Óleo de rosa mosqueta: para que serve, o que é e quais são seus benefícios

Conhecido por suas funções hidratantes, ele também é anti-inflamatório e antioxidante, além de ser amigo da pele acneica: conheça todos os benefícios do óleo de rosa mosqueta, estrela da fórmula do nosso Sérum Uniformizador

Sabemos que a cada dia que passa, parece que você é apresentado a um óleo novo no mundo dos cosméticos. Jojoba, argan, coco, melaleuca... Nomes que não acabam mais! Porém, existe (mais) um que você deve, sim, dar uma atençãozinha extra: o óleo de rosa mosqueta, uma das estrelas da fórmula do nosso Sérum Uniformizador.

Como o Sérum Uniformizador age antes, durante e depois da mancha

Antes de mais nada, é importante saber que a Rosa Mosqueta é uma planta, muito cultivada no Chile, mas presente em várias outras partes do mundo. E, não, o óleo não é extraído de uma rosa, como o nome pode sugerir, mas das sementes das frutas que nascem na Rosa rubiginosa affinis.

Crédito: Pexels

O que faz o óleo de rosa mosqueta?

O óleo de rosa mosqueta tem uma alta concentração de ácido linoleico (35,9 - 54,8%), alfa-linolênico (16,6 - 26,5%) e oleico (14,7 - 22,1%), além de uma presença de antioxidantes lipofílicos, como os tocoferóis e os carotenoides. E o que isso significa? Bem, a combinação é útil como propriedade anti-inflamatória e antioxidante, combatendo o estresse oxidativo.

+O que é uniformizar a pele?

 Além disso, a substância também é cheia de vitaminas, como A, C, E, B1 e B2, que trazem propriedades regenerativas e até cicatrizantes para a nossa pele. E, calma, que as boas notícias não param por aí!

Benefícios do óleo de rosa mosqueta

óleo de rosa mosqueta

Antes de te contar tudo o que o óleo pode ter de bom, um adendo. Esses são os potenciais benefícios, segundo a literatura científica, mas tudo depende da origem e de como ele é manipulado até chegar ao consumidor. Caso isso não seja feito da maneira correta, ele perde várias propriedades.

Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare

Existem diferenças entre fabricantes e é importante conhecer o que você compra por aí. Entenda melhor sobre a empresa, a área de pesquisa, a seriedade e todo o trabalho de rastreabilidade e comprovação do produto que você compra.

Quais são os benefícios do óleo de rosa mosqueta? A gente lista aqui:

    • Hidrata: A hidratação é essencial para a pele e o óleo de rosa mosqueta pode ajudar nisso, já que contém uma grande variedade de ácidos graxo essenciais.

 

    • Melhora manchas: O óleo contém substâncias, como o ácido trans-retinóico, que ajudam a clarear o pigmento, suavizando manchas. Porém, manchas são assunto sério e já falamos aqui sobre a importância de consultar um dermatologista!

 

    • Ajuda na cicatrização: com a combinação de ácidos graxos, ácido trans-retinóico e vitamina C, a substância promove a renovação celular, ajudando na recuperação e na cicatrização de lesões.

 

    • É antienvelhecimento: como apontam estudos, o óleo de rosa mosqueta ajuda a combater o envelhecimento precoce por dois motivos. Primeiro, por suas propriedades antioxidantes. Segundo, por ser rico em vitaminas A e C, que estão diretamente ligados a produção de colágeno, responsável por dar elasticidade e firmeza para a pele.

 

    • É antibacteriano: a substância é antibacteriana, antifúngica e antiviral, como mostra uma pesquisa espanhola, devido aos seus compostos fenólicos.

É seguro?

Sim, o óleo de rosa mosqueta é considerado seguro e costuma ser bom para todos os tipos de pele, especialmente as secas e sensíveis.

E aí: que tal inserir o Sérum Uniformizador na sua rotina de skincare? Poderoso no tratamento e prevenção de manchas, olheiras pigmentares e linhas finas, a fórmula multifuncional pode ser usada na área dos olhos, rosto e corpo e age antes, durante e depois da mancha, hidratando, uniformizando não só o tom como a textura da pele e ainda devolvendo toda a sua luminosidade.

O Sérum Uniformizador combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar, a niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva, o nanoácido tranexâmico e o alfa-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. Já o óleo de rosa mosqueta entra na fórmula com suas ações antioxidante, hidratante e cicatrizante.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Alguns estudos e referências usados para este texto

Crédito: Giphy

Effects of Topical Application of Some Plant Oils

Effect of rosehip extraction process on oil

Therapeutic Applications of Rose Hips from Different Rosa Species

The effectiveness of a standardized rose hip powder

Evolution of Post-Surgical Scars Treated with Pure Rosehip Seed Oil

Rose Hip (Rosa canina L.) oils

The Best Face Oils for Skin

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

 

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!