Vitamina E para a pele: o que este ingrediente realmente faz pela sua pele?

Vitamina E para a pele: o que este ingrediente realmente faz pela sua pele?

A Vitamina E tem propriedades antioxidantes significativas, que ajudam na defesa contra a poluição e os raios ultravioletas. Conheça mais benefícios do ativo aqui e saiba como usá-lo.

Já tem um tempinho que ouvimos falar sobre o uso da vitamina E como ingrediente eficaz nos cosméticos, o que torna o composto um querido conhecido nas fórmulas. Porém, o que muita gente não sabe e nem nota é que esta vitamina, que também pode aparecer sob a alcunha de tocoferol ou acetato de tocoferila, faz muito mais pela pele do que você sequer imagina.

vitamina E

O que é a vitamina E?

A vitamina E é um componente natural da pele saudável, que também pode ser encontrado em diversos alimentos, como alguns peixes (salmão), verduras e legumes de cor verde, óleos vegetais (girassol e canola), nozes, avelãs, sementes de girassol, entre outros.

+ Qual é a importância dos antioxidantes para a pele a partir dos 18 anos?

A vitamina E é um nutriente essencial, solúvel em gordura. Tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda o sistema imunológico a se manter forte, além de colaborar com a saúde da pele. Ela também é um antioxidante, sendo eficaz no combate aos efeitos dos radicais livres.

Com o tempo e danos causados pelo sol, o nível de vitamina E na nossa pele vai diminuindo, esgotando nossa capacidade natural de combater o envelhecimento. A boa notícia é que podemos ir reabastecendo a pele com aplicações tópicas e até cápsulas.

+ Antioxidantes são os melhores amigos da pele cansada

É importante ressaltar que há oito tipos de vitamina E, que podem aparecer nas formas sintéticas ou naturais. As formas mais comuns são d-alfa-tocoferol, acetato de d-alfa-tocoferol, dl-alfa-tocoferol e acetato de dl-alfa tocoferol. Apesar disso, nas embalagens, o ingrediente costuma ser listado apenas como tocoferol ou Acetato de tocoferila.

Quais os benefícios da vitamina E para a pele?

Sem dúvida, seu benefício mais conhecido e amplamente estudado é o de combater os radicais livres, que são resultado de estressores ambientais diários, como a exposição solar e a poluição. Assim, o composto ajuda a proteger a pele contra esses danos, prevenindo o envelhecimento precoce.

+ Proteger a pele: por que devemos nos preocupar?

A vitamina E para a pele também a suavizar sinais e linhas finas, além de atuar como um inibidor na produção de colagênase, uma enzima que destrói o colágeno, que por sua vez é responsável por dar firmeza para a nossa pele, junto com a elastina.

A vitamina E ainda tem benefícios hidratantes e ajuda a fortalecer a barreira natural da pele. Por ser um anti-inflamatório natural, também pode contribuir para acalmar peles supersensíveis.

De onde vem a vitamina E da Sallve?

Presente na nossa Máscara Purificante, no Hidratante Labial, no Antioxidante Hidratante, no Protetor Solar FPS 60 e no Esfoliante Labial, o tocoferol (a conhecida Vitamina E) gera dúvidas sobre sua origem de extração, por ser encontrado em elementos de origem animal.

+ Extração de origem animal? Nada disso: conheça mais sobre os ingredientes veganos da Sallve

A Sallve é vegana e sem crueldade, portanto em suas fórmulas nada de vitamina E de fonte animal. O tocoferol que usamos por aqui é de origem vegetal, obtido por meio de soja não transgênica.

O material de partida para a fabricação de tocoferóis é um "destilado desodorizante", obtido por destilação a vapor de óleo vegetal bruto (principalmente óleo de soja).

Combinação perfeita: Vitamina C + Vitamina E

Combinar as vitaminas C e E traz benefícios incríveis para a pele, já que juntas e;as oferecem uma ação antioxidante potencializada.

A combinação ajuda a fortalecer as defesas contra o impacto da agressão ambiental, além de devolver brilho, viço e contribuir para suavizar rugas e marcas de expressão.

Esses antioxidantes funcionam tão bem juntos porque a vitamina C funciona no nível da superfície, enquanto a vitamina E é solúvel em óleo, indo mais fundo na pele. Maravilhoso, né?

Você já conhece nosso Antioxidante Hidratante? Ele é um sérum-gel multifuncional foi feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. Ele combina a hidratação do ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos: nano Vitamina C a 10%, resveratrol, niacinamidacafeína e a carnosinaE, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

Ela também está presente na fórmula do Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB, nossa fórmula que reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

Óleo Antioxidante Corporal

O Óleo Antioxidante Corporal é um óleo que entrega tratamento e uma hidratação potente e prática sem deixar a pele pegajosa. Sua fórmula reúne vitamina E, óleo de jojoba, óleo de café verde e óleo de semente de uva, promovendo uma poderosa ação antioxidante que hidrata, melhora elasticidade, ativa a microcirculação e deixa a pele radiante.

Ele pode ser usado de algumas formas: dentro do banho, com a pele ainda molhada, com ou sem enxágue, para uma hidratação prática, ou sobre a pele seca. 

Após 30 dias de uso: 
100% consideraram que o produto espalha facilmente
94% sentiram que o produto hidratou a pele
94% consideraram que o produto deixou a pele iluminada, radiante e viçosa
94% perceberam que produto não deixou a pele pegajosa

Protetor Solar

O Protetor Solar da Sallve FPS 60 protege sua pele diariamente com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB (com PPD 25,5), ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição.

Com vitamina E e carnosina, ele tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e ação antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

Esfoliante Labial

O Esfoliante Labial é um esfoliante para os lábios que junta a experiência de esfoliação fina e confortável do nosso Esfoliante Enzimático com a hidratação do nosso Hidratante Labial.

Em formato de bastão, ele é fácil de aplicar, remove pelinhas ressecadas e uniformiza a textura dos lábios já na primeira aplicação, deixando um acabamento levemente hidratante na boca. Na fórmula, partículas de bambu, vitamina E e óleo de semente de uva.

Hidratante Labial

A vitamina E também aparece no nosso Hidratante Labial, um hidratante antioxidante labial com deliciosa textura de manteiga cremosa. Ele promove a reparação da pele porque cria uma barreira protetora deixando os lábios hidratados e macios

Na fórmula, a vitamina E aparece em sua forma mais efetiva (tocoferol), combinando seu grande poder antioxidante e hidratante, criando uma barreira preciosa de proteção da pele. Um poderoso antioxidante que combate os danos causados pelos agentes externos.

Além do tocoferol, contamos também com a hidratação intensa do Phytoesqualano e a proteção da Manteiga de Shorea, e o Extrato de Physalis que tem ação calmante e anti-inflamatória.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

>>> Quiz: o que a sua pele (realmente) precisa? descubra agora <<<

Algumas referências e estudos usados para este texto

Vitamin E and Skin Health

The role of vitamin E in normal and damaged skin

How Does Vitamin E Help Skin?

Why don't we use vitamin E in dermatology?

Update on vitamin E

Tocopherol Acetate in the Bulk Phase

New study evaluates effectiveness of vitamins for the treatment of sun-damaged skin

Vitamin E in dermatology

Ten benefits of vitamin E oil

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog