Uau! Frete grátis para todo Brasil 😱

Resveratrol: antioxidante da uva é um dos mais eficazes para a pele

Deveria ser seu amigo desde os 18 anos.

Uma taça de vinho tinto todos os dias faz bem para saúde, dizem por aí. Você pode acreditar ou não, mas a verdade é que essa história parece ter fundamento mesmo. Tanto é que um ingrediente presente no vinho tinto está dando o que falar no mundo dos dermocosméticos. Prazer, Resveratrol!

O nome não é dos mais fáceis e até a pronúncia fica meio enrolada, mas o que você precisa saber é que ele atua diretamente na prevenção do envelhecimento precoce. Já é, no mínimo, para morrer de amores, né?

Crédito: Pixabay

O que é, como age e para que serve o Resveratrol?

O resveratrol é um polifenol encontrado, principalmente, na casca e nas sementes das uvas vermelhas ou pretas – por isso é presente no vinho e no suco de uva tinto. Além disso, amoras, mirtilo, cranberry, cacau e amendoim também contém o composto.

Estudos apontam vários benefícios do composto, como ser anti-inflamatório, cardioprotetor, hepatoprotetor, ajudar na prevenção de diabetes, auxiliar no emagrecimento, entre outros pontos. No quesito pele, o que muito nos interessa é o fato do composto ser antioxidante e ter ação protetora contra a radiação ultravioleta.

Como você já deve saber, a partir dos 18 anos, quando nos tornamos adultos, a pele começa a sofrer gradualmente com a diminuição da produção de elastina e colágeno. Este último, a partir dos 35 anos, começa a cair drasticamente. Somando a ação dos radicais livres - graças a poluição e radiação solar, por exemplo,- e aí já podemos dar as boas-vindas ao envelhecimento precoce.

E aí que o resveratrol entra. Por ser um polifenol, ele tem propriedades bioativas, como a eliminação de radicais livres, protegendo a pele do fotoenvelhecimento, do estresse oxidativo e também de doenças de pele, como aponta esse estudo da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Crédito: Unsplash

Com isso, o ativo atua melhorando a aparência de rugas e linhas finas, dá firmeza e elasticidade para a pele, combate a hiperpigmentação e dá viço para a pele.

Além disso, como tem atributos anti-inflamatórios, o ingrediente ajuda a acalmar peles irritadas, reduzindo a vermelhidão.

É o antioxidante mais poderoso de todos?

Não é bem assim, mas a verdade é que ele sai na frente na efetividade. Um artigo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology aponta que ele deixa a Vitamina E e C comendo poeira em alguns pontos. O composto tem 95% de efetividade na prevenção de danos oxidativos na pele, enquanto a Vitamina E atingiu 65% de sucesso e a C, 37%. O resveratrol é também 17 vezes mais eficaz que os produtos que contêm idebenona, um antioxidante sintético.

Isso quer dizer que todos esses antioxidantes são inúteis? Não! Até porque o Resveratrol funciona super bem em parceria com a Vitamina E, quando o assunto é prevenir o envelhecimento. Portanto, nada de menosprezar os colegas!

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! 

>>> Quiz: o que a sua pele (realmente) precisa? descubra agora <<<

Algumas referências e estudos usados para este texto

Resveratrol para cosméticos no clareamento da pele

Development and evaluation of resveratrol, Vitamin E

Resveratrol as an active ingredient for cosmetic and dermatological applications: a review

Recent studies on resveratrol and its biological and pharmacological activity

Potencialidades cosméticas do Resveratrol: uma visão geral

O Resveratrol como molécula anti-envelhecimento

What Is Resveratrol Used For?

Resveratrol - Paula's Choice

The Grape Antioxidant Resveratrol for Skin Disorders: Promise, Prospects, and Challenges

Five Super Anti-Aging Antioxidants Your Skin Needs 

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fala com a gente. Adoramos trocar experiências ;)

vamos conversar?