Beta-glucan: o que é e quais os benefícios para pele

Beta-glucan: o que é e quais os benefícios para pele

Spoiler: tem altíssimo poder de hidratação e é incrível para linhas finas

O beta-glucan ainda não é tão conhecido no mundo cosmético, mas quem é um apaixonado por novas tendências de skincare já deve ter ouvido falar (muito bem) sobre esse ativo. E tudo isso tem um grande motivo: ele traz um alto poder de hidratação e ainda diversos outros benefícios, incluindo ajudar a suavizar linhas finas. Ficou curioso com o ativo da fórmula do nosso Hidratante Facial? Então, vem cá!

O que é beta-glucan?

Beta-glucans, também conhecidos como β-glucans, são polissacarídeos naturais encontrados em leveduras, algumas bactérias, fungos (incluindo cogumelos), algas marinhas e cereais, como a aveia.

+ Todos os tipos de pele precisam de hidratação?

Ou seja, você pode ingeri-los na sua alimentação, mas ele também pode ser extraído e aplicado topicamente. Inclusive, esse ativo tem propriedades medicinais conhecidas, como auxiliar na redução do colesterol, ter propriedades anti-inflamatórias, entre vários outros.

Quando falamos em dermocosméticos, é mais comum que os beta-glucans usados sejam de cereais, sendo que a aveia é que a que contém maior teor deles.

+ Por que sentimos nossa pele repuxar?

Um ponto curioso e que vai te ajudar a entender o poder dos beta-glucans: no final do ciclo de germinação, a semente de aveia entra a fase de dormência. Os β-Glucans protegem o embrião da planta durante esse período, permitindo a renovação e uma nova germinação.

Eles mantêm a semente seca e “dormente” viva graças ao seu poder higroscópico (que absorve umidade do ar), conseguindo preservar as funções biológicas e permitindo a germinação. Interessante, né?

Benefícios para a pele

Sabendo como esses polissacarídeos agem em plantas, você deve imaginar que a hidratação é o grande poder desse ativo quando falamos de pele. E, sim, você tem muita razão. Mas não pense que é só isso: a realidade é que ele é um ativo natural com múltiplos benefícios.

  • Hidratação: sim, não tem como falar em beta-glucan e não falar em hidratação. Ele é um ativo umectante, que hidrata profundamente. Segundo estudos, ele pode ser tão ou mais eficiente do que o ácido hialurônico, um grande hit do skincare. Longas cadeias de beta-glucan são capazes de formar um filme na superfície da pele para “prender a hidratação” e evitar a perda de umidade para o ambiente. O resultado é uma pele macia, viçosa e saudável.
  • Auxilia na regeneração da pele: ele tem propriedades que auxiliam na regeneração da pele por estimular o crescimento dos fibroblastos (principais células envolvidas na cicatrização). Além disso, também acelera a migração de queratinócitos (produz a queratina, proteína que faz da epiderme uma camada protetora).

    + Pele irritada: como acalmar, tratar e usar o tempo a seu favor
  • Ajuda na recuperação da barreira cutânea: com seu alto poder de hidratação e sua capacidade de regenerar a pele, ele promove também recuperação da barreira cutânea, deixando sua pele íntegra e protegida. Exatamente por isso, também é um aliado de peles sensíveis, irritadas e avermelhadas.
  • Prevenção do envelhecimento precoce e melhora das linhas finas: o beta-glucan estimula a síntese de procolágeno, colágeno e de ácido hialurônico. Lembrando: nosso corpo produz essas substâncias, responsáveis por manter, por exemplo, a elasticidade e firmeza da nossa pele. Porém, a partir 25 anos essa produção começa a reduzir, o que acelera o processo de envelhecimento. Além de estimular a síntese dessas substâncias, também ajuda na reconstituição da matriz extracelular, garantindo maior preenchimento de linhas finas, além de também melhorar a firmeza da pele.

    + Por quanto tempo se mantém a hidratação?
  • Alta permeação na pele: o beta-glucan é capaz de penetrar profundamente a epiderme, mesmo com seu grande tamanho molecular. Em um artigo científico, há até uma comparação: o beta-glucan penetra da mesma forma que a água penetra uma parede de tijolos, não atravessa o tijolo, atravessa o concreto que une os tijolos.  Isso significa que ele atua por meio da matriz lipídica intercelular (o cimento das células) para entrar nos níveis inferiores da pele. Exatamente por isso que estudos apontam que ele é excelente para cicatrização e regeneração, além também de estimular síntese de colágeno e ajudar a suavizar linhas finas.

Hidratante Facial

hidratante facial

E aí, que tal inserir o Hidratante Facial na sua rotina de skincare? Ele é um gel-creme de rápida absorção com ativos poderosos de hidratação diária. Além de uma sensação leve e refrescante, ele deixa a pele macia e viçosa sem ficar pegajosa.

Com melão do kalahari, phytoesqualano e niacinamida, o Hidratante Facial reduz a aparência de linhas finas, protege a perda da água, acalma a pele, hidrata por até 24 horas, reduz a aparência dos poros e seca rápido na pele.

Vale lembrar! Consultar um dermatologista é sempre a opção mais saudável e segura para sua pele?

Artigos e referências usados para esse texto

Anti-Wrinkle Therapy: Significant New Findings in the Non-Invasive Cosmetic Treatment of Skin Wrinkles with Beta-Glucan

Beating The Aging Process Naturally: Study First To Prove Beta Glucan Penetrates Skin

β-Glucans: Multi-Functional Modulator of Wound Healing

Introducing Beta Glucan, A Little-Known Skincare Ingredient With Big Potential

Skin Aging & Modern Age Anti-aging Strategies

Antiinflammatory, antioxidant and cytotoxic actions of beta-glucan-rich extract from Geastrum saccatum mushroom

Clinical and Physiological Perspectives of β-Glucans: The Past, Present, and Future

Beta-glucan

Skin Health Promotion Effects of Natural Beta-Glucan Derived from Cereals and Microorganisms: A Review

Tem dúvidas e sugestões? Fale com a Sallve, a gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog