A alantoína é uma ativo que tem suas propriedades reconhecidas há anos no mundo dos cosméticos e dermocosméticos e é bastante utilizado no K-beauty, indústria da beleza coreana. Mas pode ser que você nunca sequer tenha ouvido falar nesse nome diferentão. Com múltiplos benefícios, esse ativo é um grande hidratante, mas também é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e muito mais. Bora conhecer?
O que é alantoína?
A alantoína é uma molécula natural que foi descoberta no extrato de uma planta chama Confrei, também conhecida como capim-roxo da Rússia, língua de vaca, orelha-de-asno, entre outros. Nativa dos climas temperados da Ásia e da Europa, o seu uso medicinal data do século 16, quando extratos contendo alantoína eram usados para tratar feridas, inchaços na pele e queimaduras. Atualmente, a alantoína usada nos produtos que conhecemos é geralmente sintetizada quimicamente em laboratório.
+ Extração de origem animal? Nada disso: conheça mais sobre os ingredientes veganos da Sallve
Quais os benefícios?
Sem dúvida, as propriedades hidratantes e calmantes da alantoína são muito conhecidas, mas a verdade é que esse ativo tem uma multifuncionalidade no mundo dos cosméticos. Por isso, anota aí 5 benefícios principais para sua pele:
- Hidrata: sim, a alantoína atua como um emoliente, ou seja, forma uma camada protetora sobre a pele. Ela previne que a sua pele perca água, mantendo a umidade no interior das células córneas e assegura o nível adequado de umidade no estrato córneo. Com isso, a pele fica mais macia e radiante.
+ Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor
- Acalma a pele: sim, o ativo é conhecido por ser um agente calmante, excelente para peles sensibilizadas. Ele também auxilia a suavizar irritações e suporta a regeneração natural da barreira cutânea.
- É um ativo esfoliante: a alantoína é um agente queratolítico, ajuda a eliminar células mortas da pele. Ativos queratolíticos ajudam a "dissolver" a camada córnea da pele, mas não de um jeito ruim (nem de longe!). Geralmente, eles estão ligados a tratamentos que visam suavizar a aparência de lesões, por exemplo aquelas causadas por atrito. Com isso, mantém a pele mais lisa, já que a camada de células mortas mais dura é removida.
+ Esfoliação e renovação celular: tem diferença?
-
Promove a renovação celular: o ativo não só ajuda a remover as células mortas, mas proporciona a renovação celular. Lembrando que nosso corpo já faz essa renovação naturalmente, mas à medida que envelhecemos o corpo leva mais tempo para fazer essa “troca”, com isso a pele fica mais opaca, por exemplo.
- Ajuda na recuperação da pele: a alantoína é extremamente conhecida por ajudar na recuperação da pele por conta de sua famosa ação cicatrizante tópica.
Aqui na Sallve, a alantoína aparece na fórmula do Hidratante Antiatrito: um creme corporal diário para prevenção e tratamento de assaduras. Sua poderosa ação hidratante diminui a fricção entre as pernas, dobras de pele, a roupa e a pele, garantindo mais conforto e movimento no seu dia a dia. Com textura superleve que não mancha a roupa, ele age nas regiões já sensibilizadas, acalmando e auxiliando no processo de recuperação da pele.
Sua fórmula conta ainda com niacinamida e manteiga de abacate, e previne a formação de assaduras, acalma e recupera a pele já sensibilizada, auxilia na uniformização de tom e textura da região, não deixa a região esbranquiçada ou pegajosa, oferece hidratação corporal prolongada e facilita o deslize dos seus movimentos.
Máscara Antiacne
A alantoína também é um ativo da nossa Máscara Antiacne, uma máscara de argila para efeito imediato de alívio da acne, que controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de cicatrização de espinhas e amolece cravos.
Com textura cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio. Na fórmula, também temos argila verde, ácido salicílico, centella asiática e alfa-bisabolol.
Vale lembrar: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da sua pele! ;)
Artigos e referências usados para este texto
Final Report of the Safety Assessment of Allantoin and Its Related Complexes
Comparative Study of the Biological Activity of Allantoin and Aqueous Extract of the Comfrey Root
Allantoin: A Safe & Effective Skin Care Ingredient You Need To Know About
The effects of heat on skin barrier function and in vivo dermal absorption
Moisturizers: The Slippery Road
Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências.