Umectantes e emolientes: qual é a diferença entre eles?

Umectantes e emolientes: qual é a diferença entre eles?

Você sabe como funcionam emolientes e umectantes? A gente te explica <3

Você não precisa nem ser muito ligado em skincare para saber que uma pele hidratada é fundamental para sua saúde. A hidratação, resumindo de forma bem concisa, nada mais é do que a retenção ou reposição de molécula de águas no organismo - que pode acontecer com a ingestão de água e o uso de hidratantes. Entre os hidratantes, duas palavrinhas são bem comuns: umectantes e emolientes, ou moisturizers e hydrating. Mas o que são eles, afinal?

Primeiro, a gente começa pela importância de um hidratante na sua rotina: "O hidratante serve para recuperar a barreira cutânea, para deixar uma pele controlada, com todos os seus fatores de hidratação e proteção equilibrados - afinal de contas, nossa pele é uma barreira entre o interno e o externo do nosso organismo, então tudo tem que estar equilibrado. E o hidratante é peça chave para isso", já nos ensinou a dermatologista Dra. Camila Rosa, que ressalta: todos os tipos de pele precisam ser hidratados diariamente. Agora vamos seguir e aprender as diferenças entre umectantes e emolientes?

Umectantes e emolientes: como os hidratantes funcionam?

Antes de tudo, vale repetir: a água é essencial para o funcionamento da nossa pele - especialmente em sua camada mais externa, o estrato córneo. E como o hidratante garante que isso aconteça? De três formas: pela hidratação por dentro das células, pela ação de umectantes ou emolientes. Você certamente já ouviu esses dois termos por aí, mas sabe exatamente o que eles significam?

Não tem problema: a gente te explica.

Emolientes (Moisturizers em fórmulas gringas)

Grandes amigos das peles ressecadas, emolientes são óleos vegetais, ácidos graxos (ômega 6 e 3) ou lipídios de consistência fluida de consistência fluida que formam uma camada protetora sobre a pele, entre outros. Essa camada previne que a sua pele perca água, mantendo a umidade no interior das células córneas e ainda assegurando o nível adequado de umidade no extrato córneo. Resultado? Pele macia, suave e flexível.

Conforme vamos envelhecendo, a capacidade da nossa pele de reter água vai diminuindo, o que vai deixando-a mais seca e rugosa. Agentes emolientes são ótimos justamente para a prevenção destas rugas do ressecamento da pele. Além disso, em uma fórmula, eles são responsáveis por fazer com que ela se espalhe melhor sobre a nossa pele.

Ao contrário do que pode se pensar, porém, emolientes não depositam água na pele: eles criam uma capacidade maior de retê-la. Sabe aquele velho papo de passar seu hidratante logo após o banho? É exatamente por isso: quando você o faz, retém toda aquela água na sua pele - e o emoliente dá um super boost nesse processo, agindo como um escudo.

hidratante reparador

Umectantes (Hydrating em fórmulas gringas)

Umectantes são agentes hidrolíficos, ou seja, que têm uma afinidade por água. Sua função também é reter a hidratação da pele, mas aqui o mecanismo é diferente: umectantes retém essa hidratação natural da pele atraindo moléculas de água para a superfície da camada córnea. Esse processo ajuda a compensar níveis reduzidos de agentes naturais de hidratação - os umectantes naturais chamados de NMF.

Nas fórmulas, os umectantes agem também para melhorar a consistência de um produto, evitando que ele cristalize. Entre os umectantes, destacam-se a glicerina, aloe vera, o pantenol e o ácido hialurônico (estes presentes na fórmula do nosso Hidratante Firmador).

Ainda sobre o ácido hialurônico, um dos maiores heróis do skincare e que também aparece na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante (juntinho com outro umectante, a niacinamida): ele ainda ajuda na prevenção e suavização de linhas finas preenchendo os espaços entre as células, deixando a pele com um aspecto liso e hidratado. Quer ter uma ideia do seu poder? Um grama de ácido hialurônico consegue reter mil vezes seu peso em água!

A fórmula do nosso Hidratante Reparador, por sua vez, reúne umectantes e emolientes, para uma hidratação poderosa da sua pele. O pantenol nas duplinha com outro umectante, os eletrólitos, que regulam o balanço hídrico da sua pele, entre vários outros benefícios benefícios incríveis para a sua pele. Já as ceramidas e manteiga de karité são emolientes.

O Hidratante Reparador é um hidratante múltiplo, não comedogênico, que pode ser usado no rosto e no corpo inteiro. Só ele nutre e acalma peles secas e sensibilizadas, repara danos e restaura regiões extremamente ressecadas.

Formulado especialmente para peles sensíveis, secas e ressecadas, mas com benefícios comprovados em todos os tipos de pele, o Hidratante Reparador repara regiões ressecadas como mãos, cotovelos e pés, reduz a vermelhidão, deixa a pele luminuosa e com toque macio, previne acinzentamento e descamação e é um cremão vegano, sem silicone, óleo mineral ou crueldade.

E aí: que tal inserí-lo em sua rotina de skincare?

Voltar para o blog