: o Tônico Renovador pode ser usado uma vez por dia, enquanto o Tônico Antiacne pode ser usado de manhã e à noite.

E enquanto o Tônico Renovador pode ser aplicado com as mãos, algodão ou toalhinha, a indicação de aplicação do Tônico Antiacne é com algodão ou toalhinha, para potencializar sua limpeza da pele, tá?

E as semelhanças...

Além dos dois serem tônicos, que entram na mesma etapa da sua rotina de skincare (após a limpeza e antes do tratamento), os dois têm ação sobre cravos e espinhas e podem ser usados no corpo (só evite mucosas).

Em resumo: se você busca um tônico que vá promover uma esfoliação química da sua pele, para deixá-la mais viçosa e uniforme, o Tônico Renovador é a sua escolha certeira (se você não tiver pele sensível, hein?). Já se você busca um tônico que vá agir na sua acne, o Tônico Antiacne é a pedida.

E aí: que tal inserir um dos tônicos na sua rotina de skincare?

Voltar para o blog