phytoesqualano

Phytoesqualano: conheça melhor o ingrediente que ajuda a restaurar a barreira cutânea

Conheça esse verdadeiro herói quando se fala em hidratação da pele, reparando a barreira cutânea sem obstruir os poros!

Se você ainda não conhece o phytoesqualano e todos os seus benefícios incríveis para a pele, pronto: chegou a hora. O ativo é um herói quando se fala em hidratação da pele, e aqui você entende por quê.

phytoesqualano

O que é phytoesqualano?

O Phytoesqualano é uma molécula vegetal, derivado do óleo de oliva puro, que funciona como um hidratante. Ele é uma molécula muito próxima de um composto que a pele produz naturalmente. Ou seja, o nosso organismo a reconhece e processa como se ela tivesse sido produzida por ele mesmo.

O que faz?

Você pode não saber, mas a barreira lipídica da pele, que funciona como proteção da epiderme (já falamos sobre isso aqui no blog), é composta por cerca de 12% de esqualeno, molécula muito similar ao esqualano. É justamente por conta dessa similaridade, que o nosso corpo reconhece essa molécula como natural da pele, fazendo com que seja absorvida radicalmente e, assim, promova a reparação da barreira natural da pele. E por que isso é bom? Porque aumenta a hidratação da pele, deixando-a mais macia e ajudando a protegê-la do ambiente externo, sem pesar.

+ Pele sensível: o que é, quais as características e como cuidar

Vale ressaltar que, assim como acontece com o colágeno, a medida que envelhecemos, a produção de esqualeno diminui. E aí está mais um benefício: o esqualano é uma excelente opção para repor essa perda natural.

Mas se deriva do óleo, não entope os poros?

Não, não e não! Quem responde é Marcus Amaral, da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve. “Como a pele o reconhece, ele é um óleo que não entope poros, sendo não comedogênico e, portanto, recomendado também para peles com tendências acneicas”, afirma.

Phytoesqualano x Esqualano x Esqualeno

Você deve ter reparado que no texto falamos de Phytoesqualano, Esqualano e Esqualeno. A proximidade dos nomes talvez deixe tudo um pouco confuso. Por isso, vale explicar melhor cada um deles: o esqualano é de origem vegetal, também conhecido como Phytoesqualano. Enquanto o Esqualeno é o produzido pela nossa pele. Ficou mais fácil, né?

Vale lembrar que a indústria cosmética extraía o esqualeno do fígado de tubarões para ser usado nos produtos, acarretando em danos ambientais sérios. E é também por isso que a Sallve usa o Phytoesqualano (também chamado de Esqualano Vegetal) em sua formulação, derivado do óleo de oliva, em quatro fórmulas: a do Limpador Facial, a do Antioxidante Hidratante Corporal - para hidratar sua pele sem deixar aquele sensorial pesado, reparando a barreira cutânea e ajudando a deixar sua pele protegida de agressões externas -, a do Óleo Antioxidante facial e do Esfoliante Hidratante Corporal.

Óleo Antioxidante Facial

ÓIeo Antioxidante facial é um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele. Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina cquercetinaphytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

Esfoliante Hidratante Corporal

O Esfoliante Hidratante Corporal leva a sensação de pele macia, lisa e hidratada do Esfoliante Enzimático para a pele do corpo. Ele combina esfoliação química e física. Na fórmula, ácido lático (AHA) e partículas vegetais biodegradáveis. Assim, promove a renovação celular, uniformiza o tom e textura da pele e desobstrui poros, contribuindo para prevenir o surgimento de pelos encravados. Também conta com manteiga de karité e phytoesqualano, responsáveis por deixar a pele hidratada, macia e iluminada.

Spray Reparador Calmante

Um spray que acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Vale lembrar… consultar um (a) médico especialista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, ok? ;)

Algumas referências usadas para este texto

Mammalian Wax Monoester Synthase
Squalane

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog