#vivasuapele Yggy Escobar e a liberdade de poder ser quem você é

#vivasuapele Yggy Escobar e a liberdade de poder ser quem você é

Yggy Escobar fala sobre a beleza mais avassaladora que existe: a que brota da liberdade de se ser quem você é e do autoconhecimento máximo.

Foto: Instagram @oiyggy

Nossa relação com maquiagem e skincare tem uma ligação muito íntima com o sentimento de liberdade: na frente do espelho, nos olhando nos olhos, experimentamos a sensação de sermos quem bem quisermos, mesmo que a cada dia a gente queira ser alguém diferente. 

Para Yggy Escobar, de 22 anos, essa ligação sempre pulsou ainda mais forte. Yggy, que é publicitária e mora em Porto Alegre, é uma mulher transgênero. Por isso mesmo, ela fala com absoluta propriedade sobre o caminho para o autoconhecimento mais pleno e completo que existe: o que exige coragem para se garantir a liberdade e o direito de ser quem você realmente é.

"O processo de se entender enquanto pessoa trans e o externar isso para o mundo tem suas ligações com a liberdade sim. No inicio é algo mais internalizado, é autodescoberta. É difícil se aceitar, e a sociedade te joga inúmeras razoes para querer se esconder e ter medo de ser. Mas depois que a gente se entende, se aceita, fica muito fácil de entender que não existe a opção de se esconder: é nossa pele, nosso corpo, não dá pra esconder", ela conta, sobre como passou por seu próprio processo de transição.

Foto: Instagram @oiyggy

Para Yggy, este processo é coletivo: "As pessoas ao nosso redor transicionam conosco de certa forma, e quando essas pessoas estão do teu lado é algo muito incrível", ela relembra. "Depois que conversei com minha mãe e recebi todo o apoio na transição, a sensação foi de ter superpoderes, de que eu podia enfrentar o mundo e ser tudo que eu sempre fui (internamente)."

Yggy é sem dúvida superpoderosa, mas deixa claro que ser uma mulher transgênero em um mundo ainda tão conservador tem desafios sérios diariamente: há a necessidade de se esforçar e trabalhar muito mais do que os outros para se provar merecedora do mínimo apenas por ser trans, a sociedade a julgando como alguém incapaz e o medo da humilhação, por exemplo. Depois de transicionar, porém, Yggy tem coragem de sobra. 

"Depois de transicionar, ganhei uma força que eu não sabia que tinha e que me faz ir cada vez mais longe, sem me importar com os obstáculos. Quando a gente se liberta e finalmente mostra para o mundo quem é, até dor de dente fica divertido ter. Parece que a energia guardada por todos aqueles anos em que tu não viveu a tua verdade vem de uma vez só, e tu quer viver tudo o mais rápido possível, porque existir é libertador e lindo demais", ela conta. "Parece que o mundo se abriu pra mim quando eu me abri pra ele e mostrei quem eu sou".

Foto: Instagram @oiyggy

A maquiagem tem papel fundamental na vida e neste sentimento de libertação e autoconhecimento que pulsa em cada passo de Yggy, desde criança, quando brincava com as coisas de sua mãe. "Ela sempre me deu muita liberdade pra experimentar. O poder que a maquiagem tinha de transformar a autoestima de alguém, dar cor para tudo e de me fazer sentir mais próxima de quem eu sou por dentro sempre me encantou".

Inicialmente, Yggy conta, a maquiagem funcionava mais como uma barreira de segurança, lhe dando confiança - "por parecer mais feminina, talvez, ou mais aceita", ela nota. Mas não é desde sempre que ela ousa em suas belezas como faz hoje, compartilhando cada clique no Instagram: "Tinha medo de sofrer então ousava maquiando outras pessoas - assim eu conseguia por para fora o que tava preso, sem correr riscos no mundo real".

Hoje em dia, porém, a maquiagem é ferramenta crucial de autoexpressão de Yggy: "Ela veio com a autoconfiança. Agora é algo para me divertir, para me sentir bem, mostrar o que sinto. Me maquiar é um momento de paz, alegria. Saio renovada toda vez que faço uma maquiagem, por mais simples que seja. Foi algo que veio de dentro pra fora, e acho que é ai que está a beleza".

A rotina de skincare ainda não está tão afiada. "Às vezes na rotina corrida a gente acaba descuidando um pouco", ela brinca. Mas justamente por usar maquiagem diariamente, Yggy tenta cuidar o máximo possível de sua pele: "Assim ela está sempre feliz para receber a maquiagem!"

Encerrando nossa conversa, Yggy resume perfeitamente a importância desse momento de autocuidado que temos com nós mesmos: "A pele, quando está recebendo carinho e atenção, tem um viço diferente. A gente se sente mais confiante".

Exatamente, Yggy. <3

Voltar para o blog