método pomodoro

Método Pomodoro: a prática que pode mudar a forma como você trabalha

Você já ouviu falar no método pomodoro? Criado nos anos 80, ele pode te ajudar a render mais durante o distanciamento social.

método pomodoro
Foto: Elena Koycheva/ Unsplash

Ele existe desde os anos 80, mas foi com o estabelecimento das normas de distanciamento social que vieram com a quarentena aqui no Brasil que o método pomodoro se popularizou para toda uma nova geração que, em tantos casos, está trabalhando de casa pela primeira vez. Você já deve ter ouvido falar no método pomodoro no Twitter, no Instagram - ah! Você já ouvido falar nele aqui mesmo na Sallve, quando nossos estagiários deram suas dicas de como manter o foco estudando de casa durante a pandemia.

Mas o que é o método pomodoro?

A técnica, em sua essência, prega que você divida seu dia em períodos de 25 minutos, marcados religiosamente com um timer. A cada 25 minutos, quando o seu cronômetro apita, você dá uma parada de cinco minutos para respirar, se esticar, dar uma levantada do computador, beber um copo de água (excelente para lembrar de manter-se sempre hidratado, viu?), e, depois disso, voltar para a sua tarefa. No final de quatro "pomodoros", você faz uma pausa mais prolongada, de 15 a 30 minutos.

Segundo seu idealizador, o italiano Francesco Cirillo, o método ajuda a manter a concentração e maximiza seu tempo e eficiência. Ele teve a ideia quando, ainda estudante, se tocou que seus estudos rendiam muito mais quando ele fazia pequenos intervalos para relaxar.

"Este método se baseia na lei dos rendimentos decrescentes, que diz que quanto mais tempo você trabalha, menos produz por unidade de tempo trabalhada", explica nosso estagiário, Ricardo, que segue à risca a técnica. "Fazer essas pausas é ótimo para o cérebro, já que ao se desligar por alguns minutos, ele dá um reset e volta a trabalhar com potência máxima, sendo muito mais produtivo do que em uma situação de longas horas consecutivas de trabalho."

Quer aplicar o método Pomodoro à sua rotina?

Você já deve ter se tocado que trabalhar de casa - quer dizer, ficar confinado dentro de casa, né? - vai, invariavelmente, abrir espaço para o tédio. O que funcionava na primeira semana pode ficar chato na segunda, e daí por diante. Por isso, que tal tentar incorporar o método pomodoro na sua rotina - seja de estudos ou trabalho?

É bem fácil, graças à tecnologia: há uma série de apps que te ajudam a seguir o método pomodoro:

Marinara Pomodoro Assistant: a extensão do Google Chrome instala o cronômetro no seu navegador, simples assim. Você marca o tempo, as pausas e deixa rolar.

Tomato Timer: esta versão do timer do método pomodoro é simples e eficaz. Basta entrar no endereço do link e começar a marcar seus intervalos. Ele marca não apenas os intervalos de 25 minutos como as pausas também!

Focus Booster: o aplicativo expande o método pomodoro e te oferece gráficos de produtividade que te ajudam a visualizar como foi seu dia de trabalho ou estudos. Você monta nele listas de tudo o que você tem que fazer e ele vai cronometrando quanto tempo você usa em cada uma delas. Pode ser bacana para que você equilibre, com o tempo, quanto tempo gasta em cada coisa que precisa fazer e quanto tempo está sobrando para você. Dá para usar online ou via app no seu celular.

E aí: pronto para tentar?

Voltar para o blog