Vitamina C para o rosto: o que é, para que serve, quais os benefícios

Vitamina C para o rosto: o que é, para que serve, quais os benefícios

Aprenda tudo sobre esse antioxidante que deveria ser seu melhor amigo desde cedo: o que é, como age na pele, por que é tão incrível, se dá acne... Seu guia completo para a vitamina C para o rosto está aqui!

vitamina c para o rosto

A vitamina C para o rosto é o vestido preto da beleza: um clássico indispensável, que vai te dar uma forcinha em várias ocasiões. Isso porque este ingrediente estrelado na indústria cosmética, sintetizado pela primeira vez em 1933, acumula uma lista de benefícios, muito estudados ao longo dos anos. 

A vitamina C para o rosto é um poderoso antioxidante, que auxilia na despigmentação, combate a presença de radicais livres que causam envelhecimento da pele, melhora a síntese de colágeno e muito mais.

Mas como a vitamina C para o rosto atua? Como devo inserir na minha rotina? É seguro? Quem pode usar? Aqui vão algumas respostas para dúvidas comuns, para te ajudar a entender tudo por trás desta substância queridinha.

No mundo da vitamina C, pura e derivadas

Vitamina C para o rosto: o que é?

A vitamina C é um nutriente hidrossolúvel, que apesar de ser essencial para o nosso organismo, não é produzido naturalmente. Por isso, para manter os seus níveis normalizados, você pode ingerir frutas como acerola, laranja, morango e limão, além de legumes fresquinhos, como espinafre e brócolis, que são ótimas fontes naturais da substância.

Para você ter uma ideia, a vitamina ajuda a melhorar a saúde dos ossos, circulação sanguínea, além de fortalecer o sistema imunológico. Isso quer dizer: diga adeus às gripes e resfriados - vale saber que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma dose diária de 45 mg da vitamina.

Trio do viço: o incrível poder de combinar vitamina C e ácidos

Quais são os benefícios da vitamina C para o rosto?

A vitamina C para o rosto está presente hoje em diversas formas e texturas. Nós a encontramos em loções, hidratantes, géis, séruns e máscaras. O uso tópico da vitamina pode fazer maravilhas pela nossa pele e tem uma lista extensa de benefícios.

Ácido hialurônico e Vitamina C: a combinação que é incrível para a sua pele

A vitamina C é antioxidante

Primeiro, o poder antioxidante, que é perfeito para proteger a pele dos efeitos negativos da exposição solar e da poluição. Todo os dias estamos expostos a estas agressões, que induzem à presença de radicais livres, moléculas soltas de oxigênio nas células e que aceleram o processo de envelhecimento da pele.

Há ainda outros agentes que aceleram o envelhecimento, como a luz azul, o cigarro, o excesso de álcool, a alimentação desequilibrada, o stress e as poucas horas de sono. E tudo isso acontece enquanto você nem mesmo se dá conta, já que a capacidade de antioxidação natural da pele cai a partir dos 18 anos.

A notícia boa? A vitamina C é capaz de neutralizar esses radicais livres. Ainda assim, ela não fornece uma proteção completa à exposição solar. Por isso deve ser usada em parceria com os filtros solares.

Conheça a vitamina C da Sallve, com nanovitamina C a 10%, ácido hialurônico, resveratrol, cafeína, carnosina e niacinamida

A vitamina C dá mais firmeza à pele

Já contamos por aqui que o colágeno é uma proteína importantíssima para a elasticidade da pele e que, a partir dos 25 anos, estima-se que a produção caia 1%, a cada ano. Para evitar isso, a vitamina C pode oferecer uma ação completíssima! Ela não só consegue promover a síntese de colágeno na pele, como também previne a degradação da proteína. Por este motivo, a pele terá mais fibras, ou seja, mais firmeza e menos linhas finas, como sugere este estudo.

A vitamina C hidrata

Para quem procura hidratação, a aposta neste ativo é certeira! Um estudo publicado na Índia, mostrou que um dos derivados da vitamina C, o ascorbil fosfato de magnésio, tem propriedades hidratantes e consegue impedir a perda de água da barreira natural da pele. Ideal para manter a pele viçosa e dar uma revitalizada quando a pele estiver cansada.

Como agem os antioxidantes da fórmula do Antioxidante Hidratante?

A vitamina C tem ação despigmentante

E as propriedades não acabaram por aqui, viu? A ação clareadora da vitamina C é super importante. A substância funciona muito bem para tratamento de melasma e outros casos de hiperpigmentação. Isso porque consegue inibir a produção da tirosinase, uma enzima que atua no processo da formação de melanina. Como ela age na raiz do problema, além de clarear, ela também previne o aparecimento de novas manchinhas escuras.

Além disso, também consegue uniformizar o tom da pele. Dessa forma, a deixa mais radiante e iluminada. Se você quer um creminho para melhorar olheiras, procure também o ativo.

Como usar vitamina C no rosto?

Passa o inverno, chega o verão e você pode continuar usando a vitamina C, combinado? Afinal, para o verão, o seu poder antioxidante é essencial. Principalmente quando combinado a um filtro solar. No dia a dia, essa substância funciona bem tanto na rotina matinal quanto noturna.

Muitos dermatologistas defendem o uso da vitamina C logo de manhã, e esse conselho não é à toa. Muito se discute hoje os efeitos negativos da radiação solar e da poluição na pele. A vitamina oferece, então, uma espécie de escudo antioxidante.

Quando usada antes do protetor solar, é puro sucesso! Neste estudo, é possível ter uma ideia dessa ação eficaz, com o uso tópico da vitamina C combinado à vitamina E, ou tocoferol.

Pele viçosa: como alcançar esse cálice sagrado do skincare

Mas não esqueça de incluir também à noite: enquanto você dorme, os radicais livres continuam agindo! Além disso, durante este período noturno, nossa pele entra num modo de reparação. Dessa forma, fica mais apta às mudanças e renovações, pronta para receber um tratamento multifuncional como esse.

Quais são as formas da vitamina C?

O ácido l-ascórbico é a forma pura e mais potente da vitamina, como aponta este estudo. Mas vale saber que é uma estrutura molecular que oxida facilmente, perdendo as suas propriedades incríveis, ao entrar em contato com água, luz e ar.

Uma forma de garantir a estabilidade e melhorar a penetração da vitamina C na pele é com a tecnologia. Mais especificamente, com a nanotecnologia. Assim a vitamina C fica protegida em cápsula e vai agindo ao longo do dia. Outro ponto positivo desta tecnologia é que garante a estabilidade do ativo, mesmo em embalagens transparentes.

Concentração ideal de vitamina C

Esse é um detalhe que não pode passar batido. Afinal de contas, se você começar de cara com uma concentração alta do ativo, com 20% por exemplo, poderá sentir os efeitos negativos na pele, como a acne. Mas não é o que a gente quer, não é mesmo?

Isso pode acontecer porque produtos concentrados demais podem acelerar o metabolismo celular da pele. Entre outros efeitos negativos podem aparecer também vermelhidão ou descamação. Ei, calma lá! A vitamina C é uma nossa aliada, não precisa ficar com um pé atrás, viu? É só começar com uma concentração mais baixa.

Pode usar o Sérum Uniformizador e o Antioxidante Hidratante juntos?

A sua pele precisa de um tempinho para se acostumar com o ingrediente. O segredo do sucesso é começar com concentrações mais baixas, entre 5% e 10%, e depois ir testando a tolerância da sua pele com concentrações maiores. Lembrando que nem sempre o percentual maior é o melhor. Este estudo mostrou que concentrações de vitamina C pura acima de 20% tem pior absorção pela pele.

Pode combinar a vitamina C com outros ativos?

Pode sim! A vitamina C quando combinada com outros ativos tem as suas ações potencializadas. Entre os pares dos sonhos com a vitamina C estão:

  • Resveratrolcom propriedades antioxidantes, ação protetora contra a radiação ultravioleta e eliminação de radicais livres, o ingrediente faz um par dos sonhos com a vitamina C. Juntos, potencializa a ação antioxidante - o ideal para peles fotodanificadas pela exposição solar ou luz azul - e rejuvenesce a pele com linhas finas e rugas ao melhorar a síntese de colágeno.
  • Ácido ferúlico: com propriedades reparadoras e antioxidantes, este ingrediente combinado com a vitamina C neutraliza o acúmulo de radicais livres e oferece maior fotoproteção.
  • Ácido hialurônico: com propriedade de hidratação, quando combinado com a vitamina C resulta em mais colágeno de qualidade produzido na pele, retardando o envelhecimento da pele.
  • Vitamina E: com propriedades antioxidantes, combate os radicais livres e promove a renovação celular. Quando usadas em conjunto, a vitamina C sintetiza o colágeno enquanto a vitamina E mantém as ligações entre as fibras de colágeno.
  • Carnosina: ativo biomimético, que protege a pele dos danos dos radicais livres, reforçando o escudo protetor contra danos da luz azul, infravermelho e visível. Além disso tem função anti-glicante, impedindo que ocorram ligações entre moléculas de açúcar e de proteínas na pele (como colágeno e a elastina). Combinado com a vitamina C, potencializa os efeitos do ativo. Na nova fórmula do Antioxidante Hidratante, na verdade, potencializa os efeitos de todos os outros ativos antioxidantes (niacinamida, resveratrol, vitamina E e cafeína).

Funciona em todos os tipos de pele?

Sim! A substância é indicada para todos os tipos de pele. Se você tem acne vulgar e rosácea também pode se beneficiar com a vitamina C, já que ela tem propriedades anti-inflamatórias, reveladas neste estudo. As peles negras, que são mais propensas à hiperpigmentação, podem desfrutar tranquilamente das propriedades clareadoras do ativo.

Um estudo feito na Índia mostra que são raríssimas as reações ligadas ao uso tópico da substância, como hipersensibilidade e irritações. Uma boa notícia, né?

Vitamina C pode causar acne?

Dra. Monalisa Nunes é categórica ao responder a pergunta: "Não, vitamina C não causa acne. Não há qualquer comprovação de que o ativo ácido ascórbico [forma pura da vitamina C] seja comedogênico", diz a dermatologista consultora da Sallve. Ela explica que são os veículos da maior parte das fórmulas vitamina C em cosméticos que costumam ser comedogênicos, por serem mais oleosos, "para que ele fica com uma cosmética viável", segue. Por isso, é importante atentar-se se a fórmula dos cosméticos com vitamina C que você quer usar são não comedogênicos.

Gravidez 

Para mulheres grávidas ou lactantes, vale consultar um médico antes de utilizar a vitamina C tópica. Pessoas que não se encontram em condições normais de saúde, como quem está com câncer, imunologicamente debilitado ou outra anomalia de pele, sempre devem procurar a opinião de seu médico.

A vitamina C na Sallve

vitamina C para a pele

Você já conhece o Antioxidante Hidratante da Sallve? Ele é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. O Antioxidante Hidratante combina a hidratação do Ácido Hialurônico a seis antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida, Cafeína e agora a carnosina. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul

E o Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB, você conhece? Nossa fórmula reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, o Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

Óleo Antioxidante (facial)

vitamina C para o rosto

O ÓIeo Antioxidante facial é um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele. Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina c, quercetina, phytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

Antioxidante Hidratante Pele Sensível

vitamina c para o rosto pele sensível

Um sérum hidratante com nano vitamina C 10%, que alia alta hidratação com ação antioxidante e prevenção dos sinais do tempo. Sua fórmula conta com 3 tipos de vitamina C, que atuam para uniformizar o tom e a textura da pele, trazendo de volta o viço e a luminosidade natural.

Desenvolvido para peles sensíveis, que por muitas vezes não se adaptam a fórmulas com vitamina C, ele possui ativos calmantes como Bisabolol e Phytoesqualano. Conta ainda com mais dois super antioxidantes, a Astaxantina e a Quercetina, que em sinergia com os demais ativos contribuem para uma pele mais macia, hidratada e radiante.

Algumas referências e estudos usados para este texto:

In vitro antioxidant activity and in vivo efficacy of topical formulations containing vitamin C and its derivatives studied by non-invasive methods.

UV photoprotection by combination topical antioxidants vitamin C and vitamin E.

The Roles of Vitamin C in Skin Health.

Topical vitamin C: a useful agent for treating photoaging and other dermatologic conditions.

Vitamin C in Dermatology.

Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog