Alimentação no verão: alimentos que ajudam a manter a saúde

Alimentação no verão: alimentos que ajudam a manter a saúde

Adaptar sua alimentação no verão tem diversos benefícios: para a saúde do seu organismo, da sua pele e até para manter o bronzeado por mais tempo!

Nós já sabemos muitos dos cuidados que ficam ainda mais importantes no verão: beber água, passar protetor solar... Mas e a sua alimentação, ela muda no verão? Pois saiba que ela é um elemento fundamental para manter a saúde. Para conversar sobre a alimentação no verão, convidamos a nutricionista Dra. Jessica Nóboa para um papo leve e cheio de dicas ótimas que vão de alimentos que hidratam até os que ajudam a manter o bronzeado.

Elena Koycheva / Unsplash

Adaptar sua alimentação no verão e em todas as outras estações

A Dra. Jessica começa a conversa, aliás, falando sobre a importância de nos atentarmos à nossa alimentação não só no verão, como em todas as estações do ano: "Prova disso são os próprios alimentos que a natureza nos oferece. A sazonalidade deles também é referente às nossas diferentes demandas ao longo do ano.
No verão especificamente, alimentos refrescantes são muito bem-vindos porque refrescam e reduzem o calor interno. Além disso, alimentos que ajudem na hidratação, facilitem a diurese e favoreçam a circulação".

+ 10 fatores que influenciam a saúde da nossa pele

Para adaptar sua alimentação no verão, potencializando a saúde do seu corpo, Dra. Jessica aconselha investir em aipo, espinafre, lichia, maçã, melancia, limão e cereja. "Sucos com hortelã e gengibre ajudam a induzir a transpiração, assim como alimentos com pimenta do reino, e melhoram o equilíbrio corporal", completa, recomendando ainda que se evite o consumo de alimentos muito quentes e com alta densidade calórica, como azeitona, amendoim, fritura e grãos cozidos.

Alimentação no verão: como descobrir quais são os alimentos da estação?

"Sempre estimulo que meus clientes consumam alimentos da estação. Isso porque ele estão mais frescos, mais nutritivos, mais baratos e possivelmente com menos agrotóxicos", segue Dra. Jéssica. "No verão especificamente, valorizo o consumo de melancia, que não só é rica em água, o que contribui para a hidratação, como em licopeno, que protege a pele contra os malefícios dos raios ultravioletas. Também indico o consumo de pepino, famoso por hidratar e melhorar irritações causadas pela exposição ao sol. Ele pode inclusive ser aplicado diretamente na região afetada, deixando agir por alguns minutos", lista a nutricionista.

Ela cita ainda frutas cítricas (como abacaxi, limão e laranja) como parte de uma dieta balanceada para o verão: "Elas refrescam e são excelentes para deixar a pele mais firme, pois ajudam a síntese do colágeno. Só atenção ao manusear essas frutas antes de se expor ao Sol, para evitar queimaduras". Ainda em sua lista está a alface, "rica em clorofila e flavonóides, que atuam em conjunto para reduzir o excesso de líquido no corpo, ajudando-nos a desinchar. Além disso, é uma alimento leve e fresco, excelente para os dias mais quentes". Vale lembrar ainda que a alface é um dos alimentos que hidratam nosso corpo de dentro pra fora, lembra? Já que seu peso é 90% água.

+ Alimentos antioxidantes: a ação de dentro pra fora

Fica um pouco perdido tentando descobrir quais são os alimentos de cada estação? A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo organizou uma lista dos alimentos da época mais quente do ano, começando na primavera, ótima para te ajudar a tirar o máximo de proveito dos alimentos desta estação:

A alimentação e a saúde da pele

Todas essas dicas para adaptar sua alimentação no verão ajudam ainda a saúde da sua pele, sabia? "Durante o verão, a nossa pele sofre com a agressão dos raios UVA e UVB, por isso shakes, Smoothies e sucos com frutas vermelhas, como morango, framboesa e goiaba são muito bem vindas!", dá a dica Dra. Jessica. "Frutas com vitamina C também são bem-vindas pois ajudam a proteger a pele dos radicais livres, por isso invista em camu camu, acerola, caju, laranja e tangerina. Além disso é necessário ficar muito atento à hidratação, tanto com água mineral como com água de coco".

+ O que a água faz pela nossa pele?

A alimentação e o bronzeado

Quer manter o bronzeado da sua pele por mais tempo? Alimentos específicos desta estação também podem te ajudar, sabia? Dra. Jessica ensina como fazer: "Para que a sua alimentação te ajude a ter um bronzeado mais duradouro, é importante consumir alimentos de forma consistente e ainda antes da exposição ao Sol, como cenoura, abóbora, mamão, caqui, manga, damasco seco e beterraba. Estes alimentos são ricos em betacaroteno e estimulam a produção de melanina, pigmento responsável pela cor bronzeada que a pele ganha quando exposta ao Sol, além de ter propriedades antioxidantes que ajuda na proteção e recuperação da pele".

+ Alimentos que hidratam de dentro pra fora

Lembre-se a recomendação da OMS - Organização Mundial da Saúde - é de pelo menos cinco porções de vegetais ao dia, ou seja, cerca de 400 gramas. Uma porção representa uma maçã ou um prato de salada. "Lembre que a melhor alimentação é aquela em que a gente descasque mais e desembale menos. Aproveite esse período onde a temperatura mais alta reduz a nossa fome e compulsão, e encha seu cardápio com alimentos de verdade!", termina Dra. Jessica.

Links úteis:

Clínica Jéssica Nóboa

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Feiras orgânicas (onde encontrar a mais próxima de você)

Voltar para o blog