Você sabe como escolher o FPS do protetor solar?

Você sabe como escolher o fator do protetor solar? Te explicamos o que significa o número do FPS e qual é o indicado para o uso diário.

Na hora de escolher o protetor solar você sabe qual fator comprar sem titubear? Ou fica perdido entre tantas opções de números? Afinal, é muito fácil ficar em dúvida se é melhor usar um FPS 10, 30 ou até 60.
A grande confusão é porque muita gente acha que o FPS se refere ao poder de proteção. Mas não é bem assim, sabia?

O que é FPS?

Essas três letrinhas tão importantes para a nossa pele significam: fator de proteção solar. O número do FPS representa o tempo a mais que a pele fica protegida. Por exemplo, se a tua pele passa a sofrer os efeitos do sol depois de dois minutos, com um fator de proteção solar 30 ela vai ficar protegida por 30 vezes mais tempo, ou seja, por uma hora.

Sallve

Numeração

A numeração que vemos nos frascos dos protetores solares faz parte de uma convenção internacional. São definidos, a partir de uma série de testes, por órgãos reguladores de medicamentos, como a Anvisa no Brasil.

Um dos testes feitos é o de DME, dose mínima de eritema, ou seja, o tempo mínimo para que a pele fique vermelha após a exposição ao sol. O DME serve para que seja estabelecido o número do FPS, calculando por quanto tempo a pele tem proteção.

Qual FPS devo usar?

É o teu médico dermatologista que pode indicar qual é o número ideal de acordo com a tua pele. A indicação da SBD, Sociedade Brasileira de Dermatologia é de usarFPS 30 + e reaplicar o produto a cada duas horas. Vimos essa semana que com a ajuda de apps podemos acionar o lembrete sonoro para reaplicar uma nova camada de protetor de acordo com as exigências do dia.

Quando usar?

Nunca é demais lembrar que o protetor solar é um cuidado que nos acompanha em todas as quatro estações. Ele deve ser usado todos os dias (e não só quando vamos à praia ou piscina).
E nos dias nublados? Aplica também o protetor solar! Afinal, mesmo com a luminosidade reduzida, nós estamos expostos aos raios UVA e UVB. Você sabia que 80% dos raios UV passam pelas nuvens? Isso significa que você pode se queimar mesmo em um dia nublado.

Se você tem dúvida de quanto produto aplicar, reveja o nosso texto que tem como medida uma colherinha de café - é fácil de aprender e você vai garantir a proteção à sua pele.

Não se esqueça

Junto com o protetor solar use chapéu, óculos de sol (com lente certificada) e evite a exposição direta das 10:00 às 16:00 (na praia ou na piscina, use a sombra do guarda-sol).
Importante: Todos os tons de pele precisam de proteção e o ideal é aplicar o produto meia hora antes da exposição.

Mais: relembre o nosso bingo do protetor solar com todas as áreas do corpo que acabam ganhando pouca atenção.

vamos conversar?