Vitamina D: qual a real importância dela para nossa saúde?

Vitamina D: qual a real importância dela para nossa saúde?

O que é a vitamina D, qual é a sua importância para a nossa saúde, se o filtro solar atrapalha e se todo mundo precisa de suplementos: todas as respostas estão aqui!

Você já deve ter ouvido falar que tomar sol é super importante para elevar os níveis de vitamina D no seu corpo, né? Mas você tem alguma ideia do motivo de ser tão vital para a sua saúde? Bem, já podemos adiantar que ela ajuda na resistência imunológica, a proteger os ossos e evitar problemas cardiovasculares, entre vários outros pontos incríveis. 

O que é a vitamina D?

Primeiro, é necessário explicar que a vitamina D, na verdade, é um hormônio esteroide lipossolúvel. Quem explica melhor é o Dr. Cláudio Ambrosio, especialista em endocrinologia e metabolismo: "Ela é produzida em um local e vai fazer efeito em outro local. Essa é uma característica hormonal. O hormônio é produzido em uma glândula, que vai agir em outro local, certo? Então, por definição, cientificamente, a vitamina D se tornou e é reconhecida como hormônio".

+ Benefícios do sol para a saúde: muito além da vitamina D

A vitamina D foi chamada desta maneira nos anos 20, pois os especialistas acreditavam que ela só poderia ser obtida por meio da alimentação. Ela foi descoberta depois das vitaminas A, B e C, exatamente por isso, ganhou no nome a letra D. Só na década de 70 é que descobriram que ela poderia ser sintetizada pelo organismo. Ou seja, não é uma vitamina!

Ela é tão importante que controla nada menos do que 270 genes, incluindo células do sistema cardiovascular. "Ela está presente em, mais ou menos, 15% do nosso genoma. Veja a comparação: de nós para o macaco, são 2% de diferença no genoma. A vitamina D está presente em 15% do genoma humano! Daí você vê a importância dela para a saúde. Seja na resistência imunológica, para a resistência orgânica e vários outros sistemas que ela participa ativamente e diretamente na saúde, como por exemplo, osteopenia, osteoporose, alterações osteoarticulares e da coluna, por exemplo”, completa o especialista.

Protetor Solar FPS 60: conheça sua defesa multifacetada

E o que o sol tem a ver com vitamina D?

É justamente através da exposição ao sol, mais precisamente aos raios ultravioletas B, que conseguimos sintetizar uma maior quantidade de vitamina D."Cerca de 10-20% da forma ativa da vitamina D provém da dieta. E 80% da vitamina é sintetizada na pele, a partir de uma substância derivada do colesterol (7-dihidrocolesterol) a partir de reações enzimáticas das quais participa a luz solar", explica a dermatologista Dra. Kédima Nassif.

+ Vitamina C antes do protetor solar eleva proteção contra os efeitos do sol

Talvez você esteja querendo saber em quais alimentos ela pode ser encontrada também. Bem, não são tantos assim: peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Leite, ovos e fígado bovino também têm a vitamina, porém em baixa quantidade. Para conseguir suprir a quantidade diária de vitamina D, teríamos que consumir esses alimentos em grande quantidade. O que não é viável. Por isso, a luz solar é tão importante.

Filtro solar atrapalha?

A classe médica até se divide quando o assunto é proteção solar e vitamina D, mas novos indícios científicos apontam que o filtro solar não atrapalha tanto quanto se imaginava. "É um tema polêmico. Alguns estudos indicam que usar muito protetor solar, com FPS alto, pode impedir que a radiação ultravioleta B entre em contato com a pele. Essa radiação ultravioleta B é que inicia a conversão da pré-vitamina D na vitamina D ativa, que depois vai ser absorvida e vai ter aquela função importante, que já conhecemos", explica Lucas Portilho, farmacêutico e pesquisador em Cosmetologia, especialista em fotoproteção.

Preciso mesmo passar protetor solar no inverno?

"Existem estudos que dizem que isso acontece, então não posso dizer que é um mito, porque de fato há poucas evidências científicas relacionadas a isso. Uma das últimas revisões científicas, publicada em abril de 2019, conclui que existem poucas evidências relacionando o uso do protetor com a diminuição da vitamina D. Não existe uma verdade sobre isso. Dependendo do profissional da saúde, um dermatologista, por exemplo, nunca vai indicar ficar exposto ao sol. O que ele vai fazer? Uma suplementação oral de vitamina D. Eu não indicaria, não exporia um paciente ao sol sem proteção. Tá com hipovitaminose? Há estudos que falam que a suplementação é eficaz. Não existe um consenso na classe médica sobre o que deve ser feito. Cada especialista faz o que a sua categoria recomenda", conclui.

A dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff não recomenda tomar sol sem proteção em hipótese alguma: "A absorção da vitamina D depende de doses muito baixas de UVB em pequenas áreas do corpo. Ou seja, não é necessário deixar de passar o filtro solar para absorver os raios solares para produzir vitamina D. O protetor solar deve ser aplicado diariamente para evitar câncer e fotoenvelhecimento da pele", afirma.

+ É no dia a dia que recebemos 70% da radiação solar da nossa vida

A Dra. Jade Cury Martins, coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, também alerta que o uso de proteção solar é importante. "Em relação a uso de protetor solar e a síntese de vitamina D, o que a gente tem de estudos em relação a isso: foi um publicado uma revisão no British Journal of Dermatology, que foi um painel de especialistas que reviu tudo o que tinha na literatura sobre o uso de proteção solar e e vitamina D. E o que concluíram? Que os estudos de vida real, com a quantidade de filtro solar que a gente aplica, a regularidade que a gente aplica, em um contexto de vida real, não eram suficientes para diminuir a síntese de vitamina D", explica.

"No final desse estudo, a conclusão deles é que o uso do filtro solar no dia a dia, na rotina, deve, sim, ser recomendado. E que esse uso do dia a dia que a gente faz não vai alterar a síntese de vitamina D. Então, ele recomenda em países não tropicais um fator de proteção FPS no mínimo 15 e, em países de maior incidência de radiação, como os tropicais, um FPS de no mínimo 30. O que ele fala é que, quando você vai ficar exposto, uma exposição recreacional, na praia, na piscina, você tem que aplicar com mais cuidado a proteção solar", completa.

Todo mundo precisa de suplementação oral?

Talvez você já tenha ido ao médico e escutado que tem uma leve ou grande deficiência em vitamina D. Isso é mais comum do que muita gente imagina. Como apontam alguns estudos, mais de 75% da população brasileira sofre com isso.

Verdades e mitos sobre Protetor solar

“Nem sempre tomar sol é o suficiente. Muitas vezes, em algum momento da vida, a pessoa vai precisar de uma reposição. Veja que nós moramos em um país tropical e a incidência da deficiência é muito alta”, aponta o Dr. Cláudio Ambrosio.

Se você tiver uma deficiência, o ideal é consultar um médico e ver quais passos devem ser tomados. Pessoas idosas, por exemplo, produzem menos vitamina D em resposta à exposição solar, é uma questão metabólica. Portanto, consulte um especialista para entender melhor o que acontece no seu caso.

+ Radicais livres: o que são e como proteger sua pele

Um ponto interessante também é que a deficiência de vitamina D em mulheres grávidas pode aumentar o risco de hipertensão arterial e diabetes gestacional, por exemplo. Ou seja, muitas vezes a suplementação pode ser necessária nesses casos.

Apesar disso, saiba que é possível, sim, produzir vitamina D suficiente. “Indivíduos com boa exposição solar, fototipos mais claros (a melanina prejudica a absorção da luz na pele) e sem contraindicação à exposição solar mínima, conseguem produzir vitamina D sem a necessidade de suplementação”, explica a Dra. Kédima Nassif.

Quais os benefícios?

Manter os níveis dentro dos valores aceitáveis, só traz benefícios. “A vitamina D controla os níveis de cálcio no organismo, possui funções de controle da imunidade, participa do controle dos níveis pressóricos no organismo, participa do ganho de massa magra, controla a secreção de insulina e tem ação protetora contra câncer. Na pele, participa da prevenção do câncer, das doenças inflamatórias e autoimunes e mantém as funções das células funcionando em harmonia”, afirma a Dra. Kédima.

+ 10 fatores que influenciam na saúde da nossa pele

Ou seja, para ter ossos fortes, saiba que este hormônio regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo. Exatamente por regular essas substâncias, tem um papel importante na contração muscular, inclusive, no coração. Quando temos deficiência de vitamina D, podemos estar mais expostos a riscos de fraturas e quedas, por conta da fraqueza muscular.

Além disso, segundo artigos científicos, tem se mostrado essencial para a força do sistema imunológico. Células que fazem parte do sistema imunológico têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, prevenindo doenças. 

Proteção na Sallve

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Já o nosso Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição.

Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Um protetor facial muito resistente? Temos por aqui também. Conheça um protetor solar com alta proteção FPS 60 UVA/UVB e muita resistência à água e ao suor, sendo ideal para uso diário e também para prática de esportes.

Seu formato em bastão, além de ser prático para carregar na bolsa, proporciona uma aplicação rápida e simples, facilitando a reaplicação do protetor ao longo do dia.

Invisível na pele, sua fórmula conta com vitamina E e carnosina, que ajudam a preservar o colágeno e a prevenir os sinais do tempo. Além da alta proteção contra radiação solar, ele também protege contra os danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição. Tudo isso sem deixar a pele pegajosa, arder os olhos ou escorrer.

Temos também o Protetor Solar Corporal FPS 50. Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal FPS 50 hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. É hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Alguns estudos e artigos usados para este texto

A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes

Deficiência de vitamina D (250H) e seu impacto na qualidade de vida: uma revisão de literatura

Vitamin D and calcium supplementation reduces cancer risk: results of a randomized trial

The Role of Vitamin D in Cancer Prevention

Deficiência da Vitamina D e Doenças Cardiovasculares

Vitamina D | Artigo

Excesso de vitaminas | Entrevista

Sunscreen photoprotection and vitamin D status

The effect of sunscreen on vitamin D: a review

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog