Óleo de rosa mosqueta: para que serve e quais são seus benefícios

Óleo de rosa mosqueta: para que serve e quais são seus benefícios

Conhecido por suas funções hidratantes, ele também é anti-inflamatório e antioxidante: conheça todos os benefícios do óleo de rosa mosqueta, estrela da fórmula do nosso Sérum Uniformizador

O que você vai ver por aqui

  • o Óleo de Rosa Mosqueta é um ativo extraído das sementes das frutas que nascem de uma planta que leva o nome científico de Rosa rubiginosa affinis.
  • É composto por uma alta porcentagem de ácidos graxos essenciais poli-insaturados, os famosos ômegas. A combinação é útil como propriedade anti-inflamatória e antioxidante.
  • O óleo de rosa mosqueta traz inúmero benefícios para nossa pele: ele hidrata, auxilia na cicatrização, é antioxidante e antibacteriano.
  • Também te contamos se ele auxilia com a acne e com manchas.

 

Sabemos que a cada dia que passa, parece que você é apresentado a um óleo novo no mundo dos cosméticos. Jojoba, argan, cocomelaleuca... Nomes que não acabam mais! Porém, tem um que é um grande queridinho de muita gente e dá pra entender o motivo de tanta atenção: olá, óleo de rosa mosqueta, uma das estrelas da fórmula do nosso Sérum Uniformizador.

O que é o óleo de rosa mosqueta?

Ao contrário do que o nome pode sugerir, esse óleo não é extraído de uma rosa, mas das sementes das frutas que nascem de uma planta que leva o nome científico de Rosa rubiginosa affinis, ou em nome popular, a Rosa Mosqueta.

Como o Sérum Uniformizador age antes, durante e depois da mancha

Esse arbusto silvestre, que pode ultrapassar 2 metros de altura e tem frutos vermelhos ovalados, é nativo da Europa e é cultivado principalmente no Reino Unido, por conta de sua bela flor. Apesar disso, também é encontrado crescendo no sopé da Cordilheira dos Andes, tanto no Chile quanto na Argentina.

oleo de rosa mosqueta

Para que serve o óleo de rosa mosqueta?

O que é impressionante sobre o óleo de rosa mosqueta é que é composto por uma alta porcentagem de ácidos graxos essenciais poli-insaturados, os famosos ômegas.

+O que é uniformizar a pele?

Pra ser ainda mais preciso: o óleo de rosa mosqueta tem uma alta concentração de ácido linoleico (ômega 6), alfa-linolénico (ômega 3) e oleico (ômega 9). Além disso, conta com a presença de antioxidantes lipofílicos, como os tocoferóis e os carotenóides. E o que isso significa? Bem, a combinação é útil como propriedade anti-inflamatória e antioxidante, combatendo o estresse oxidativo.

Além disso, o ativo também conta com vitaminas, como A, C, E, B1 e B2, que trazem propriedades regenerativas e até cicatrizantes para a nossa pele. Bem interessante, né?

Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare

Benefícios do óleo de rosa mosqueta para pele

Formado por tantas substâncias boas, não é muito difícil de pensar que o óleo de rosa mosqueta traz inúmero benefícios para nossa pele. Aqui vamos citar 4 delas:

  • Hidrata: A hidratação é essencial para a pele e o óleo de rosa mosqueta pode ajudar nisso, já que contém uma grande variedade de ácidos graxos essenciais. Os ácidos graxos essenciais são componentes importantes de todas as membranas celulares, conferindo permeabilidade e elasticidade. Eles tem função na formação das ceramidas, lipídios que formam a barreira cutânea e são essenciais para mantê-la íntegra, hidratada e saudável. 

  • Tem propriedades regeneradoras e auxilia na cicatrização: como afirmam estudos, ácidos graxos, como linoleico e linolênico, participam na síntese de prostaglandinas, geradores de membrana, mecanismos de defesa, crescimento e outros processos biológicos relacionados com a regeneração celular. Exatamente por isso, o óleo de rosa mosqueta estimula a epitelização, tendo funções cicatrizantes e regeneradoras nas camadas superficiais da pele. Além disso, o ácido trans-retinóico também tem função importante nesse benefício, por ter ação anti-inflamatória, melhorando a irrigação das células e acelerando a capacidade da pele se regenerar. 

  • Ajuda no combate ao envelhecimento precoce da pele: o óleo de rosa mosqueta ajuda a combater o envelhecimento precoce por dois motivos. Primeiro, por suas propriedades antioxidantes. Segundo, por ser rico em ácido trans-retinóico e vitamina C, que estão diretamente ligados a produção de colágeno, responsável por dar elasticidade e firmeza para a pele.

  • É antibacteriano: a substância é antibacteriana, antifúngica e antiviral, como mostra uma pesquisa espanhola, devido aos seus compostos fenólicos.

O óleo de rosa mosqueta clareia manchas

Esse é um dos benefícios mais conhecidos desse ingrediente. O óleo de rosa mosqueta contém substâncias, como o ácido trans-retinóico, que ajudam a uniformizar, suavizando manchas. Porém, manchas são assunto sério e já falamos aqui sobre a importância de consultar um dermatologista!

O óleo de rosa mosqueta para a acne

Até para a acne o óleo de rosa mosqueta tem benefícios. Em sua composição, a vitamina A, ou retinol, promove uma renovação celular da pele, que desentope os  poros, diminuindo assim o número cravos e espinhas, prevenindo-os ao mesmo tempo. Ah! E sim, como você já deve ter imaginado, ele é não comedogênico.

Não só isso: sua ação regeneradora e cicatrizante e sua capacidade de uniformizar manchas o tornam um aliado no tratamento da acne.

Pode usar puro puro?

Sim, ele pode ser usado puro e combinado com outros óleos e ativos. O melhor é que você consulte um dermatologista, afinal, é ele que vai poder dizer o que é melhor para sua pele, não é?

Mas vale um adendo. Esses são os potenciais benefícios, segundo a literatura científica, mas tudo depende da origem e de como ele é manipulado até chegar ao consumidor. Caso isso não seja feito da maneira correta, ele perde várias propriedades.

Existem diferenças entre fabricantes e é importante conhecer o que você compra por aí. Entenda melhor sobre a empresa, a área de pesquisa, a seriedade e todo o trabalho de rastreabilidade e comprovação do produto que você compra.

Sérum Uniformizador

oleo de rosa mosqueta

E aí: que tal inserir o Sérum Uniformizador na sua rotina de skincare? Poderoso no tratamento e prevenção de manchas, olheiras pigmentares e linhas finas, a fórmula multifuncional pode ser usada na área dos olhos, rosto e corpo e age antes, durante e depois da mancha, hidratando, uniformizando não só o tom como a textura da pele e ainda devolvendo toda a sua luminosidade.

O Sérum Uniformizador combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar, a niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva, o nanoácido tranexâmico e o alfa-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. Já o óleo de rosa mosqueta entra na fórmula com suas ações antioxidante, hidratante e cicatrizante.

Óleo Antissinais

O Óleo Antissinais é um óleo com retinol 0.3% que entrega resultados incríveis, além de uma potente hidratação da pele já no primeiro uso, reduzindo a aparência de poros e linhas, promovendo viço e luminosidade. Em longo prazo, uniformiza manchas e textura da pele, estimula o colágeno, reduz profundidade de rugas e aumenta a elasticidade e firmeza da pele.



Além do retinol que proporciona a renovação da pele, ele contém fitoceramidas e um blend de óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia, que auxiliam na reparação de barreira e hidratação da pele.

E aí, que tal incluir o Óleo Antissinais na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Alguns estudos e referências usados para este texto

Effects of Topical Application of Some Plant Oils

Therapeutic Applications of Rose Hips from Different Rosa Species

The effectiveness of a standardized rose hip powder

Evolution of Post-Surgical Scars Treated with Pure Rosehip Seed Oil

Diagnóstico de mercado del aceite de rosa mosqueta y sus posibilidades de desarrollo

Treatment of skin ulcer using oil of mosqueta rose

Voltar para o blog