6 cuidados para manter as unhas sempre saudáveis

6 cuidados para manter as unhas sempre saudáveis

E já adiantamos: é importante um período sem esmaltação!

Cuidar das unhas é muito mais do que lixar, cortar e passar um esmalte belíssimo, sabia? É preciso observá-las e mantê-las saudáveis, porque é por elas que muitas vezes descobrimos que algo não vai bem com o nosso corpo.

Crédito: Pexels

“É importante se preocupar com a saúde das unhas, pois podem nos alertar de algum distúrbio metabólico ou alguma doença sistêmica”, alerta a Dra. Carolina Gramigna, da Clínica Dra. Adriana Cairo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A especialista ainda faz um alerta para quem tem “unhas finas e quebradiças”. “Podem sinalizar desde cuidados inadequados com as unhas até doenças sistêmicas (como hipotireoidismo, diabetes e insuficiência renal) e carências e deficiências nutricionais”, aponta.

Crédito: Giphy

E quais seriam os cuidados para manter as unhas sempre saudáveis?

  • As unham devem ser cortadas com tesoura ou aparadas com lixas de uso pessoal ou material descartável. “Mantê-las mais curtas evita que quebre e acumule sujeiras abaixo da lâmina ungueal”, explica a Dra. Carolina Garmigna.
  •  A gente sabe que é difícil, mas é importante não retirar as cutículas! “Uma dúvida comum é sobre a cutícula e essa não deve ser retirada, porque sua função é a proteção da unha”, alerta a especialista.
Crédito: Giphy
  •  Não lixar acima das unhas. Isso retira a camada mais superficial de queratina, deixando-as mais frágeis.
  • Manter a unha sem esmaltes pelo menos uma semana por mês. Neste período sem esmaltação, a dica é aplicar hidratantes para evitar o ressecamento.
  • Nada de roer as unhas! Achou mesmo que a gente ia deixar passar? “Roer as unhas é um hábito prejudicial, pois expõem as várias camadas de queratina das unhas de maneira irregular, deixando-as mais vulneráveis a traumatismo externos e infecções. Devemos lembrar que esse hábito desgasta a superfície dos dentes tornando-os sensíveis e aumenta a propensão a disfunção da articulação temporomandibular (ATM)”, explica a especialista.
Crédito: Giphy
  • Alimente-se bem! As unhas são formadas principalmente por queratina e minerais como cálcio, magnésio, sódio, ferro e zinco. Proteínas de origem anima, frutas vermelhas, vegetais verdes escuros e oleogionosas podem ser alimentos amigos para a saúde e firmeza das unhas. O ideal é procurar um nutricionista para saber como inserir alimentos na rotina.

Vale lembrar… consultar um (a) médico especialista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, ok? ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog